Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Limite de idade para ingresso nas Forças Armadas terá validade até dezembro

Publicado em 29 de junho de 2012 por - 21 Comentários

Limite de idade nos editais volta a valer até 31 de dezembro de 2012

O site de notícias G1 publicou, nesta sexta-feira (29/06), a notícia que a Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, nesta sexta-feira (29/06),  prorrogar até o dia 31 de dezembro o prazo de validade dos editais e regulamentos de concursos das Forças Armadas que limitam a idade para o ingresso na carreira.

Com isso, a AGU consegue garantir a continuidade dos 12 processos seletivos da Marinha e 8 do Exército que estavam paralisados, alegando que a suspensão dos mesmos prejudicaria o andamento do preenchimento de vagas nas Forças Armadas.

Os concursos estavam aguardando a aprovação no Congresso Nacional da nova lei que fixa critérios específicos (como o limite de idade de acordo com cada cargo) conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Após essa decisão, a Presidência da República encaminhou ao Congresso Nacional, em regime de prioridade, os Projetos de Lei nº 2843/2011 e nº 2844/2011 propondo a alteração da Lei nº 11.279/06 sobre os requisitos para ingresso nas carreiras da Marinha e nos cursos de formação de militares do Exército. Os PLCs foram aprovados pela Câmara Federal no dia 14 de junho e encaminhados ao Senado, onde estão sob a análise da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, com parecer do relator favorável à matéria. Ainda não existe previsão para aprovação da lei no Congresso.

Leia mais:
Limite de idade em concursos da Forças Armadas deixará de existir a partir de 2012

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

21 comentários

  • […] Atenção:  O PRAZO PARA O LIMITE DE IDADE NOS EDITAIS FOI PRORROGADO. CONFIRA AQUI. […]

  • […] a publicação da notícia de que o limite de idade para ingresso nas Forças Armadas terá validade até dezembro, a Marinha abriu processo seletivo para 2.200 vagas de […]

  • […] a publicação da notícia de que o limite de idade para ingresso nas Forças Armadas terá validade até dezembro, a Marinha publicou dois editais para os Quadros Complementares da […]

  • […] a publicação da notícia de que o limite de idade para ingresso nas Forças Armadas terá validade até dezembro, a Marinha publicou o edital de abertura do concurso para o Quadro Complementar da […]

  • […] a publicação da notícia de que o limite de idade para ingresso nas Forças Armadas terá validade até dezembro, a Marinha publicou o edital de abertura do concurso para o Quadro Técnido do Corpo Auxiliar da […]

  • daniel

    e mas esse limite de idade ainda ta valendo e prejudicando ate mesmo a propria seguranca nacional caso o brasil entrar em guerra ou ate mesmo outra missao de peso essa porcaria desse limite iria comprometer nossa seguranca e se ha candidatos mais velhos para o cargo nao quer dizer que nao possa exerce lo de maneira eficaz. no brasil ha uma serie de regras para ingresso nas forcas armadas que sao de certo modo obsoletas tudo comeca por uma prova escrita e todo processo seletivo e contra o candidato punindo o de certa forma no seu pscologico , ou seja o vento vai contra nos candidatos se o mesmo usa oculos nao entra , se esta 2 kg acima do peso estabelecido e eliminado e por ai vai, so falta eles colocarem a raca ariana la nos quarteis ha muitas regras e nao ha preocupacao com a seguranca nacional elimina se um candidato por que usa oculos ou porque esta 1 ou 2kg acima do peso normal deixando de colocar um excelente estrategista / militar e colocando um mixiba que tem visao perfeita e muitos musculos e nao sabe nada so esta por que nao sabe fazer outra coisa na vida!nos EUA nem prova existe e entra para as forcas armadas somente os que tem perfil sendo que essa babaquice de limite de idade nem existe la. nao e a toa que sao os melhores e mais fortes do mundo! : eles investem no ser humano! coisa que nessa baderna de brasil nem e expeculado! deixo aqui registrado minha indignacao com essa ignorancia a nivel nacional e que o brasil se foda no caso de uma guerra to nem ai!!!!!!

    • alexandre jose de carvalho

      Cara estou com tigo no BRASIL não tem limite pra se aposentar ,entao porque existe essa porcaria de limite de idade ,o que manda na verdade é condicionamento fisico e psicologico de cada pessoa ou apos 24 anos a gente se torna idoso entao temos que nos aposentar num pais que tudo tem limite ate para trabalhar principalmente nas forças de segurança do nosso PAIS .BOM TEMOS QUE REVER NAS PROXIMAS ELEIÇOES,ANALISAR OS LIMITE DE IDADE DOS NOSSOS GOVERNANTES ;NÃO PODEM ULTRAPASSAREM OS LIMITE DE IDADE NO DIA DA POSSE..

    • Leonardo

      Ola Daniel!!

      Gostei muito do seu comentario! ele está completo.

      Posso passa-lo adiante?

  • gilvan

    concordo plenamente com vcs

  • nenito246

    Na verdade ainda vivemos no dilema do limite de idade em alguns concursos, que na verdade deverian ser de extrema comcorrência, ainda neste século o PRECONCEITO ainda perssiste,mesmo ferindo a constituição.
    Ta na hora de nossos governates penssaren melhor em dar apoio e igualidade a todos sem distinção e sim ver o ser humano como pessoa capaz independente de classe,raça, idade etc… e deixar a hipocresia de distinguir as pessoas e barrar alguém que contribui com seus impostos faz parte da nação e honrra o seu país ..
    Ao finalizar espero que em 2013 essas barreiras estejan vencidadas para termos um Brasil mais humano e fraterno com liberdade e igualidade.

  • LAURO MAIA

    BOM DIA A TODOS! CAROS AMIGOS, VIVEMOS EM UM PAÍS DEMOCRÁTICO MAS INFELIZMENTE POUCOS TEM SEUS DIREITOS E DEVERES GARANTIDOS POR LEI. QUANTO A QUESTAO DE INVIOLABILIDADE DOS DIREITOS DO CIDADÃO NO QUE DIZ QUE O INDIVÍDUO NÃO PODERÁ PARTICIPAR OU ASSUMIR CARGO NAS FORÇAS MILITARES FEDERAIS E ESTADUAIS POR SER CONSIDERADO VELHO? PELO AMOR DE DEUS, ENTÃO QUER DIZER QUE O CIDADÃO COM A IDADE DE 35 OU 40 ANOS OU +, É CONSIDERADO INÚTIL! ENTÃO SE O BRASIL ESTIVER NA EMINÊNCIA DE GUERRA POR ACASO, ESTES VELHINHOS ESTARÃO ISENTOS DE LUTAR PELA PÁTRIA? MEUS AMIGOS, SE SOMOS CAPAZES INTELECTUALMENTE, FISICAMENTE, PSICOLOGICAMENTE E GOZAMOS DE BOA SAÚDE FISIOLÓGICA ENTÃO PORQUE IMPEDIR? SE PRA ELEGERMOS CANDIDATOS NÃO PRECISA DELIMITAR A IDADE TANTO DE QUE OS ELEGE OU ATÉ DE QUEM CONCORRE AS ELEIÇÕES, PARA QUE ESTA TAL DISCRIMINAÇÃO? ENTÃO O MILITAR QUANDO CHEGA AOS 30 OU 45 ANOS É EXCLUÍDO DOS QUADROS CORPORACIONAIS? MEUS AMIGOS E IRMÃOS, PARA QUEM JÁ ESTÁ GARANTIDO É MUITO FÁCIL DIZER QUE OS OUTROS NÃO TEM VEZ. DIGO O SEGUINTE: QUEM TEM O INTERESSE EM FAZER PARTE DE UMA CORPORAÇÃO MILITAR TAIS COMO CORPO DE BOMBEIROS, POLÍCIA MILITAR E OUTRAS MAIS, SABE O QUE QUER. TEM MUITA GENTE BOA, CAPAZ,QUALIFICADA,E CAPAZ QUE EXERCER TAIS ATIVIDADES DE TAL FORMA QUE A SOCIEDADE IRÁ SER BENEFICIADA E GRATA ATRAVÉS DESTE CONSIDERADOS VELHOS E INCAPAZES. VEJO QUE ESTAS NORMAS OU LEGISLAÇÕES POSTAS POR ALGUNS, QUE VAI TOTALMENTE CONTRA A CARTA MAGNA OU LEI MAIOR. SE FALA-SE TANTO EM INCLUSÃO SOCIAL PORQUE DE FATO NÃO É POSTO EM VERDADE? NOSSA GERAÇÃO HOJE É DIFERENTE DE ONTEM!!! HOJE UM QUARENTÃO PODE RENDER E CNTRIBUIR MUITO MAIS PARA O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DESTE NOSSO GRANDIOSO PAÍS. EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL JOAQUIM BENEDITO BARBOSA GOMES SOU UM GRANDE ADMIRADOR DE SEU TRABALHO E DE COMO COM A AJUDA DE DEUS CONSEGUIU CHEGAR ATÉ ONDE CHEGOU. FAMÍLIA POBRE, SOFRIMENTO QUE FOI TRANSFORMADO POR DEUS EM RESPEITO,DIGNIDADE,VITÓRIA E GLÓRIAS DENTRO DESTE MUNDO TÃO CHEIO DE EXCLUSÃO DE DIVERSOS ASPECTOS. MEU CARO AMIGO, DESEJO MUITO SUCESSO E QUE DEUS SEJA SEMPRE SEU GUIA. ABRAÇO!!! MAIA (FORTALEZA-CE).

  • adelci de souza

    LAURO MARIA FAÇO DE SUAS PALAVRAS MINHAS PALAVRAS TAMBÉM, FUI CONDECORADO NO EXERCITO POR DISCIPLINA E BOM COMPORTAMENTO , POIS NA ÉPOCA TENTEI FAZER A PROVA DE SARGENTO DO EXERCITO E NÃO PUDI PORQUE ESTAVA CASADO POIS ESTE ANO COM A QUEBRA DE LIMITE DE IDADE E PRECONCEITO POR SER CASSADO RESOLVI ME INSCREVER COMO SARGENTO TEMPORÁRIO.

  • alessandro

    olá amigos fui cabo do exercito por 07 anos,depois de todos estes anos na força nao posso mais voltar as fileiras porque minha idade estorou, será que por este motivo esqueci todos os treinamentos e não sirvo mais? Espero que um dia posso voltar e rever meus amigos

  • Fabricio

    Para ser sincero e um descaso com o próprio povo, vamos pegar legião estrangeira um dos melhores exercitos do mundo, que aceita pessoas de 17 anos até 40 anos. Esse lançe de pagar para fazer concurso mais parece lavagem de dinheiro, porque para alistar não precisa pagar nada? É nem fazer prova? Engraçado falam de igualdade nãe e atoa que a justiça usa uma venda, pois até ela tem vergonha do nosso país. Para ser sincero tentei fazer o concurso este ano fiz inscrição normalmente, pois tenho 24 anos e lá fala 24 anos fiz tudo certo disseram que minha idade estava no limite ou que minha data de nascimento estava errada. Acho isso tudo um absurdo. Se houve uma guerra, lá mesmo fala na junta do serviço militar que quando todos nós dizem que até 46 anos de idade tu pode ir para frente de batalha, engraçado para fazer concurso precisa ter menos que isso, mas para morrer na guerra não importa e pura HIPOCRISIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!

    Viva a bagunça… É que a hipocrisia continue… Brasil um país de poucos…

  • Luiz Alberto

    Olá amigos, ao ler todos os comentarios, percebo que, a reclamações e até mesmo a indignação de todos com essa tal limite de idade imposta nos concursos publicos, e concordo com todos e estou com voces, gostaria muito de ver o fim dessa tal exigencia, e se alguem souber de alguma informação importante por favor me informe, se houver alguma forma de precionar as autoridades para isso vamos com tudo. Valeu!

  • Moisés

    Será que estou privado de servir a pátria ?
    tenho 21 irei fazer 22 anos , ano que vem , e como vejo concursos como AFA , Escola Naval entre outros só admitem até os 23 anos …
    Eu gostaria muito de dar esse orgulho (principalmente ao meu pai que foi um ex-paraquedista) para mim mesmo !
    Para concursos publicos como TRT e outros do genero , não existe limite de idade ( até porque NÃO HÁ NECESSIDADE de exigir idade) por quê será que com as forças armadas tem de haver esse limite ?
    Ora se são todos VOLUNTÁRIOS , por que privar um cidadão de exercer sua obrigação com a pátria ?
    Na minha cabeça mais vale VOLUNTÁRIOS dispostos a servir do que OBRIGADOS (onde muitos servem ao exercito por serviço obrigatório).
    Se todos quiserem servir …Quem os privará ?
    se 90% do Brasil for militar qual é o problema ?
    Israel serviço MILITAR É OBRIGATÓRIO para homens e mulheres ( 2 anos para os homens e 1 ano para as mulheres) …
    Infelizmente argumentos de que a idade pesa , isso NÃO É ARGUMENTO !
    o que pesa É O CORAÇÃO ! o amor pela Terra onde nasci ! onde quero Honrar a minha pátria MÃE e onde quero mostrar ao meu pai , que ele foi honrado pelo seu filho ! onde todos nós VOLUNTÁRIOS e BRASILEIROS-NATO , JUNTOS SOMOS MAIS FORTES E MANTEREMOS A SOBERÂNIA NA TERRA , ARES E MARES BRASILEIROS !
    Que o Suprema Tribunal Federal ENTENDA …
    Não PRIVE O CIDADÃO DE QUERER CUMPRIR SUA VONTADE E OBRIGAÇÃO COM A NAÇÃO !

  • Elizeu Jose

    Olá Amigos, Li todos os comentários e estou com Vcs, fui Soldado Especialista da Aeronáutica por 6 anos onde prestei concurso, más após esse periodo tive que sair pois o limite máximo de Tempo do Soldado Especialista é 6 anos (mesmo tendo prestado concurso Publico disputando com muita gente), prestei concurso para CB e SGT para então continuar más ficava só na reserva, então quando venceu o meu tempo, tive que deixar as fileiras das Forças Armadas com grande pesar no coração, pois quem já foi Militar e teve que sair por conta do tempo que Excedeu, Sabe que é muito Difícil pois o Amor A Pátria, A Farda, O Patriotismo, A Hierarquia e a Disciplina, a paixão que a gente tem pela força não da para explicar, fazem 6 anos que deixei a Força Aérea, Minha esposa não me conhecia quando Eu era Militar más Ela fala que nunca deixei de ser Soldado, pois o meu comportamento ainda é de Militar das Forças Armadas, Agora vendo essa Noticia, muito me Alegra pois volta a Reacender a Chama do Guerreiro Combatente que existe dentro Mim! Brasil!!! URRAA!

  • alguem me diz tenho 37 anos eu posso a inda servi a policia militar

  • […] a publicação da notícia de que o limite de idade para ingresso nas Forças Armadas terá validade até dezembro, a Marinha abriu processo seletivo para 2.200 vagas de […]

  • […] a publicação da notícia de que o limite de idade para ingresso nas Forças Armadas terá validade até dezembro, a Marinha abriu processo seletivo para 2.200 vagas de […]

  • Os comentários estão fechados.