Laercio de Mello

“Questões de nível médio e difícil. A maioria cobrava que o candidato mostrasse ter acompanhado os acontecimentos recentes no Brasil. Já a questão 45 cobrava que o candidato conhecesse sobre o serviço de concessão pública de transporte.” Prof. Laércio de Mello – Atualidades

Gabarito extra-oficial, comentado pelo professor Laércio de Mello, das questões de Atualidades da prova da Polícia Federal.

 

No dia 6 de junho, os protestos começaram no centro de São Paulo, com cerca de cento e cinquenta pessoas. As quatro manifestações seguintes atraíram a atenção nacional. No dia 17, manifestantes de outras capitais aderiram às manifestações. Também começam atos em Viçosa e Votuporanga. O dia 20 de junho foi o auge dos protestos. Logo depois, as autoridades começam a baixar as tarifas de transporte. Seis dias depois, as maiores manifestações se concentram nas cidades que receberam jogos da Copa das Confederações, como Belo Horizonte. O Estado de S. Paulo, 30/6/2013. p. A10 (com adaptações)

41 Ainda que as opiniões sobre as manifestações de junho de 2013, no Brasil, se distingam em vários aspectos, os analistas políticos convergem para o seguinte entendimento: essas manifestações populares em nada diferem dos movimentos das Diretas-Já e dos Caras-Pintadas.

Resposta: Errada

Comentário – Diferem, e muito; basta ver – comentário de minhas 3 últimas aulas – a ausência de partidos políticos. Em relação às diretas, as manifestações eram pela democracia; nas de junho de 2013, reivindicavam melhorias sociais.

42 Embora com alguma variação de cidade para cidade, as manifestações citadas no texto foram organizadas para protestar contra as deficiências dos serviços prestados pelo poder público, notadamente nas áreas de transporte, saúde, educação e segurança.

Resposta: Correta

Comentário – Questão verdadeira, justamente esses eram os principais pedidos nos gritos de protestos.

43 A condenação dos gastos feitos pelo Brasil para sediar duas grandes competições promovidas pela FIFA, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, tornou-se bandeira presente em muitas das manifestações a que o texto alude, algumas das quais transformadas em atos de violência e vandalismo.

Resposta: Correta

Comentário – Uma das frases que mais se destacaram foi “queremos hospital padrão fifa”!

44 A convocação, pelo Poder Executivo, de uma assembleia constituinte exclusiva para promover uma ampla reforma política foi uma evidente resposta do governo brasileiro às manifestações que tomaram conta de centenas de cidades brasileiras.

Resposta: Correta
Gabarito Cespe: Errada

Comentário do professor sobre a divergência:

Do ponto de vista “causa e consequência” o texto é verdadeiro: A convocação, pelo Poder Executivo, de uma assembleia constituinte exclusiva para promover uma ampla reforma política foi uma evidente resposta do governo brasileiro às manifestações que tomaram conta de centenas de cidades brasileiras.

A questão se torna dúbia e é falsa se for interpretada da seguinte forma: o poder Executivo não tem competência para tal ato, mas de qualquer forma ele concretizou e fez a proposta que causou grande debate entre juristas, Poder Legislativo e sociedade.

 

45 Nas duas maiores cidades brasileiras – São Paulo e Rio de Janeiro -, o problema das tarifas do transporte público permanece insolúvel visto que a fixação desses valores depende de lei a ser votada pelas respectivas câmaras municipais e assembléias legislativas estaduais.

Resposta: Errada

Comentário – Não é uma questão de lei municipal ou estadual, mas sim contratual. Em regiões metropolitanas envolve o governo municipal e estadual e fora disso apenas o município.

46 Entre os crimes cometidos por gestores nos diversos níveis da administração pública nacional, como os que foram alvo da investigação mencionada no texto, são comuns as fraudes em licitações, a manipulação de precatórios e o superfaturamento nos custos de obras.

Resposta: Correta

47 Visando responder às recentes manifestações de rua, o Senado Federal brasileiro aprovou o projeto que estende os efeitos da Lei da Ficha Limpa aos servidores de cargos comissionados e de funções de confiança nos três poderes da República.

Resposta: Correta

 

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *