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Aprova Informa- Alimentos que melhoram o seu aprendizado

Publicado em 13 de maio de 2013 por - Comentar

O Aprova Informa dessa semana traz dicas sobre alimentação. Veja como as substâncias que você ingere podem fazer a diferença no seu aprendizado.

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Olá, concurseiro
A falta de tempo faz com que muitas pessoas que estão se preparando para um concurso público aproveitem o horário das refeições para estudar.
O resultado disso é a opção por lanches rápidos.
Essa mudança de hábito, no entanto, pode refletir de forma negativa no seu aprendizado, já que alguns nutrientes – que são essenciais para o funcionamento do nosso cérebro – acabam sendo deixados de lado.

Nesta edição do Aprova Informa nós vamos falar da importância de alguns desses nutrientes e de como eles podem ser seus aliados nos estudos.

A primeira reflexão sobre a relação do homem com a alimentação foi do francês Jean Anthelme Brillat-Savarin que em 1825 cunhou a expressão “Diga-me o que comes e eu te direi o que és”, nessa época, ele referia-se, sobretudo, aos prazeres de uma boa refeição. Só muito tempo depois, na década de 70, que surgiram os primeiros estudos sobre o consumo inteligente. As pessoas buscavam não apenas a satisfação, mas sim, o equilíbrio dos alimentos no prato. De lá pra cá, passou-se a usar a frase “Você é o que você come”, e essa mensagem de impacto, fez muita gente pensar no que estava levando para mesa.

Hoje, os alimentos não são apenas consumidos com o objetivo de emagrecer ou engordar. Os grupos de nutrientes são combinados para alcançar outros benefícios, como a capacidade de aprendizado e concentração, por exemplo. Segundo uma pesquisa publicada em julho de 2008 pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, para melhorar a capacidade de aprendizado e a comunicação entre os neurônios, é preciso consumir as seguintes substâncias:

Segundo uma pesquisa publicada em 2008 pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts existem substâncias capazes de aumentar a comunicação entre os neurônios e melhorar, assim, a nossa memória, concentração e capacidade de aprendizado.

Conheça algumas delas:

– O ômega 3, encontrado no salmão, atum, espinafre, agrião, óleo de oliva e nozes.

– O ácido uridílico, presente na beterraba.
– A colina, presente na gema do ovo

– E o amido de milho, encontrado em alimentos como batata, arroz, pão integral, milho e mandioca. O amido também é essencial para regular a glicose que fornece energia ao cérebro.

Há também aqueles nutrientes dos quais ouvimos falar desde crianças, como o ferro presente na carne vermelha, no feijão e na soja.

O ferro é responsável pelo transporte das partículas de oxigênio até o cérebro, mas, para que ele consiga desempenhar esse papel, a dica é incluir na sobremesa ou no suco alimentos ricos em vitamina C — é o caso da laranja, do morango e da goiaba.

E não se esqueça: uma alimentação nutritiva faz toda a diferença na hora da prova.
O Aprova Informa fica por aqui. Desejamos a você uma ótima semana!

Até mais


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