Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Gestão de tempo: Mantenha o foco usando a Pomodoro Technique

Publicado em 3 de junho de 2013 por - Comentar

tecnica-pomodoroTécnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo no final dos anos 80. O método utiliza um cronometro para dividir as tarefas em períodos de 25 minutos chamados de ‘pomodoros’. Essa  gestão de tempo quando aplicada ao estudo, auxilia no controle da ansiedade e ainda permite manter o foco sem interrupções.

Na década de 80, Francesco começou a questionar se o tempo que passava estudando estava realmente sendo aproveitado para aprender. Para analisar se o estudo estava sendo proveitoso, ele decidiu usar um timer para monitorar o tempo que ficava focado no aprendizado das atividades.  O cronômetro tinha formato de tomate, daí explica-se o nome da técnica, “pomodro”.

Francesco identificou que as pausas constantes por incômodo, o fazia perder muito tempo útil, tendo como consequência a ansiedade e o stress. Essa experiência o fez entender que para ter uma aprendizagem eficaz ele precisaria criar um método que proporcionasse concentração e disciplina. A partir dessa daí ele decidiu por listar os materiais mais importantes e dividir o estudo em tempos de 25 min., com pausas de apenas 5 min. Após um período usando a Técnica Pomodoro,  Francesco percebeu os resultados positivos no seu aprendizado e em 1992, divulgou o método de estudo.  De lá pra cá a técnica criada por Francesco ganhou adeptos em todo o mundo.

Técnica Pomodoro Passo a Passo

O que você vai precisar?

Um cronômetro
Um  caderno de anotações
Uma caneta

Como aplicar a técnica Pomodoro em cinco passos:

 1-     Planeje as matérias que vai estudar e divida em 4 períodos de 25 min

As etapas de planejamento, controle de tempo, gravação de registros e visualização são fundamentais para a técnica. Na fase de planejamento de tarefas, são priorizados os itens que devem ser feitos no dia. Isso permite que os estudantes possam estimar as matérias que exigem maior esforço. Como cada pomodoro refere-se a um período indivisível de 25 minutos, que deve ser registrado na lista, é possível fazer uma auto-observação de como o tempo é gasto. Um objetivo essencial da técnica é reduzir o tempo das interrupções, adiando outras atividades que interrompam a pomodoro.

2-     Marque o tempo com um cronômetro

Ajuste o cronômetro para 25 min. e concentre-se no que você esta fazendo.  Treine a concentração.

3-     Pausas programadas

A cada 25 min. Faça uma pausa de 5 min. – Francesco baseou o estudo na ideia de que pausas frequentes e programadas podem aumentar a agilidade mental e diminuir a ansiedade – uma resposta eficaz a um estado provocador de ansiedade chamado de temporal “becoming”- . Após 4 etapas de 25 min. faça uma pausa mais longa.

4-     Anote as tarefas.

Quando o cérebro ainda não esta acostumado com a ideia de concentração por períodos, é muito comum surgirem outras preocupações no momento do estudo. As interrupções podem ser várias, sentir fome, pensar em coisas que devem ser feitas, telefonemas, colegas e familiares. Se for algo urgente, resolva na hora e reprograme-se, porém, se não for, pegue o bloco de anotações e escreva o que você precisa fazer após terminar o estudo.

5-     Aplique a Técnica Pomodoro para outras ações

Você pode também planejar o tempo para ler e-mails, acessar redes sociais, buscar notícias e pesquisar.

Gerenciando o tempo com ferramentas da net

Veja algumas ferramentas e aplicativos que podem ajudar você a fazer uso da Técnica Pomodoro.

Para desktops- A tomighty é uma solução brasileira que funciona em desktops (Java / Multiplataformas).

www.tomighty.org

Ferramentas- FocusBooster  e PomodoroTool

 Celular (Android) – http://www.appbrain.com/app/pomodroido/net.artifix.pomodroido.free


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *