Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Informa – Como melhorar seu raciocínio lógico

Publicado em 29 de abril de 2013 por - Comentar

Como melhorar o raciocínio lógico

Grande parte dos concursos inclui em sua lista de conteúdos questões relacionadas a Raciocínio Lógico. São questões que exigem do candidato atenção e senso crítico, pois podem trazer inúmeras “pegadinhas”.

Como diria Sherlock Holmes, personagem célebre por desvendar crimes usando a lógica: “Mesmo com todas as pistas à mão a resposta pode não ser a mais óbvia.”

Mas fique tranquilo! Melhorar o raciocínio é simples e até divertido. Com alguns exercícios e mudanças em pequenos hábitos do dia a dia você conseguirá aumentar a sua atenção e a capacidade de dedução.

Veja algumas dicas:

– Aproveite seus momentos de folga e resolva passatempos que estimulam a concentração, como o caça-palavras e o sudoku.

– Jogos de tabuleiro, como o xadrez, também são uma ótima opção para o seu lazer.  Eles trabalham a lógica, a estratégia e desenvolvem a capacidade de associação.

– Outra dica bastante simples: altere a rotina das atividades cotidianas. Se você tem o hábito de acordar, ir para o banho e, depois, tomar café, inverta a ordem dessas tarefas. Dessa forma, você impede que seu cérebro trabalhe no “modo automático”.

– Mude também os trajetos que você costuma fazer todos os dias, seja para ir ao trabalho, ao curso ou ao voltar para casa. Isso proporciona atividades alternadas e mantém a mente ativa.

– Crie o hábito da leitura. Ler estimula a concentração, a atenção, a memória e ainda auxilia na construção de um raciocínio dedutivo e a busca por hipóteses. E vale tudo! Livros, revistas, jornais e sites da internet.

Lembre-se: quanto mais informações você tiver, e quanto mais treinar o raciocínio, maiores serão as chances de acerto na hora da prova.

Mesmo que você não saiba a resposta de imediato, o seu cérebro pode se tornar capaz de associar “pedaços” de informações contidos nos enunciados e nas opções de respostas e, assim, deduzir a alternativa correta.

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *