Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) passa a ser obrigatório para obtenção do CRM

Publicado em 24 de agosto de 2012 por - Comentar

Egressos dos cursos de Medicina precisarão prestar exame para a obtenção do CRM

Na quarta, 29/08, serão abertas as inscrições para a avaliação de graduados em Medicina, obrigatória a partir deste ano O Exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), que passa a ser obrigatório para obtenção do CRM e será realizado no dia 11 de novembro, abrirá as inscrições entre os dias 29 de agosto e 05 de outubro nas Delegacias Regionais da Casa, e até 11 de outubro através da internet.

A Fundação Carlos Chagas, que coordena a aplicação do exame, já está disponibilizando um link para a inscrição online, com informações sobre local e horário da prova objetiva. Acesse todas as informações AQUI.

A partir deste ano, a Resolução Cremesp nº 239 (de 25/07/2012) estabelece que, para obter seu registro profissional, os egressos dos cursos de Medicina apresentem uma declaração de realização do Exame. O registro não será condicionado ao resultado, mas à participação do graduado na prova. A iniciativa desta obrigatoriedade foi tomada em decorrência da queda acentuada na qualidade do ensino médico.

Resultados das sete edições facultativas do Exame, realizadas de 2005 a 2011, mostraram que perto da metade dos graduandos prestes a se iniciar no mercado de trabalho revelou-se incapaz de exercer a profissão. Dos 4.821 estudantes que participaram do Exame do Cremesp entre 2005 e 2011, 46,7% foram reprovados. Na soma dos vários anos, pouco mais de 15% dos formandos fizeram o exame, número representativo, porém insuficiente, para uma avaliação mais aprofundada do universo dos graduandos.

É importante lembrar que:

  • o Exame do Cremesp destina-se exclusivamente aos formandos do ano de 2012 que já solicitaram (a partir de 26/07/2012) ou vierem a solicitar registro primário em São Paulo, independente do Estado de sua formação;os médicos que vierem a solicitar registro no Cremesp após a data do Exame, e forem formandos 2012, independente da data de liberação de seu diploma, estão obrigados a realizá-lo;
  • o formando que não se apresentar para realização do Exame deverá protocolar junto ao Cremesp, a partir do dia 12 de novembro de 2012, justificativa por escrito devidamente identificada e assinada, acompanhada de cópias de documentos que possam embasar o pedido, a qual será submetida à análise da Comissão Organizadora e Diretoria do Cremesp;
  • somente após deliberação favorável da justificativa o formando poderá ingressar com seu pedido de registro no Cremesp;
  • o recebimento de solicitações de registro primário no Cremesp estará suspenso no período de 12 a 23 de novembro, em razão da atualização dos controles referente aos médicos participantes do Exame;a não realização do Exame do Cremesp 2012 impede a liberação do número de CRM e, consequentemente, impossibilita o exercício da profissão no Estado de São Paulo.

Fonte: Cremesp


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *