Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

O passo a passo dos Concursos Públicos

Publicado em 22 de junho de 2012 por - 37 Comentários

 

Você está pensando em ser concurseiro? É assim que é chamada a pessoa que estuda para concursos públicos, na esperança de tornar-se logo um concursado. Em geral para trabalhar na prefeitura, no estado ou governo federal é preciso passar por um processo seletivo. Se você quer conquistar uma vaga, veja aqui as etapas a serem vencidas.

Primeiro reflita sobre quais são os seus objetivos de vida, o que você gosta de fazer e qual carreira quer seguir. Informe-se também sobre as funções exercidas no cargo pelo qual você batalhará, afinal, se tudo der certo, você vai trabalhar durante muito tempo nessa área.

 

Conferindo o edital

Depois, fique ligado nas aberturas de concursos públicos. O edital contém todas as informações para o processo seletivo, ele deve ser publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação. Para estar apto à próxima etapa, você precisa corresponder aos requisitos exigidos nesse documento. Por exemplo, a maioria dos editais exige que o candidato tenha pelo menos 18 anos, esteja com as obrigações eleitorais em dia e, dependendo do cargo, tenha concluído o ensino fundamental, médio ou superior.

 

Preparação para o concurso

Se tudo estiver ok, aí sim você poderá fazer a inscrição, sempre cuidando para não perder o prazo final. É cobrada uma taxa de inscrição que será aplicada nos gastos com as provas. Em alguns casos, o candidato fica isento de pagar a taxa. As regras para isenção podem ser diferentes para cada concurso público, em alguns locais são isentos os doadores de sangue, os desempregados ou as pessoas de baixa renda.

Mas, antes mesmo de se inscrever, você já pode ir estudando para as provas. Pois muitas disciplinas cobradas são as mesmas de concursos passados. Para ir bem numa prova de concurso é preciso entender o que está sendo estudado, decoreba não basta. E geralmente a lista de disciplinas é extensa. Quem passou pelo sufoco, garante: é preciso motivação, organização para administrar o tempo de estudo, manter-se atualizado e estudar muito. Um das opções é estudar pela internet, escolhendo os cursos online oferecidos pelo Aprova Concursos.

 

Dia da prova

No grande dia fique calmo, chegue com antecedência ao local da prova levando apenas o que o edital autoriza. Informe-se quanto aos horários dos ônibus. Se for de carro lembre-se que o trânsito costuma ficar caótico. Depois de tanta preparação, não corra o risco de se atrasar e o pior, perder a prova.

Nos minutos que antecederem a prova, respire tranquilamente. É um ótimo calmante! E na hora de preencher o gabarito tenha concentração, afinal não pode haver rasura.

Se o seu concurso tem prova de redação, lembre-se desta dica: um bom leitor, automaticamente é um bom escritor. E você já tem esses requisitos para escrever bem, pelo fato de a leitura fazer parte de sua rotina de estudos. Mas se você tem dificuldade em escrever, preste atenção na escrita dos textos que você tem lido e procure sempre expor suas ideias de forma clara e cuidando com a gramática.

 

Hora da espera

Depois de vencer todas as etapas, chega a hora da prova de paciência, em que é preciso esperar o resultado. Verifique no edital os prazos de divulgação do gabarito da prova e de interposição de recurso, e faça a conferência assim que houver a divulgação. Não apenas para confirmar o seu êxito, mas também para preparar eventual recurso, caso seja necessário, pois o prazo é curto.

Agora é só torcer para ser classificado. Se você fez um concurso que possui vagas definidas, é mais fácil saber suas reais chances de ser chamado. Se o concurso for para formação de cadastro de reserva, significa que o quadro de funcionários está cheio, não há vagas definidas, e o candidato fica na espera de uma oportunidade para ser convocado.

O importante é trabalhar no que gosta, ir atrás do seu objetivo e jamais desistir.

 

O que faz tantos brasileiros sonharem com uma vaga em concurso público? Entre os maiores atrativos estão a grande estabilidade de carreira e os bons salários. Outras vantagens podem ser conferidas no quadro abaixo:

Vantagens de ser um concursado

Benefícios

Muitos órgãos garantem diversos benefícios, entre eles: auxílio-transporte, auxílio-alimentação, plano de saúde, auxílio-creche, auxílio-maternidade, transporte para os funcionários, férias de trinta dias, 13º salário etc.

Oportunidade para todas as idades

Na carreira pública, normalmente é preciso ter no mínimo 18, e no máximo 69, com exceção de alguns cargos. Dentro desta faixa etária todos têm chances iguais, dando preferência aos mais velhos em alguns casos de desempate.

Deficientes, índios ou afrodescendentes

Para os portadores de deficiência, índios e afrodescendentes o concurso público é uma das principais oportunidades de trabalho, diversos processos seletivos têm vagas destinadas a eles.

Sem experiência anterior

Nos concursos públicos não é necessário ter um currículo recheado de experiências, a única exigência para alguns cargos, são as habilidades específicas.

Aposentadoria

Os servidores têm direito à aposentadoria do mesmo valor que o salário, porém sem alguns auxílios. Mas é uma ótima garantia de estabilidade mesmo depois de pendurar as chuteiras.

 

Desejamos sucesso a você, concurseiro!

Equipe Aprova Concursos

 

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

37 comentários

  • gostaria muito de saber se vcs tem um curso especifico para quem quer presta concurso na area de agente municipal de transito. Aguardo resposta obg.

  • CHARLES ROCHA

    TENHO 57 ANOS E ESTOU TENTANDO PASSAR EM CONCURSO E QUERIA SABER O MELHOR JEITO DE ESTUDAR,POIS NÃO SEI COMO ESTUDAR AS DISCIPLINAS CORRETAMENTE!

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Charles!
      A melhor maneira é escolhendo o concurso que você deseja fazer e começando a estudar por aquelas disciplinas que você tem mais dificuldade. Não há segredo. Tudo depende da sua dedicação.
      Abs.

    • couglan

      cara, vou te dar a letra como faço..
      tenho 25 anos e faz 9 meses q estudo pra concurso.. estou em 1 lugar em um e dois 4 lugares.
      primeiro, vc tem q gostar de estudar.. gostar de aprender.. e aprender a aprender..
      saiu o edital.. eh nele q vc tem q se basear, ele nao podem cobrar nada além daquilo q está no edital..
      hj em dia, acho eu, que eh mt mais fácil de estudar pois td q vc necessita tem na net.. aulas de port e mat no youtube e conhecimentos especificos no google.. estudou o edital inteiro, cabo a rabo, pode ter certeza entre os 10% vc ja vai ta garantido.. sei que estudar o q nao gostamos eh complicado.. mas faz parte.. a inércia de nao estudar eh grande (como meu caso agora) heuaheaiuh.. havia epocas q eu estudava 12 horas por dia.. mas como faz tempo q estudo tenho dominio amplo da gramatica e nao preciso mais estudar o port, apenas revisar no meus resumos.. estudar eh importante, 90% da tua vaga ta ae.. mas a experiencia adquirida em outros concursos tbem eh (tens que ter uma estratégia para fazer a prova), alem claro da paciencia de ler uma prova inteira e de raciocinar mt naquelas questoes q vc nao sabe.. acho que 90% das pessoas q passam num concurso ficam entre as 3 ultimas a sair, quem sai antes.. nao tem mta chance.. tem preguiça de ler, de pensar.. espero ter ajudado.. uma coisa eh certa.. se vc nao estudar o edital suas chances sao menores q 1%.. desculpe minha falta de coloquialidade.. eh um texto informal! boa sorte ae!! qualquer coisa manda email ae q posso te passar uns links de aulas bem massa!! depois eh soh correr pro abraço!

      • Paula

        Que engraçado couglan, com este linguajar conseguir um 1º colocado e dois 4º lugares.. Interessante..

      • Frederico

        Olá Couglan, vc pode me enviar os links de aulas também?

      • Cleonice

        olá Couglan, gostaria que vc me enviasse alguns links de aulas para concursos.
        meu email é cleoniceal@hotmail.com

      • Polyanna

        Também queria os links das aulas se possível.

      • Maria José d Almeida Silva

        Olá , muito sucesso nessa nova etapa!

        Se possível manda alguns links para concursos , um grande abraço!

        At,

        Maria josé

      • iliane preuss

        ola Coglan , já fiz vario concursos e para mim sempre falta alguma coisa pois nao consegui passar , vc pode me enviar algum material que vc tenha para que posso estar estudando.
        Tentei concurso para professora é nao consegui , por favor me ajude.
        at iliane

      • Olá Couglan,
        estou a um ano estudando para concurso público e saiu agora edital para o TRE/MG.
        Gostaria de saber como vc divide em tão pouco tempo todo o material do edital para estudo de forma a conseguir ver todo o conteúdo. A prova será em abril/2013.
        Gostaria também de receber links de aulas de português e noções de informática.
        Obrigada e sucesso em sua jornada.
        Atenciosamente, Maria de Lourdes

      • Lidiane

        Tambem gostaria de saber os links,,,,Obrigada… 🙂

      • Juarez

        passa os links ai couglan: jcoutoj@hotmail.com. Valeu.

      • Júlia Prestes

        Muito bom o comentário!! Já me ajudou muito e me incentivou bastante a estudar.

  • Olá amigos me escrevi para concurso em administração da UFS de Lagarto, já fiz vários concursos até hoje não conseguir entrar, mesmo sabendo que concurso agente faz até passar, eu tenho uma pergunta, será que estou estudando de forma desorganizada? o que falta para que eu possa conseguir?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Lenno!
      O ideal é que você faça uma análise de como está estudando para tentar identificar seus erros e tentar corrigi-los. Nossa sugestão é que você pegue as provas que já realizou e verifique quais as matérias em que você não se saiu bem. A partir disso, você sabe que precisa estudar mais estes conteúdos. Elaborar um cronograma de estudos também é importante para que você possa ter disciplina e seguir os horários que se propôs a estudar.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Abs.

  • karen

    Gostaria de saber quais matérias caem na prova da fundação educacional???

  • Olá Blog Aprova Concursos!

    Comprei um pacote preparatório para um concurso aqui no site mesmo, é sensacional!

    Só estou tendo uma grande dificuldade e queria a opinião de vocês, nas aulas o foco é estudar o dia todo mas eu trabalho 8 horas por dia, como faço para me organizar?O pacote preparatório dura 3 meses, se encerra no dia 09/11/2012 e a prova é dia 18/11/2012.

    Qual é o ideal para eu ter chances de passar na prova?É meu primeiro concurso.

    Obrigada!

    • Blog Aprova Concursos

      Michele!
      Ficamos muito contentes que esteja gostando do nosso curso!
      Sobre a quantidade de horas de estudo, o ideal é que você crie o seu próprio cronograma de estudos. Nesse vídeo damos algumas sugestões: http://youtu.be/kkXgXKGo7uw
      Lembre-se que quanto mais tempo por dia você estudar, melhor. Mas é preciso também ter um tempo adequado de sono, de alimentação e de exercícios físicos.
      Como o acesso ao seu curso termina alguns dias antes da prova, você pode salvar as apostilas e nestes dias que antecedem o exame, fazer uma revisão e estudar o que ainda sente mais dificuldades.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Bons estudos!
      Abs.

  • joseli

    ola gostaria mt de fazer o concurso da pmmg me ajudem qdo saira o edital onde procuro como faço???????sao tantas duvidas rs brigada

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Joseli!
      Este concurso ainda está previsto, mas sem datas definidas. Se você quiser saber mais informações, acesse este link com o nosso curso preparatório baseado no edital do concurso anterior: http://www.aprovaconcursos.com.br/concurso/pm-mg-policia-militar-minas-gerais-soldado/
      Assim que tivermos notícias publicaremos em nosso blog.
      Abs

  • Passei num concurso há 1 ano e ainda não fui convocada, como proceder?

    • Blog Aprova Concursos

      Oá Olinderge!
      A primeira coisa que você deve fazer é ler o edital para verificar o prazo de validade do concurso e também ver se ele foi prorrogado.
      Depois, você precisa saber se foi aprovada dentro do número de vagas ou se o concurso era para a formação de cadastro de reserva. Em caso de cadastro de reserva, não há garantia de nomeação.
      Abs.

  • Nádia Letícia Rosa de Lima

    Oi pessoal,
    Como fazer para manter a motivação e concentração para estudar?
    Gosto de estudar português e específicos… mas já fui reprovada em dois concursos por conta da informática e atualidades… Isso me desanimou e passei 3 anos sem prestar mais nenhum, contudo agora voltei com mais garra e determinação, mas confesso que às vezes deixo a informática de lado, pq não gosto da matéria. Alguém tem alguma dica para me dar?

  • Ricardo Gonçalves

    Boa tarde a todos.
    Comprei o curso para Agente Policial da Polícia Civil de SP, gostei muito da forma que os videos são dispostos, do material impresso e do atendimento que venho recebendo. Gostaria de deixar uma sugestão com relação aos videos das disciplinas que se baseiam em leis. Por se tratar de material em seu todo oral o acompanhamento fica complicado, mesmo que seja feita a impressão do material escrito. Seria legal se o professor do curso utilizasse questões de prova para explicar o texto em si. Vou dar um exemplo usando o curso que comprei. Na vídeo aula de Criminologia achei o conteúdo muito despejado, explicando melhor, o professor despejou o conteúdo, sendo necessário parar o vídeo e voltar para poder entender melhor, se fosse utilizado questões anteriores de concursos seria na minha opinião mais fácil a compreensão. Mas não quero dizer com minha opinião que o curso seja ruim, longe de mim, é ótimo, estou aprendendo muito e espero em breve postar aqui que fui aprovado para Agente Policial. Venho prestando concursos para a Policia Civil de SP há alguns anos e agora depois de conhecer o site do Aprova e ver a qualidade do trabalho prestado tenho certeza que minhas chances melhoraram muito..Parabéns aos professores e idealizadores do site Aprova. Grande abraço a todos..Boa sorte e nunca desistam de seus sonhos.

  • janete santos moreira

    ola pessoal tenho algumas dificuldade com gramatica me ajudem tbm couglam

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Janete. Para sanar suas dúvidas sobre gramática, sugerimos que conheça o nosso curso online de Língua Portuguesa: http://www.aprovaconcursos.com.br/concurso/disciplina-lingua-portuguesa-geral/.
      Abs

  • willames sales da silva

    Eu tenho 18 anos mais ainda não terminei o ensino fundamental, estou atualmente no 9º ano, tenho chace de termina o ensino médio e conseguir fazer um concurso?
    Eu sei que o preço depende do curso, mais quais são os preços dos cursos?
    Existe concursos a noite?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Williames!
      Você pode sim fazer concursos públicos sem ter terminado os estudos. Mas se for aprovado em algum concurso, precisará apresentar o certificado de conclusão.
      Existem concursos para nível fundamental. Procure sempre no edital a escolaridade exigida.
      Os nossos cursos são todos pela internet, então você estudar de casa no horário que quiser, inclusive nos finais de semana.
      Conheça os cursos: http://www.aprovaconcursos.com.br
      Abs.

  • willames sales da silva

    Se eu fazer um supletivo para terminar o ensino fundamental, da algum problema na hora de fazer um concurso?
    Eu sei que depende do curso, mais quanto tempo demora para termina um concurso mais ou menos?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Willames!
      Não há nenhum problema em concluir o ensino fundamental por meio de supletivo.
      Os concursos tem prazo de conclusão bem variados.
      Abs.

  • willames sales da silva

    Assim que termina o concurso a pessoal vai diretamente para o emprego ou não?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Willames!
      Depende do tipo de concurso. Alguns concursos são para cadastro de reserva e o aprovado fica em uma lista esperando uma vaga ser aberta. Quando não é para cadastro de reserva geralmente a convocação é mais rápida. Mas não há prazo definido.
      Abs.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *