Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Enem 2012 – Guia para quem vai fazer concursos

Publicado em 29 de maio de 2012 por - 7 Comentários

Curso preparatório completo para o Enem 2012:

Os candidatos devem se inscrever pelo site do Inep a partir do dia 28 de maio até 15 de junho. As provas acontecem nos dias 3 e 4 de novembro.

As inscrições para o Enem 2012 vão até o dia 15 de junho.

Você pode estar se perguntando por que uma prova normalmente feita por adolescentes que querem entrar em uma universidade é importante também para quem vai fazer concurso.

Aqui no blog do Aprova apresentamos concursos de todos os níveis, Fundamental, Médio e Superior, e o Enem é uma das formas mais práticas hoje em dia para obter o certificado do Ensino Médio.

Qualquer pessoa com mais de 18 anos até o dia 3 de novembro pode se inscrever na edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para obter o diploma do Ensino Médio e concorrer a melhores vagas em concursos locais e nacionais.

Acompanhe o passo a passo:

  1. Os candidatos devem acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para fazer a inscrição, que custa de R$ 35. Quem quiser tentar isenção da taxa, precisa de uma declaração dizendo que pertence à família de baixa renda.
  2. No ato da inscrição o candidato deve indicar que não concluiu o Ensino Médio e que pretende usar o Enem para obter o certificado. Deve indicar também qual a instituição certificadora mais próxima de sua residência (Secretaria da Educação ou Instituto Federal de Educação) onde pretende dar entrada ao processo de certificação.
  3. Fazer o pagamento da taxa de inscrição até dia 15 de junho.
  4. Estudar, estudar e estudar! Confira o nosso Preparatório Completo para o Enem 2012.
  5. Receber o cartão de confirmação de inscrição que será enviado até o dia 26 de outubro. Nele irá constar o número da inscrição, data, hora, local de realização das provas, opção de língua estrangeira (Espanhol ou Inglês) e a solicitação de certificação do ensino médio. Também é possível imprimir o cartão pelo site do Inep.
  6. Fazer as provas do Enem nos dias 3 e 4 de novembro. Serão quatro provas, duas em cada dia, com 45 questões cada uma e a redação, que será no segundo dia. Os candidatos terão 5h30 para realizarem todas as questões.
  7. Aguardar o resultado individual do Enem, previsto para dia 28 de dezembro. Com o resultado em mãos ir até a instituição certificadora para solicitar a emissão do certificado do Ensino Médio.

Importante: Para obtenção do certificado você precisa obter 400 ou mais pontos em cada uma das 4 provas e 500 ou mais pontos na redação. Não é o Inep ou o Enem que emitem o certificado, não é um processo automático, é você com as notas individuais e seus documentos que precisar solicitar o diploma.

Mais informações no site do Enem-Inep: www.enem.inep.gov.br/

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

7 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *