Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Jonas Ribeiro: “eu fui aprovado na Petrobras!”

Publicado em 27 de junho de 2012 por - 11 Comentários

Jonas Ribeiro já prestou 7 concursos e conquistou um 1º lugar na Petrobras

Nome:
Jonas José Ribeiro

Concurso:
Petrobras 2011

Cargo:
Técnico de Projetos (1º lugar)

 

Conheci o Aprova Concursos através de Pesquisas no Google por videoaulas para concursos.

Já fiz os concursos:
– Petrobras: Para Técnico de Manutenção Junior – Elétrica – Fiz Quatro concursos – Passei em três concursos, sendo que acabei de fazer os exames médicos para contratação do concurso 1/2011 no qual fiquei em sétimo lugar. (Assinarei contrato de trabalho com a Petrobras no dia 03/04/2012- conforme telegrama de convocação para admissão)
– Petrobras: Para Técnico de Projetos, Construções e Montagens Junior – Elétrica – Fiz um concurso e passei em Primeiro lugar (Concurso 02/2011) -Até o momento, não houve convocações.
– Petrobras: Operador (ano de 2008) – Fiz um e fui aprovado, mas Fora do numero de vagas.
– Tribunal de Justiça do Espirito Santo – Analista Judiciário – Apoio – Eletrotécnico – Passei em 50° e eram apenas 09 vagas (2011)
– Cesan – Tecnico em eletrotécnica- Passei em sétimo lugar- Concurso para cadastro de reserva.(2011)
– Assembléia Legislativa do Espirito Santo – Técnico legislativo sênior I – Sonorização e Serviços gerais – Passei em 15° e eram 15 vagas.(Fui convocado para admissão em 02/04/2012.

O que me motivou a fazer o concurso para a Petrobras foram os benefícios oferecidos e a oportunidade seguir carreira.

As provas dos concursos da Petrobras exigem muita capacidade de raciocínio tanto para as provas de Conhecimento especifico como para as de conhecimentos básicos. Isto exige um conhecimento  muito grande dos conceitos cobrados em todas as matérias. Sao 60 questoes para serem resolvidas em 4 horas. Para ter o domínio das questoes é necessario estudar bastante e fazer muitos exercícios.

Dediquei uma media de 5 horas de estudo por dia – fiz uma programação de  estudo procurando otimizar o tempo e me organizar – desta forma eu sabia o que teria que estudar no dia, na semana e no mês (também tinha noção se estava em dia ou atrasado com os estudos). Utilizei as videoaulas do Aprova Concursos para estudar as matérias de conhecimentos básicos (Português e matemática). Com esse apoio no concurso de 01/ 2010  eu acertei todas as questões de portugues (eram 20 questões) e das 20 questões de matemática acertei 16. Para as questões de conhecimentos específicos estudei sozinho utilizando livros e   pesquisando na internet.

A grande dificuldade foi o tempo para estudo pois, a preparação para qualquer concurso exige muita dedicação e compromisso. Em 2010 fui convocado para Trabalhar no Banestes – Banco do Estado do Espirito Santo – como técnico bancário (após aprovação em concurso publico) com isso: minha renda caiu em torno de 20% mas tinha uma carga horaria de trabalho de 6 horas por dia ao invés de 8 horas e a oportunidade de trabalhar próximo a minha casa – com isso ganhei em torno de quatro horas por dia para estudar. Com  foco, organização, compromisso e muito estudo consegui as aprovações citadas anteriormente. A quantidade de matérias a serem estudadas para conhecimentos específicos é muito grande e exige verdadeiro domínio das mesmas- Dediquei mais tempo para estudar as matérias que estava com mais dificuldades.

Minha experiência com as videoaulas do Aprova Concursos foi a melhor possível conforme exposto abaixo:

* Versatilidade: Poder dar pausa e voltar a ver os itens que geraram duvidas.

* Disponibilidade de 24 horas das videoaulas.

* Individualidade: Eu escolho os temas a serem estudados e tempo a ser dedicado para o estudo.

Pretendo obter a formação superior em Engenharia Elétrica – Vou utilizar o curso preparatório  do ENEM do Aprova Concursos e depois farei concurso para nivel superior.

Para quem está estudando e sonha em ingressar na carreira pública:

A primeira dica é o foco. (Definir com clareza qual a área na qual fará o concurso)

A segunda dica é organizar-se – Definir os conceitos que precisa dominar e o tempo a ser dedicado para este estudo.

A terceira dica é aproveitar bem os erros cometidos nas provas para tornar fraquezas ou dificuldades em pontos fortes.

 

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

11 comentários

  • Iuri Castro

    Parabéns e obrigado pelas dicas!

    • Leonardo Oletic

      BR Distribuidora 2013 -Tec em Operação Jr – Pois é meu amigo, eu já não estudei tanto quanto você, minhas horas diárias ficaram em média entre 2 e 4, fui na mesma estrategia que você mas as video aulas que assiti mais fisica e matematica foram do nerckie vestibulandia(muuuito bom bem didatico e tal) porém eu foquei onde eu tinha maior deficiência, química, no dia da prova (esta tinha somente 3 horas e 30 minutos pra ser feita), fui logo detonando física, acertei todas desta, mas química que não me desce na goela foi minha fraqueza, fiz nas especificas 18 em 30 e na básica das 20 questoes, acertei 16 (gabaritei matemática portugues errei 2 e informática 1) , meu total geral foi de 71% (basica + especifica) será que eu tenho chance de ser chamado pro teste fisico?
      Parabens e grande abraço

      • Cristiano Marques

        Olá Leonardo Oletic, li seu comentário e gostaria de saber se você foi chamado para o teste físico e conseguiu a convocação do seu respectivo processo seletivo. Fiz o concurso de 2015 para Técnico em Operação Júnior – BR Distribuidora, 10 pontos em conhecimentos básicos e 20 pontos em específicas, mas é 1 vaga só, mas aposto no cadastro reserva. Abraço

      • leonardo oletic

        Opa, pro de 2013 não deu, fiquei em 191 e nem fui chamado pro teste físico, mas esse da br distr. de 2015 eu fiz pra tec. em adm e controle jr, fiz 10 nos conhecimentos gerais (10/20) e nas específicas eu fiz 23 (23/30) dessa vez eu acho que vou ficar bem e aposto tb no cadastro de resera!!
        Abração

  • Mouzer Cavalcante

    Amigo me da uma ajuda, qual os livros você usa para matérias especificas? Fico no aguardo e meus parabéns!

  • Francisco Santos

    É mais fácil do que se pensa ser aprovado em um concurso. Um livro pode ajudar mas é dispensável diante de tanto material que existe na internet. Tem que aprender a filtrar o que é bom e o que não é. Já prestei 5 concursos e passei em 3 (Petroquimicasuape em Recife-eletricista senior -12º lugar com 5 vagas e fui chamado mas perdi o telegrama porque estava trabalhando em São Paulo na Sabesp e não tinha ninguém para receber e neste caso como o salário era bom iria mudar-se para Recife, Sabesp 15º lugar para Técnico em Instrumentação com 20 vagas e estava trabalhando até pouco tempo mas sai porque estava foda ir de Jacareí para São Paulo todos os dias, Petrobras 1º lugar para Técnico de projetos elétrica e estou aguardando). A maior curiosidade nisso tudo é que eu não estudei para Petrobras e quase não fui fazer, mas como já tinha estudado para o concurso da Petroquimicasuape 1 ano antes fui, mas não me matei de estudar não. A dica é o seguinte: pegue todos os tópicos do edital com relação a prova de seu cargo, procure apostilas na internet relativos a cada um, estude todos os tópico, procure também exercícios resolvidos na internet relativos a cada um, resolvas os exercícios e confira as respostas, resolva provas de concursos anteriores quantas vezes forem necessário para atingir um bom percentual de acertos. Observação: não precisa se matar de estudar, mas precisa ter disciplina e criar um cronograma de estudos para que você estude todos assuntos até a prova. Nada de inventar desculpas para não cumprir o cronograma do tipo: ter que pagar conta, ir ao supermercado …, porque senão já era. Sigam este conselho e serão recompensados no futuro.

  • Abner Lima

    Olá Jonas gostaria de saber qual o livro comprar conhecimentos específicos para Técnico operador da petrobras, e qual dica vc daria pra quem está começando agora como eu pois estou desempregado?

  • Kelly

    Ola, gostaria de saber se voce comprou alguma apostila especifica

  • Suriel

    Boa tarde

    Prestei esse ultimo concurso da Petrobras distribuidora, para Técnico de administração e controle JR – Onde fiz 17 nos conhecimentos básicos (17/20) e nas específicas eu fiz 23 (23/30). Será que deu??

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *