Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Prova BB: Novas regras ortográficas zeram a redação?

Publicado em 24 de abril de 2013 por - 31 Comentários

Apresentação1No concurso do Banco do Brasil, BB, a Prova Discursiva – Redação será aplicada no mesmo dia e horário da Prova Objetiva para todos os candidatos presentes. Essa é uma das avaliações que mais geram dúvidas entre os candidatos, aqui você confere algumas delas:

 Toda redação é corrigida?

Segundo edital do Banco do Brasil, somente será avaliada a redação dos candidatos habilitados e mais bem classificados na Prova Objetiva.

Quanto vale a redação no concurso do BB?

Na avaliação da Prova Discursiva o Conteúdo soma 40 (quarenta) pontos e leva em consideração:

a) perspectiva adotada no tratamento do tema;
b) capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto;
c) consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.

Estrutura do texto– até 30 (trinta) pontos:

a) respeito ao gênero solicitado;
b) progressão textual e encadeamento de ideias;
c) articulação de frases e parágrafos (coesão textual).

 Expressão do texto – até 30 (trinta) pontos:
Avaliação da expressão não será feita de modo  mecânico, mas sim de acordo com sua  estreita correlação com o tema desenvolvido.

A Redação terá caráter exclusivamente habilitatório, exceto quanto ao critério de desempate, não influindo na classificação do candidato, e será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, considerando-se habilitado o candidato que alcançar nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.

O que pode prejudicar a nota do candidato na correção?

– Não atingir nota mínima na prova Objetiva. Leia mais.

-A nota será prejudicada, proporcionalmente, caso ocorra uma abordagem tangencial, parcial ou diluída em meio a divagações e/ou colagem de textos e de questões apresentados na prova.

O que vai ser levado em consideração na avaliação do texto?  

a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido;
b) adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso;
c) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.

Quanto às regras ortográficas, o que será exigido?

Os candidatos poderão usar as normas ortográficas em vigor antes ou depois daquelas implementadas pelo Decreto Presidencial nº 6.583, de 29 de setembro de 2008. Ou seja, escrever com a nova regra ortográfica não será cobrado.

O que ZERA a redação?

a) fugir à modalidade de texto solicitada e/ou ao tema proposto;
b) apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em versos) ou qualquer fragmento de texto escrito fora do local apropriado; c) for assinada fora do local apropriado;
d) apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;
e) for escrita a lápis, em parte ou em sua totalidade;
f) estiver em branco;
g) apresentar letra ilegível e/ou incompreensível.

Por falta de tempo, vale colocar o rascunho junto com a prova?

A folha para rascunho no Caderno de Provas é de preenchimento facultativo. Em hipótese alguma o rascunho elaborado pelo candidato será considerado na correção da  Redação pela banca examinadora.

Quantas linhas deve ter a redação?

Deverão ser rigorosamente observados os limites mínimo de 20 (vinte) linhas, e máximo de 30 (trinta) linhas. Caso o candidato não respeite esse parâmetro, será penalizado com a perda de pontos.

Concurseiro –Assista essa aula que tem tudo o que você precisa saber para ter sucesso no concurso do Banco do Brasil: análise do edital, conteúdo programático, como estudar, orientação para a prova, pontos de atenção, conhecimento da banca organizadora (FCC). Além de tudo isso, o professor Ricardo Beck ainda dá dicas importantes sobre a disciplina de Informática. Quer fazer uma boa prova? Confira as dicas que o Aprova Concursos preparou para você! Assista ao vídeo!

 

Leia também:  Veja como será a pontuação do concurso BB 2013


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

31 comentários

  • Augusto

    Fiz 16 linhas apenas na redação. Mas na objetiva fiz 48. Será que perderei muitos pontos na redação por isso?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Augusto!
      Infelizmente a quantidade de pontos a serem descontados dependerá do avaliador, não existe um padrão previso em edital. Mas é certo que será descontado.
      Abs.

  • Adrielle

    Podia ter posto titulo ?
    Li em algum lugar que tem concursos que não permitem.

  • Patrick

    Caso eu tenho conseguido uma boa nota na parte objetiva mas tenha tirado nota 4 na redação,eu serei desclassificado?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Patrick,
      Só serão classificados os que obtiverem nota maior que 50 na redação, mesmo que tenham uma boa nota na prova objetiva.
      Abs.

  • Tatiana

    Olá. Fiquei na dúvida quanto a assinatura? Precisava assinar a redação? No cartão de resposta (atrás, na parte da redação) estava escrito que a redação seria anulada caso a pessoa assinasse fora do local apropriado. Isso gerou dúvidas. Eu já havia assinado na parte da frente, também teria que assinar a parte de trás, onde fiz a redação? Mas não havia nenhum especificado, somente a parte da frente.
    Percebi também que algumas pessoas não colocaram título na redação. Isso é correto? Quem colocou título será eliminado?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Tatiana!
      O edital não proíbe nem exige um título para a redação.
      Sobre a assinatura, o edital diz apenas que será atribuída nota zero à redação do candidato que assinar fora do local apropriado que estava na prova e também à redação que, de alguma maneira, identifique quem é o candidato (para evitar favorecimentos no momento da correção).
      Abs.

      • Tatiana

        Sobre o título, entendi. Mas em relação à assinatura está meio confuso.
        No fim, fiquei na dúvida se era ou não pra assinar a redação. Eu nunca assinei a redação em nenhuma prova que fiz, mas como estava escrito (na folha de redação) que a assinatura fora do local apropriado anularia a redação, fiquei confusa… o edital também não especifica se era ou não pra assinar a folha de redação!

  • Jorge19

    Tive a mesma impreesão da colega em relação a redação e sua assinatura. fiquei bastante confuso e o edital não está claro. podem dar uma opinião a respeito? Pra quem assinou será que cabe recurso alegando falta de clareza do edital

    Att.
    Jorge

  • Paulo

    Após fazer a redação, fiquei confuso com a instrução e assinei o nome completo abaixo da redação. Na prova objetiva fiz 45 pontos.. Posso entrar com recurso caso eu fique dentro da nota de corte? Em caso de positivo haveria um modelo?

    Atenciosamente;
    Paulo zak

    • Aprova Concursos

      Olá Paulo!
      Não temos o modelo de recurso. A redação deveria ser assinada apenas no local onde havia indicação, para que o candidato não pudesse ser identificado pelo avaliador. Se a sua redação for identificada, ela pode ser excluída.
      Abs.

    • Tatiana

      Também achei confuso e por via das dúvidas fiz exatamente o que vc fez: assinei a redação. Nunca mais faço isso!!!! Me arrependi amargamente.

      • Paulo

        “Vivendo e aprendendo Tatiana, vamos ler muitas vezes o próximo edital do BB”

        Mais então no comentário acima do aprova diz que a redação ‘pode’ ser excluída, nesse caso posso ter esperança ainda?

        Abs

      • Aprova Concursos

        Olá Paulo!
        Como o edital não especifica este caso, não sabemos qual será o procedimento exato. Vamos ter que aguardar o resultado mesmo.
        Abs!

      • Paulo

        to vendo que muita gente teve a msm ducida que eu e tiveram a mesma atitude, espero que seja considerada a informção colocada como nebulosa e não zerem as redações assinadas, pessoal enviem emails para a fcc a fim de nos protegermos eu enviei, e caso uma anulação aconteça entrem na justiça, advogados ja me informaram que o edital tem q ser claro e não pode haver ambiguidades, tb estou preocupado fiz 52 pontos imaginem, ai pergunto a vcs eles colocam local apropriado para se referir ao local onde deve ser escrito o texto e o mesmo edital se refere ao local ser assinado para não zerar a redação, podem analisar? e quem mais foi induzido ao erro, entre em contato com a fcc e post sua indignação.

        Att.
        Paulo

  • Paulo

    Então como sugestão vamos aguardar o resultado final 08/08, caso seja necessário em primeiro momento entraremos com recurso junto a Banca FCC ‘dentro do prazo’ e posteriormente caso seja necessário com mandato de segurança ou ação ordinária, podendo ser coletiva inclusive por tratar-se de interesse comum.

    Atenciosamente;
    Paulo Zak

    • Jéssica

      Pois é , concordo com você Paulo, porém no meu caso foram as próprias fiscais que mandaram assinar lá na parte onde vai a redação escrita. E depois que um rapaz (candidato concorrente que estava na aula) assinou em um lugar na folha, que justamente dizia para não assinar, elas chamaram outro fiscal para perguntar. E este terceiro alertou que não era pra ninguém ter assinado, depois que todos já haviam feito o que elas ( as fiscais) tinham mandado ( procurar um lugarzinho na folha da parte de redação e assinar) .

  • Jéssica

    Boa noite, em minha sala tivemos problemas também com assinatura na parte onde deve ser escrita a redação, pois as próprias fiscais MANDARAM assinar a parte onde deveria ser escrito o texto de redação, e depois disseram que haviam cometido um equivoco, que não deveríamos ter assinado, porém todos na sala já haviam assinado a bendita prova.

  • Paulo

    meu povo não vamos no calar, escrevam para eles fcc, reclamem e vamos a justiça se for preciso, concurso é coisa seria e precisa ser claro(instruções) e bem feito(organização da fcc) sinto que fomos induzidos aoerro comentem compartilhem pois só assim seremos ouvidos, precisamos nos manifestar e quanto mais melhor att

    Paulo19

  • Paulo

    pessoal tah chegando o dia vamos fazer barulho na fcc.

    Paulo19

    • Jonas

      Faltou clareza em relacao a assinatura na redacao, essa etapa deveria ser anulada.

      • Paulo

        Concordo cara, precisamos nos mobilizar para a fcc desconsiderar eu jah to prepando meu recurso para amanhã, se for o caso. tb pretendo ir a justiça se necessário fiz 52 pontos imagina minha angustia.

        vamos continuar conversanso por aqui

        paulo19

  • Eu não achei que faltou clareza não, se não era para a redação ser identificada, é óbvio que não era pra assinar. Na minha sala ninguém perguntou isso e fui uma das últimas a sair. Em todos os concursos que já fiz, está sempre escrito que é para assinar no local indicado, tava indicado? não. Então não era pra assinar!

  • Jonas

    No item 9.6 letra c, diz que “será atribuída nota ZERO à redação que for assinada fora do local apropriado.”
    Na redação não tinha nenhum local para se assinar. Então era para assinar no final da redação? Ou no começo?
    Faltou clareza sim!

  • Jonas

    * No item 9.6 letra c do edital

  • Paulo

    caros colegas foi como pensavamos. vamos interpor os recursos indicando DUPLA INTERPRETAÇÃO na folha de redação não tinha onde assinar ou seja o unico local APROPRIADO seria o do texto.

    talvez eles não ignorem este argumento.

    Ah e claro aos colegas aprovados e classificados parabens e que a convocação chegue logo.

    Att.
    Paulo19

  • Paulo

    quando digo folha de redaçãoquero dizer face em que constava a redação

    att

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *