Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Polícia Federal Prova PF 2013 Perito – Gabarito extra-oficial de Informática

Publicado em 22 de julho de 2013 por - 17 Comentários

Gabarito extra-oficial, comentado pelo professor Ricardo Beck, das questões de Informática da prova da Polícia Federal.

Acerca de noções de informática, julgue os itens a seguir.

9 A instalação e a atualização de programas na plataforma Linux a serem efetuadas com o comando apget, podem ser acionadas por meio das opções install upgrade, respectivamente. Em ambos os casos, é indispensável o uso do comando sudo, ou equivalente, se o usuário não for administrador do sistema.

Resposta: Certo

10 IPTables e Windows Firewall são exemplos de firewalls utilizados nas plataformas Linux e Windows, respectivamente. Ambos os sistemas são capazes de gerenciar a filtragem de pacotes com estado (statefull) na entrada e na saída de rede, de fazer o nateamento de endereços e de criar VPNs.

Resposta: Certo

11 Em computadores com sistema operacional Linux ou Windows, o aumento da memória virtual possibilita a redução do consumo de memória RAM em uso, o que permite executar, de forma paralela e distribuída, no computador, uma quantidade maior de programas.

Resposta: Certo

12 Considere que um usuário disponha de um computador apenas com Linux e BrOffice instalados. Nessa situação, para que esse computador realize a leitura de um arquivo em formato de planilha do Microsoft Office Excel, armazenado em um pendrive formatado com a opção NTFS, será necessária a conversão batch do arquivo, antes de sua leitura com o aplicativo instalado, dispensando-se a montagem do sistema de arquivos presente no pendrive.

Resposta: Errado

13 Considere que um usuário necessite utilizar diferentes dispositivos computacionais, permanentemente conectados à Internet, que utilizem diferentes clientes de email, como  o Outlook Express e Mozilla Thunderbird. Nessa situação, o usuário deverá optar pelo uso do protocolo IMAP (Internet message access protocol), em detrimento do POP3 (post office protocol), pois isso permitirá a ele manter o conjunto de emails no servidor remoto ou, alternativamente, fazer o download das mensagens para o computador em uso.

Resposta: Certo

 

Confira os comentários do professor Ricardo Beck



Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

17 comentários

  • eFernando da Costa Correa

    A 9 esta errada, não existe APGET, o nome correto é APT GET.

  • Fernando da Costa Correa

    Questão 10 esta errada: Windows Firewall não cria VPN e não faz NAT. Sua única função é filtrar os pacotes.

  • Ronaldo

    A questão 11 tá errada. a memória virtual só é acionada quando toda a memória RAM é utilizada, então o aumento na MV não acarretaria uma redução no consumo da RAM, só tornaria o computador com uma maior capacidade na execução de mais aplicativos.

    • Luiz

      Concordo com o Ronaldo memoria virtual e sabidamente uma memoria de utilização secundaria que utiliza uma parte do HD para evitar que o sistema trave de vez e melhorar o funcionamento em momentos de pico ou seja so é utilizada para complementar a memoria RAM em caso de necessidade e não de deixa-la livre.

  • GUILHERME PASSERO

    “Em computadores com sistema operacional Linux ou Windows, o aumento da memória virtual possibilita a redução do consumo de memória RAM em uso, o que permite executar, de forma paralela e distribuída, no computador, uma quantidade maior de programas.”

    O uso de memória virtual não necessariamente diminuirá o consumo de memória RAM em uso, até porque a memória RAM é mais rápida e deve ser usada de modo priorizado. A memória virtual é secundária e mais lenta, portanto deve ser usada quando a memória RAM livre se esgota. Acredito que dizer que “diminuirá o consumo de memória RAM em uso” está errado. O computador poderá continuar operando com uso de toda a memória RAM, mesmo com o aumento da memória virtual.

  • GUILHERME PASSERO

    “13 Considere que um usuário necessite utilizar diferentes dispositivos computacionais, permanentemente conectados à Internet, que utilizem diferentes clientes de email, como o Outlook Express e Mozilla Thunderbird. Nessa situação, o usuário deverá optar pelo uso do protocolo IMAP (Internet message access protocol), em detrimento do POP3 (post office protocol), pois isso permitirá a ele manter o conjunto de emails no servidor remoto ou, alternativamente, fazer o download das mensagens para o computador em uso.”

    Pode estar errada.

    É dito que usando o protocolo IMAP, o usuário pode optar por:

    – Manter emails no servidor, ou ALTERNATIVAMENTE;
    – Fazer download das mensagens para o computador em uso.

    A palavra “alternativamente” dá o sentido que escolher a segunda opção faz com que a primeira deixe de ser válida.

  • GUILHERME PASSERO

    Ps.: Extraoficial não tem mais hífen (prefixo termina em vogal diferente da vogal de início da próxima palavra). 🙂

    Exemplos:

    Autoescola, microempreendedor, autoestima…

    Usa-se hífen em:

    Micro-ondas, micro-organismo, auto-organização…

  • Bruno

    A questão 10 está correta sim. Nas opções avançadas do firewall do Windows há opções para se definir túneis

    • zezinho

      pessoalzinho que nao sabe nada de linux! soh no windows o dia inteiro bando de incompententes!
      IPTABLES nao faz VPN nem aqui nem na china!

      Professor de agarra!

      Alem disso, vai procurar saber o que eh distribuido e paralelo!

      e nao existe aptget e sim apt-get…

      usuarios de windows! soh burro!

  • NetForce

    Prezados, a questão 9 no caderno de prova o comando está assim aptget, com todas as letras, porem o comando correto é apt-get, eu fiz a prova e marque esta questão como errada, por que o comando correto é apt-get, a não ser que no linux o usuário tenha criado um alias chamando apenas aptget ou xxxx, qualquer nome.

  • NetForce

    Prezados, a questão 10 no meu ponto de vista está errada, pois o texto até “nateamento de endereços” está correto, mas a parte “e de criar VPN”, não procede, no iptables podemos fazer o bloqueio, liberação de conexões com destino ou origem a rede da VPN, mas criar a VPN, não concordo.

  • Concordo com os comentários anteriores, será que o aprova concursos pode esclarecer melhor essas respostas?

  • Ravel

    Também discordo dos gabaritos extra-oficial das questões 10 e 11.

    Sobre a questão 10, não encontrei referências que comprove que o Windows Firewall realiza VPN e NAT.

    Sobre a questão 11, não considero correto a afirmação de que o aumento da memória virtual possibilita a redução de consumo da RAM. O que fato é alcançado com o aumento da memória virtual é a quantidade de memória disponível para armazenamento dos programas, visto que o ambiente terá mais memória no total (memória real+memória virtual).

    • alexandre

      Realmente pesquisei e o Windows tem a Função de VPN nativamente, embora aceite apenas uma conexão.
      Depois ainda vemos a alternativa de dizer: AMBOS OS SISTEMAS (Não falou especificamente dos Firewalls). Agora vejam, o Linux depende da instalação de pacotes para VPN… Se comparar IPTables e Windows Firewall, está errado, pois IPTables não faz VPN. Em se comparando Windows e Linux, só se o Linux tiver um pacote de VPN instalado. Questão ambígua!

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *