Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Marinha abre concurso com 2.200 mil vagas para aprendizes-marinheiros

Publicado em 5 de julho de 2012 por - 14 Comentários

Curso preparatório para o concurso do TRF 5:
PSAEAM – Escola de Aprendizes-Marinheiros

Atenção: a prova será realizada no dia
04 de setembro de 2012,
com início às 10h45min.

Confira os locais AQUI

Concurso para aprendizes-marinheiros oferece 2.200 vagas

Após a publicação da notícia de que o limite de idade para ingresso nas Forças Armadas terá validade até dezembro, a Marinha abriu processo seletivo para 2.200 vagas de aprendizes-marinheiros.

Inscrições

Para o concurso de aprendizes-marinheiros, os candidatos deverão se inscrever pelo site www.ensino.mar.mil.br entre os dias 05 a 19 de julho de 2012. O valor da taxa de inscrição é de R$ 12.

Requisitos

Para concorrer, os candidatos deverão cumprir os seguintes requisitos:
– Sexo masculino
– Solteiro e não ter união estável
– Ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade em 1º de janeiro 2013
– Ter concluído o ensino fundamental até a data prevista no calendário de eventos para a verificação de documentos.

Provas

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas: prova escrita objetiva única, com 50 questões de conhecimentos gerais de matemática, português e ciências; seleção psicofísica; teste de aptidão física; verificação de dados biográficos e inspeção de saúde. As datas das provas ainda serão divulgadas.

Curso

O Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa será conduzido nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), sob regime de internato, e tem duração de um ano letivo, realizado em 48 semanas, no qual serão ministradas disciplinas do ensino básico e do ensino militar-naval.

Durante o curso, além de alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, o aprendiz-marinheiro receberá remuneração.

Locais

As EAM estão localizadas em Fortaleza/CE, Recife/PE, Vitória/ES e Florianópolis/SC. O candidato poderá escolher, no comento da inscrição, qual a instituição de sua preferência. A Marinha, no entanto, reserva-se o direito de designar o candidato para qualquer outra das escolas, atendendo, se possível, à classificação do candidato.

Na apresentação em uma das EAM, o candidato classificado dentro do número de vagas previsto será incorporado com a graduação de aprendiz-marinheiro.

Avaliação

Durante o curso, os alunos serão submetidos a exame psicológico para avaliar os aspectos de personalidade, motivacionais e a compatibilidade com o perfil psicológico exigido para a carreira de praças. A aprovação no exame será requisito para a promoção a grumete e continuidade no curso da EAM.

Ao concluir o curso com aproveitamento, ele prestará juramento à bandeira, assumindo compromisso de tempo de serviço por um período de 2 anos, contados a partir do dia imediato ao do término do Curso de Formação de Marinheiros.

Serviço

A seguir, será designado para servir a bordo de navio ou Organização Militar da Marinha em qualquer parte do território nacional, onde será promovido a marinheiro e cumprirá estágio inicial destinado à avaliação do desempenho ao longo do primeiro ano da graduação.

Apenas os marinheiros aprovados no estágio Inicial, considerados então plenamente adaptados à carreira naval, poderão permanecer no Serviço Ativo da Marinha (SAM).

Desde que alcance os requisitos mínimos previstos no Plano de Carreira de Praças da Marinha, pela legislação em vigor, a última graduação na carreira de praça é a de suboficial.

Outros concursos

Além desse, a Marinha também abriu concurso para o Quadro Complementar de Oficiais da Marinha e outro para o Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha.

Fonte: G1


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

14 comentários

  • rafael

    estudem para uma coisa descente a marinha não presta… eu sou CB da marinha e me arrependo profundamente de ter seguido essa carreira, mas se deus quiser daqui a um tempo vou conseguir sair dessa merda a qual o praça nao tem direito denada..

    • Carla

      Rafael, as coisas não vem fácil na vida para ninguém. Saiba que muitas pessoas gostariam de estar em seu lugar. Então aproveite esse momento para valorizar as coisas. Se você acha que isso não dá para você, saia e procure algo melhor. As vezes são feitos comentários desnecessários.

  • ana kelly da cruz azevedo

    eu quero sabe como q eu faço para fazer a prova da marinha

  • francismar

    servi uma das forças armadas sempre foi meu sonho,dependentemente de qual seja o sálario…. E a marinha por mais que muitos falem que é ruim,não presta…e essas coisas…mais.
    na verdade quem não presta são as criticas contrária contra ela…
    ser militar é ter honra a bandeira que carega em seu huniforme,respeitar os próximos,ser leal……
    mais infelismente muitos escolhem ser um militar pela ganância do dinheiro do que realmente proteger a baixada brasileira,e quem sofre com tudo isso são as pessoas frágil…..vamos juntos proteger a baixada brasileira gente com orgulho e gara,,o brasil precisa de nós…um abraço.

  • gostaria de saber como fazer para saber o dia e o local da prova do concurso da escola aprendizes- de marinheiro

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Juzedete!
      Você pode conferir a data e os locais de prova neste link:
      https://www.ensino.mar.mil.br/marinha/Locais%20de%20Prova.pdf?id_file=1763
      Abs.

  • vanessa

    ola gostaria de saber o limite de idade para mulheres e altura obrigada….

    • Aprova Concursos

      Olá Vanessa!
      Se for para o curso de Aprendizes e Marinheiros é necessário ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro 2014. Mas há vários concursos para a Marinha. Veja: https://www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/index.html
      Abs.

  • leandro

    Eu li que não existe mais limite de idade para ingressar nas forças armadas e se implicarem com a idade é só entrar com um recurso com um advogado que você pode ingressar lá, sera que está correto isso?

  • leandro

    está até aqui nesse site
    http://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/idade-para-se-tornar-militar-devera-ser-fixada-por-lei-1039694.html

  • yuri xavier

    me responde uma coisa, sou uma pessoa muito estudiosa ! Porém temo a grande quantidade de pessoas a ”Concorrência” deve ser altíssima e isso me deixa com um pouco de medo.. O que você tem a dizer ?

    • Blog Aprova Concursos

      Yuri,
      Prepare-se com dedicação! A concorrência faz parte, temos que aprender a lidar com isso.
      Acalme-se e não desista. Confie em si mesmo e tenha foco em sua preparação.
      Sucesso!

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *