Jonas Ribeiro já prestou 7 concursos e conquistou um 1º lugar na Petrobras

Nome:
Jonas José Ribeiro

Concurso:
Petrobras 2011

Cargo:
Técnico de Projetos (1º lugar)

 

Conheci o Aprova Concursos através de Pesquisas no Google por videoaulas para concursos.

Já fiz os concursos:
– Petrobras: Para Técnico de Manutenção Junior – Elétrica – Fiz Quatro concursos – Passei em três concursos, sendo que acabei de fazer os exames médicos para contratação do concurso 1/2011 no qual fiquei em sétimo lugar. (Assinarei contrato de trabalho com a Petrobras no dia 03/04/2012- conforme telegrama de convocação para admissão)
– Petrobras: Para Técnico de Projetos, Construções e Montagens Junior – Elétrica – Fiz um concurso e passei em Primeiro lugar (Concurso 02/2011) -Até o momento, não houve convocações.
– Petrobras: Operador (ano de 2008) – Fiz um e fui aprovado, mas Fora do numero de vagas.
– Tribunal de Justiça do Espirito Santo – Analista Judiciário – Apoio – Eletrotécnico – Passei em 50° e eram apenas 09 vagas (2011)
– Cesan – Tecnico em eletrotécnica- Passei em sétimo lugar- Concurso para cadastro de reserva.(2011)
– Assembléia Legislativa do Espirito Santo – Técnico legislativo sênior I – Sonorização e Serviços gerais – Passei em 15° e eram 15 vagas.(Fui convocado para admissão em 02/04/2012.

O que me motivou a fazer o concurso para a Petrobras foram os benefícios oferecidos e a oportunidade seguir carreira.

As provas dos concursos da Petrobras exigem muita capacidade de raciocínio tanto para as provas de Conhecimento especifico como para as de conhecimentos básicos. Isto exige um conhecimento  muito grande dos conceitos cobrados em todas as matérias. Sao 60 questoes para serem resolvidas em 4 horas. Para ter o domínio das questoes é necessario estudar bastante e fazer muitos exercícios.

Dediquei uma media de 5 horas de estudo por dia – fiz uma programação de  estudo procurando otimizar o tempo e me organizar – desta forma eu sabia o que teria que estudar no dia, na semana e no mês (também tinha noção se estava em dia ou atrasado com os estudos). Utilizei as videoaulas do Aprova Concursos para estudar as matérias de conhecimentos básicos (Português e matemática). Com esse apoio no concurso de 01/ 2010  eu acertei todas as questões de portugues (eram 20 questões) e das 20 questões de matemática acertei 16. Para as questões de conhecimentos específicos estudei sozinho utilizando livros e   pesquisando na internet.

A grande dificuldade foi o tempo para estudo pois, a preparação para qualquer concurso exige muita dedicação e compromisso. Em 2010 fui convocado para Trabalhar no Banestes – Banco do Estado do Espirito Santo – como técnico bancário (após aprovação em concurso publico) com isso: minha renda caiu em torno de 20% mas tinha uma carga horaria de trabalho de 6 horas por dia ao invés de 8 horas e a oportunidade de trabalhar próximo a minha casa – com isso ganhei em torno de quatro horas por dia para estudar. Com  foco, organização, compromisso e muito estudo consegui as aprovações citadas anteriormente. A quantidade de matérias a serem estudadas para conhecimentos específicos é muito grande e exige verdadeiro domínio das mesmas- Dediquei mais tempo para estudar as matérias que estava com mais dificuldades.

Minha experiência com as videoaulas do Aprova Concursos foi a melhor possível conforme exposto abaixo:

* Versatilidade: Poder dar pausa e voltar a ver os itens que geraram duvidas.

* Disponibilidade de 24 horas das videoaulas.

* Individualidade: Eu escolho os temas a serem estudados e tempo a ser dedicado para o estudo.

Pretendo obter a formação superior em Engenharia Elétrica – Vou utilizar o curso preparatório  do ENEM do Aprova Concursos e depois farei concurso para nivel superior.

Para quem está estudando e sonha em ingressar na carreira pública:

A primeira dica é o foco. (Definir com clareza qual a área na qual fará o concurso)

A segunda dica é organizar-se – Definir os conceitos que precisa dominar e o tempo a ser dedicado para este estudo.

A terceira dica é aproveitar bem os erros cometidos nas provas para tornar fraquezas ou dificuldades em pontos fortes.

 

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *