Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Informa – Conheça o perfil das principais bancas parte III

Publicado em 15 de abril de 2013 por - Comentar

Nesta edição você confere a 3.ª e última parte do especial “Aprova Informa – Bancas organizadoras”.

Neste programa analisaremos o perfil de mais três instituições.

  • Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades);
  • Instituto Cidades;
  • Fundação Universa.

Confira…

Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades)

O Iades tem sede em Brasília e coordena concursos federais. As provas realizadas costumam ser de múltipla escolha, mas, em determinados cargos, é cobrada também a elaboração de textos.

Suas provas tradicionalmente são voltadas para a área de atuação do cargo. A parte de Língua Portuguesa, por exemplo, traz textos temáticos, de acordo com a especialização exigida do candidato.

Ainda sobre a prova de Língua Portuguesa, outra característica é que ela utiliza textos longos em questões que privilegiam o conhecimento gramatical do candidato.

Costumam cair questões de:

  • Correção gramatical das reescrituras
  • Acentuação e ortografia vigentes
  • Período simples e composto
  • Colocação pronominal
  • Valores semânticos das preposições

Na prova de Direito, tanto Constitucional quanto Administrativo, as questões são repletas de cópias fiéis da Constituição e leis “secas”. A doutrina dos juristas é mais exigida que a jurisprudência.

Os autores mais citados são Hely Lopes e Maria Sylvia Zanella Di Pietro,em Direito Administrativo – e Pontes de Miranda em Direito Constitucional.

Já a prova de Informática costuma ter baixo grau de dificuldade. São cobrados conhecimentos de Word, internet e Windows.

Instituto Cidades

O Instituto Cidades se destaca pelo profundo conhecimento da realidade da rede pública, e seus processos seletivos costumam ser voltados para Prefeituras e Câmaras Municipais.

As provas, em geral, são de múltipla escolha, trazendo 4 alternativas possíveis e somente uma resposta correta.

A prova de Português tem textos longos, porém de fácil entendimento.

As provas de línguas, tanto portuguesa quanto inglesa, costumam cobrar significados de palavras, por isso, a dica é procurar o dicionário cada vez que você se deparar com um termo desconhecido.

No caso da prova de Informática, muitas das questões focam nas funções contidas nas abas “arquivo”, “exibir”, “editar” e “ferramentas”.

Já a prova de Atualidades é considerada detalhista e exige conhecimento profundo do candidato. Por isso é recomendável acompanhar frequentemente jornais, noticiários e revistas.

Fundação Universa

A Fundação Universa tem sede em Brasília e filiais em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Tocantins e faz processos seletivos de abrangência local, regional e nacional.

Os concursos públicos são, geralmente, de múltipla escolha, trazendo uma resposta correta entre 4 alternativas dadas.

Para aumentar as chances de aprovação nesses concursos, é recomendável que o candidato resolva questões de provas anteriores, pois a Fundação Universa costuma selecionar as perguntas de um banco de dados previamente elaborado e muitos dos itens são parecidos com o que já foi cobrado anteriormente.

A prova de Língua Portuguesa é bastante focada na linguística textual. As provas possuem textos longos e as alternativas das questões costumam dar a impressão de que não há uma resposta correta, por isso, muita atenção. Uso de conectivos e reescritura de textos são bastante cobrados.

E assim como nas provas do Iades, as questões das disciplinas de Direito Administrativo e Direito Constitucional são repletas de cópias fiéis da constituição e de leis “secas”.
A jurisprudência é menos exigida do que a doutrina e os autores mais citados são Maria Sylvia Zanella Di Pietro, em Direito Administrativo e Pedro Lenza e Alexandre de Moraes, em Direito Constitucional.

As provas de Informática possuem grau baixo de dificuldade e cobram noções de software livre, segurança da informação, Excel, conceitos de internet e Painel de Controle do Windows.

E se você perdeu as duas primeiras partes do nosso especial sobre bancas organizadoras é só acessar:

Perfil das bancas organizadoras parte I.
Perfil das bancas organizadoras parte II.

 

O que é o Aprova Informa?

O Aprova Informa é um programa online produzido pelo Aprova Concursos. Você é sempre bem-vindo a participar enviando suas perguntas sobre concursos públicos através da nossa página do Facebook: www.facebook.com/aprovaconcursos

Esperamos a sua pergunta!

 
aprovaconcursos_ANVISA_728x90

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *