Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Análise da parte de Informática do edital do concurso da Polícia Federal

Publicado em 2 de junho de 2013 por - Comentar

O professor Ricardo Beck, que ministra a disciplina de Informática, fez uma análise do conteúdo programático dos editais de concursos para a Polícia Federal. Leia a seguir:

Olá concurseiros!

Para o concurso da Polícia Federal podemos esperar uma prova de altíssimo nível para Escrivão, o conteúdo é muito grande e com certeza questões sobre redes e segurança aparecerão. Lembrando que é tradição no CESPE a grande quantidade de questões sobre Internet e Segurança, principalmente com os termos firewall e computação em nuvem.

Se compararmos o conteúdo de Escrivão com o de Perito, observaremos que a prova de perito seguirá o padrão da prova do MPU e SERPRO, últimos certames em que encontramos o conteúdo de Informática, porém para escrivão muitas questões de segurança em redes e na internet, o segredo é se aprofundar em algumas questões, uma dica é buscar provas para técnicos em concursos passados e observar como foram cobrados estes conceitos.

Porém não podemos esquecer das questões pertinentes ao Office, BrOffice (libreoffice) e sistemas operacionais, mas pelo estilo acredito que serão questões simples, cobrando, quem sabe, planilha de cálculo e a tradicional comparação entre Windows e Linux, desta vez é bem provável que o software ThunderBird apareça, mas não cobrando funções específicas mas sim, questões de funcionalidade quando analisamos o Linux e o Windows.

 

Veja o que é cobrado para o cargo de Escrivão :

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias; ferramentas; aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores; conceitos de hardware e de software; instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 3 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 4 Redes de computadores. 4.1 Conceitos básicos; ferramentas; aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 4.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares). 4.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird e similares). 4.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 4.5 Grupos de discussão. 4.6 Redes sociais. 4.7 Computação na nuvem (cloud computing). 4.8 World wide web; organização de informação para uso na Internet; acesso à distância a computadores; transferência de informação e arquivos; aplicativos de áudio, vídeo e multimídia. 4.9 Componentes e meios físicos de comunicação. 4.10 Arquitetura de redes. 4.11 Protocolos de comunicação. 4.12 Segurança de redes. 5 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações; arquivos, pastas e programas. 6 Segurança da informação. 6.1 Procedimentos de segurança. 6.2 Melhores práticas em políticas de segurança. 6.3 Identificação de tipos de códigos maliciosos (vírus, worms, phishing, spam, adware e pragas virtuais). 6.4 Firewalls e regras de isolamento e proteção de redes. 6.5 Virtual private network (VPN). 6.6 Boas práticas para configuração de segurança corporativa. 6.7 Aplicativos para segurança (antivírus, antispyware etc.). 6.8 Procedimentos de backup. 6.9 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage). 7 Processos de informação.

Acesse o edital completo para o cargo de Escrivão 

 

Veja o que é cobrado para o cargo de Perito Criminal :

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2 Edição de

textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 3 Redes de computadores. 3.1

Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de

navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares). 3.3 Programas de

correio eletrônico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird e similares). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na

Internet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes sociais. 3.7 Computação na nuvem (cloud computing). 4

Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5

Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas

virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). 5.4 Procedimentos de

backup. 5.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

 

Acesse o edital completo para o cargo de Perito Criminal

 

Estude para este concurso

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *