Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Gabarito Ibama – Informática – comentado

Publicado em 22 de outubro de 2012 por - 5 Comentários

Confira o gabarito não oficial do concurso do Ibama, comentado pelo professor Ricardo Beck, de Informática:

A ordem das questões pode variar de acordo com o seu tipo de prova.

 

Acerca de componentes de informática e dos sistemas operacionais Linux e Windows, julgue os itens a seguir.

18. Quando se liga um computador, o sistema operacional é acionado, possibilitando inicializar e gerenciar o hardware e tornando possível sua utilização pelo usuário. O Linux e o Windows são sistemas operacionais distintos e possuem comandos diferentes para executar uma mesma tarefa, como listar arquivos de um diretório, por exemplo.

CERTO. Quando inicializamos o computador o processo de inicialização denomina-se boot, este processo consiste em “carregar” na memória principal o sistema operacional, que tem por principal finalidade fazer a interface entre o usuário e a máquina (hardware). O Linux e o Windows são sistemas operacionais distintos como cita a questão, e possuem sim comandos diferentes para executar uma mesma tarefa, no caso de listar conteúdo de diretório por padrão, em linha de comando (prompt de comando) podemos utilizar no Windows o comando “dir” e no Linux o comando “ls”. Porém existem comandos que são parecidos ou até mesmo iguais entre as versões, como o “cd”, para acessar diretórios (pastas).

Recurso: difícil interpor recurso uma vez que a questão está bem aberta, caso o elaborador comenta-se que todos os comandos são diferentes caberia o recurso, mas não é o caso.

19. Ao contrário de um software proprietário, o software livre, ou de código aberto, permite que o usuário tenha acesso ao código-fonte do programa, o que torna possível estudar sua estrutura e modificá-lo. O GNU/Linux é exemplo de sistema operacional livre usado em servidores.

CERTO: Um software proprietário ou licenciado tem a necessidade de aquisição da licença de utilização, já os softwares livres, eventualmente denominados de código aberto (opensource) por ser uma de suas principais características, são gratuitos e ainda, como menciona a questão, possibilita sua análise e alterações no código fonte (uma vez que é aberto). O GNU/Linux, também denominado Linux, é um exemplo sim de software livre e além de ser utilizado no ambiente doméstico, também é utilizado em servidores, que consistem em computadores que gerenciam determinadas demandas de uma rede de computadores.

Recurso: a questão não oferece recurso, uma vez que cita corretamente o fundamento e exemplo de software livre.

20. Equipamentos de hardware incluem componentes como monitor de vídeo, placa-mãe, mouse, teclado e caixas de som, ao passo que equipamentos de software compreendem editores de texto e planilhas eletrônicas.

CERTO. Esta questão analisa fundamentos da informática diferenciando os termos hardware e software, quando fala em equipamentos de hardware podemos afirmar que é a parte concreta do computador, entre eles podemos citar o monitor de vídeos, placa-mãe, mouse, teclado e caixas acústicas e na segunda parte da questão analisa o software parte do pensamento do computador, não concreta, apesar de utilizar o termo “equipamentos”, precisamos compreender que um computador pode estar equipado com softwares específicos, neste contexto editores de texto e planilhas eletrônicas representam bem o grupo softwares, portanto questão correta.

Recurso: a questão não oferece recurso.

21. POP (post Office protocol) e HTTP (hypertext transfer protocol) são protocolos utilizados para receber e enviar emails, enquanto o protocolo FTP (flie transfer protocol), é utilizado para transferir arquivos.

ERRADO. Esta questão poderia até causar certa confusão, porém vamos analisar os protocolos na sua essência e no contexto da questão: o protocolo POP é responsável pelo recebimento de mensagens e o HTTP é o protocolo responsável pela navegação na Internet, também analisado como protocolo de hipertextos. Na Internet encontramos recursos como o Webmail que acaba gerenciando o envio e recebimento de mensagens (ligado ao usuário) pelo protocolo HTTP, porém a questão tende a informar que os protocolo POP é para o recebimento e o SMTP para o envio. O final da questão está correta onde indica que o protocolo FTP tem a finalidade de transferência de arquivos. Portanto o erro fica no protocolo de envio de emails, necessário alterar HTTP para SMTP, para a questão ficar perfeita.

Recurso: difícil de ser interposto, de uma forma geral, lembre-se “geral”, os protocolos POP e HTTP têm uma certa participação na troca de e-mails, a única forma é entender o protocolo HTTP como um protocolo que é utilizado pelo serviço de e-mail webmail, onde possibilidade as duas funções envio e recebimento, mas a questão quer a função do protocolo em si, e o HTTP não tem a função de enviar e-mails na sua essência, portanto o recurso não procederá.

22. As redes locais denominadas LANs (local área network) viabilizam o compartilhamento de informações entre os módulos processadores componentes de determinado hardware, por meio de protocolos de comunicação como o TCP/IP (transfer control protocol/internet protocol), garantindo a independência das várias estações de processamento e armazenamento. As taxas de transmissão e de erro dessas redes geralmente são baixas.

ERRADO. Essa questão deu um pouco de trabalho, vamos analisar algumas situações, as redes locais LAN´s, analisando quanto ao alcance são redes que podem interligar computadores a 10 metros ou em alguns casos até 10 km, mas vamos analisar como uma rede pequena perto da Internet que é uma WAN (wide area network), onde o termo wide deriva de “larga”. As LAN´s como cita a questão pode sim compartilhar informações entre “módulos processadores componentes de determinado hardware”, talvez um computador como exemplo. E sim podemos utilizar o protocolo TCP/IP para redes locais, porém quando como sobre independência de várias estações de processamento e armazenamento foge um pouco do conceito de redes locais, mas vamos pensar em servidores na rede. Mas não podemos deixar de perceber que apesar do seu nome aparecer em toda documentação como (transmission control protocol/ internet protocol) o elaborador indicou como (transfer control protocol/ internet protocol), mais uma situação de possível erro. Até que chegamos no finalda questão realmente a taxa de erro geralmente são baixas, porém as redes locais LAN´s podem apresentar altas taxas de transmissão. Portanto questão incorreta.

Recurso: difícil deixar esta questão correta, ele mistura alguns termos e acaba escrevendo de forma diferente dos principais manuais de redes que encontramos.

23. A intranet, geralmente, é empregada em corporações e nem sempre utiliza protocolos TCP/IP, como no caso da Internet. Com a transferência de dados nem sempre restrita ao ambiente institucional, é possível realizar aplicações típicas de intranet, como inclusão, exclusão e alterção de dados nos bandos de dados da corporação, relações de empregados com informações de aniversários, compartilhamento de arquivos e conexão com a Internet.

ERRADO. Logo no início da questão indica que uma intranet “nem sempre” utiliza os protocolos TCP/IP, aí já encontramos o erro, a intranet é como a Internet, usa a mesma estrutura porém é implementada para um determinado grupo, diferente da Internet que é pública. O restante da questão só apresenta questões de uma possível rede de computadores tentando indicar a relação de grupo e tarefas específicas, até com fundamento, porém o erro no início da questão anula o restante. A intranet utiliza sempre o conjunto de protocolos TCP/IP.


Julgue os próximos itens, a respeito da segurança e gerenciamento da informação.

24. Uma das maneiras de prevenir ameaças e danos futuros aos dados de aplicações de uma rede é criar uma cópia de segurança dos programas executáveis, conhecida como becape, que pode ser efetuada somente com uma cópia de recuperação automática do sistema em cada nó do cluster, copiando-se os discos do cluster a partir de cada nó. Tal procedimento assegura uma adequada restauração do conteúdo copiado.

ERRADO. O termo becape, também é denominado backup (em inglês), porém a questão indica, de forma errada e confusa, comenta que para garantir a segurança dos dados precisa realizar cópias dos programas executáveis, os programas executáveis são facilmente reinstalados em caso de situações problemáticas, o importante é realizar cópias dos arquivos dos usuários e das bases de dados.

Além desta situação afirma que apenas pode ser efetuado com uma cópia de recuperação automática, o que é falso. O termo becape está relacionado com cópias de segurança de dados a fim de garantir que, no caso de falhas, exista uma cópia dos dados. Ainda continua a questão informando o termo cluster , tal termo tem entre os seus significados “agrupamento”, por exemplo, em um sistemas de arquivos os dados são gravados em clusters que são conjunto de setores do disco, este termo também pode ser utilizado para o compartilhamento de recursos em uma rede, como um aglomerado de servidores, porém em ambas as situações não esclarecem corretamente o conceito de becape (backup).

25. O Windows 7, por meio de bibliotecas, permite ao usuário reunir arquivos de diferentes pastas em um mesmo local, sem movê-las das pastas de origem.

CERTO. Esta é realmente a função das bibliotecas no Windwos 7, ter a possibilidade de, em um lugar só, verificar conteúdos de locais distintos. Podemos observar a documentação diretaente no site da Microsoft por meio do endereço: http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/products/features/libraries

O site indica o texto seguinte:

“As Bibliotecas – novo recurso do Windows 7 – tornam mais fácil localizar, trabalhar e organizar arquivos espalhados por seu PC ou pela rede. Uma biblioteca reúne suas coisas em um lugar – sem importar onde realmente elas estão armazenadas. O resultado? Você se torna mais produtivo.

Digamos que você esteja montando um álbum de família a partir de instantâneos armazenados em um disco rígido externo, no PC do seu cônjuge e no seu laptop do trabalho. Antes, procurar fotos específicas teria sido uma chatice. No Windows 7, você simplesmente cria uma biblioteca, fornece um nome a ela (como “Fotos da Família”) e informa ao Windows que pastas distantes sua nova biblioteca deve incluir. Suas fotos ainda estão fisicamente localizadas em três locais diferentes – mas agora elas são exibidas em uma única janela.

O Windows 7 vem com bibliotecas para documentos, músicas, fotos e vídeos. Mas você pode personalizá-las ou criar suas próprias bibliotecas, com apenas alguns cliques. E isso não é tudo. Também é possível classificar rapidamente e mudar suas bibliotecas de lugar – por exemplo, documentos por tipo, fotos por data em que foram tiradas ou música por gênero. E compartilhe facilmente as bibliotecas com pessoas em uma rede local (consulte Grupo Doméstico).”


Daniel é estagiário da área de recursos humanos de determinado órgão. Maurício, chefe de Daniel, determinou que todos os emails trocados entre os funcionários do setor sejam enviados para o seu endereço eletrônico, sem que outros destinatários saibam disso. Outro estagiário, Torres, pediu a Daniel que enviasse determinada planilha de Excel para seu email e que a encaminhasse, também, para a secretária Beatriz.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, acerca de ferramentas e aplicativos de navegação e de editores de textos.

26. Para atender a todas as exigências requeridas, ao enviar o email para Torres, Daniel deverá adicionar o email de Beatriz como Cco e o de Maurício como Cc.

ERRADO. Segundo o texto antes da questão podemos observar que Daniel precisa enviar a mensagem sempre com cópia oculta para o seu chefe (Maurício), o cabeçalho destinado para este envio é o Cco:, e os cabeçalhos Para: e Cc: não “escondem” os e-mails dos destinatários, ou seja, uma das respostas válidas seria enviar o e-mail para Torres e colocar no Cc: o e-mail de Beatriz e como Cco: o e-mail de seu chefe Maurício. A questão inverte esta última situação, portanto questão errada.

27. A fim de otimizar seu tempo no trabalho, ao editar textos no Microsoft Office Word, Daniel pode mudar o tamanho e a fonte de caracteres por meio do atalho de teclado Ctrl + Shift + P, que o leva diretamente à tela de escolha desses parâmetros.

CERTO, POSSIBILIDADE DE RECURSO. Esta questão foi realmente covardia, realmente esta combinação de teclas leva à janela de formatação de tamanho e fonte por meio da combinação de teclas CTRL+SHIFT+P, analisando o Microsoft Office Word 2010, outra forma de acessar tal área é por meio da combinação CTRL+D, conforme indica a ajuda. Observe:


Porém se tentarmos utilizar a versão do Microsoft Office Word 2003, tal combinação de teclas apenas habilita a caixa de alteração do tamanho da fonte, na versão antiga tal combinação não tem a mesma funcionalidade, e como nem no edital e nem na prova foi indicada a versão do software a questão deve ser anulada.

Observe o conteúdo contemplado no edital, não é indicada a versão do software.


Recurso: Se a versão do editor for a 2010 a tecla tem realmente a funcionalidade e estaria correta, porém como o elaborador não indica a versão, no caso da versão 2003 tal funcionalidade não é verificada, portanto a questão deve ser anulada por falta de informações que levem ao julgamento da questão como certa ou errada.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

5 comentários

  • Heuri Vaz Oliveira

    puts, quase fecho informática , essa questão ,passou vuada no cortéx ;x , 9 acertos.

    22. As redes locais denominadas LANs (local área network) viabilizam o compartilhamento de informações entre os módulos processadores componentes de determinado hardware, por meio de protocolos de comunicação como o TCP/IP (transfer control protocol/internet protocol), garantindo a independência das várias estações de processamento e armazenamento. As taxas de transmissão e de erro dessas redes geralmente são baixas.

  • Camila

    Então vou entrar com recurso com essa questão 27, pois fiz ela me baseando numa explicação semelhante de meu professor e errei a questão, me confundi bastante nas questões de informática.

  • Fernanda Francêz

    Referente a:
    19. Ao contrário de um software proprietário, o software livre, ou de código aberto, permite que o usuário tenha acesso ao código-fonte do programa, o que torna possível estudar sua estrutura e modificá-lo. O GNU/Linux é exemplo de sistema operacional livre usado em servidores.
    CERTO: Um software proprietário ou licenciado tem a necessidade de aquisição da licença de utilização, já os softwares livres, eventualmente denominados de código aberto (opensource) por ser uma de suas principais características, são gratuitos e ainda, como menciona a questão, possibilita sua análise e alterações no código fonte (uma vez que é aberto). O GNU/Linux, também denominado Linux, é um exemplo sim de software livre e além de ser utilizado no ambiente doméstico, também é utilizado em servidores, que consistem em computadores que gerenciam determinadas demandas de uma rede de computadores.

    MARQUEI ERRADA! Pois na primeira análise coloquei certa, mas quando verifiquei que mencionou: “usado em servidores.” voltei atrás e marquei errada, pois sabia que era usado no ambiente doméstico. Assim: usado no ambiente doméstico e em servidores, torna errada a afirmação “usado em servidores.”, que subintende: somente servidores.
    Por favor, verifique se pode ser julgado desta maneira, me ajude a formular o recurso! Muito obrigada!!

  • Fernanda Francêz

    Recorri desta forma:
    Até a afirmação “sistema operacional livre”, considero correta, mas quando mencionou: “usado em servidores” a afirmativa se torna errada, pois o GNU/Linux é usado também no ambiente doméstico. Assim: usado no ambiente doméstico e em servidores, torna errada a afirmação que menciona somente “usado em servidores.”, pois fica implícito: “sistema operacional livre QUE É USADO em servidores”, excluindo-se outras possibilidades de uso, neste caso, no ambiente doméstico.

  • Raimundo Ribeiro

    “Quando se liga um computador, o sistema operacional é acionado, possibilitando inicializar e gerenciar o hardware e tornando possível sua utilização pelo usuário. O Linux e o Windows são sistemas operacionais distintos e possuem comandos diferentes para executar uma mesma tarefa, como listar arquivos de um diretório, por exemplo.”

    Eu acho que a questão acima cabe recurso, pois quando digitamos o comando dir no shell(terminal) do Linux ou no prompt de comando do windows, obteremos o mesmo resultado, ou seja, a lista de arquivos e pastas do diretório.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *