Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Concurso para Técnico MPU 2013 – Gabarito comentado da prova de Administração

Publicado em 20 de maio de 2013 por - Um Comentário

Confira abaixo o gabarito de Administração, referente à prova aplicada para o cargo de Técnico do concurso do MPU (Ministério Público da União), comentado e revisado pelo professor  Jefferson Mendes. 

  • Concurso Público: Ministério Público da União
  • Data: 19 de maio de 2013
  • Cargo: Técnico – Apoio Técnico Administrativo – Especialidade Administração
  • Instituição elaboradora: Cespe/UnB
  • Disciplina: Administração
  • Professor: Jefferson Mendes
  • Quantidade de itens: 08 – itens 81 a 90
  • Modalidade de questão: Certo ou Errado

 

1           Administração

81. As grandes reformas administrativas do Estado brasileiro, ocorridas após 1930, foram do tipo patrimonialista, burocrática e gerencial.

ERRADO

O tipo de administração patrimonialista teve como marco final 1930. Com a entrada de Getulio Vargas em 1930, o novo modelo da administração pública passou a ser o burocrático e posteriormente, em 1967, foi adotado o Gerencialismo.

82. Propostas pela teoria da administração, a abordagem normativa e a prescritiva fundamentam-se em princípios gerais de administração, como o da visão sistêmica das organizações, formulados a partir de experimentos científicos acerca de aspectos formais e informais da organização.

ERRADO

Lembrar de Fayol na Teoria Clássica: estrutura, divisão do trabalho, especialização dos órgãos, organização formal, mecanicista, sistema fechado e dos princípios gerais: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

83. Segundo a concepção burocrática de administração pública, o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção no serviço público é por meio do controle rígido dos processos e procedimentos.

CERTO

A organização burocrática, baseada na centralização das decisões, na hierarquia, na estrutura piramidal do poder, nas rotinas rígidas, no controle dos processos administrativos.

84. A reforma administrativa iniciada pelo Departamento do Serviço Público (DASP) instituiu o Estado moderno no Brasil, com vistas ao combate ao patrimonialismo e à burocracia estatal.

ERRADO

Para combater o patrimonialismo, o DASP foi criado com o objetivo de burocratizar o Estado e dar maior profissionalismo ao funcionalismo público. Ocorreu no governo Vargas de 1930 a 1945.

2           Organizações

85. O controle consiste em ferramenta administrativa para a reunião e a coordenação dos recursos humanos, financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao atendimento dos objetivos organizacionais estabelecidos.

ERRADO

A direção da empresa representa a motivação, orientação, liderança e coordenação das atividades e recursos, com a finalidade de alcançar os objetivos e resultados esperados. Já o controle representa o acompanhamento e a avaliação dos resultados apresentados em relação aos objetivos e resultados esperados.

86. A amplitude de controle em uma organização deve ser reduzida nos casos em que o trabalho seja rotineiro, os subordinados, altamente treinados, o administrador, altamente capacitado, os cargos, similares e as medidas de desempenho comparáveis.

ERRADO

Também chamado de amplitude administrativa ou amplitude de comando. Representa o número de comandados que um administrador possui sob sua supervisão. Quanto mais treinados e maior capacitação do administrador, maior a capacidade de gerenciamento de subordinados. Portanto, a amplitude de controle deverá ser maior.

87. Tradicionalmente, o processo de criação da cultura organizacional ocorre de três maneiras: os fundadores contratam e mantém empregados que pensem e sintam as coisas da mesma forma que eles; ou doutrinam e socializam esses empregados de acordo com sua forma de pensar e de sentir; ou então, estimulam os empregados a se identificar com eles e a internalizar seus valores, convicções e premissas.

CERTO

“O processo de criação de uma cultura ocorre de três maneiras. Primeiro, os fundadores só contratam e mantêm funcionários que pensem e sintam as coisas da mesma forma que eles. Segundo, eles doutrinam e socializam esses funcionários de acordo com sua forma de pensar e sentir. Finalmente, o comportamentos dos fundadores age como um modelo, introjetando seus valores, convicções e premissas” (SCHEIN apud ROBBINS, 2007, p. 258).

88. Em uma empresa em que a cultura organizacional é difundida e os valores e as crenças são pontos de referência claros e compartilhados pelos colaboradores, estabelece-se um acordo tácito que avoca o lema “um por todos, todos por um”.

CERTO

O lema dos 3 mosqueteiros: “Um por todos e todos por um”, leva a administração participativa, onde os administradores desmontam a estrutura hierárquica e fazem com que os funcionários tenham maior papel no processo de tomada de decisões.

89. As grandes correntes teóricas sobre a gestão de pessoas podem ser agrupadas em quatro categorias principais: modelo articulado de gestão de pessoas como departamento pessoal, como gestão do comportamento humano, como gestão estratégica e como gestão de competência e vantagem competitiva.

CERTO

Segundo Fisher, as quatro principais correntes teóricas, são, em momentos históricos distintos: departamento de pessoal (vê os empregados como um fator de produção e custos), gestão do comportamento (binômios envolvimento-motivação, fidelidade-estabilidade e assistência-submissão), gestão estratégica (as práticas de Recursos Humanos orientadas pela estratégia organizacional) e, gestão de pessoas como vantagem competitiva.

90. O modelo de gestão estratégica com base em competências é considerado uma prática cuja finalidade é melhorar o desempenho global da organização por meio do incremento do desempenho individual dos empregados.

CERTO

A Gestão por competências tem a finalidade de melhorar o desempenho global por meio do desenvolvimento individual dos funcionários da organização.

 

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Um comentário

  • REGINA MATHIAS

    conforme o gabarito do cesp, saíram somente o conhecimento básico para o nível médio tipo I . Apesar de serem as mesmas questões, mas a cespe esqueceu que os ítens das questões estão colocados nas provas dos cargos tipo I e tipo 2 diferentes. Facilita ai óooo

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *