Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Gabarito concurso Petrobras 2012 – Língua Portuguesa – comentado

Publicado em 7 de maio de 2012 por - 12 Comentários

O Aprova Concursos reuniu uma super equipe de professores para comentar e corrigir algumas questões do Concurso da Petrobras 2012, cargo de advogado júnior. Aproveite para revisar a sua prova e conferir os comentários dos professores sobre cada questão.

Confira abaixo o gabarito extra-oficial de Língua Portuguesa da prova de advogado júnior do Concurso da Petrobras2012, comentado pelo professor França:

 

 

Questão 01

Resposta: B

É a que mais se aproxima, pois a linguagem é plural na sua forma de comunicação, como ela é apresentada pelo texto.

 

Questão 02

Resposta: B

A busca de uma desculpa no texto I e a citação ao professor Góis no texto II justifica a resposta.

 

Questão 03

Resposta: D

Pois foge aos padrões da língua, principalmente no que diz respeito às regras, ás leis que a regem.

 

Questão 04

Resposta: D

Pois a palavra paralisação foi escrita de forma correta e a expressão há cerca de foi empregada corretamente, pois indica tempo decorrido passado.

 

Questão 05

Resposta: A

Pois o verbo esquecer na sua forma pronominal é transitivo indireto e rege a preposição DE.

Na letra B a forma correta é  Os professores avisaram os alunos da prova, pois o verbo avisar requer um objeto direto e outro indireto.

Na C é Deve-se obedecer ao português padrão. Pois o verbo obedecer é transitivo indireto e rege preposição A.

Na D Assistimos a uma aula brilhante. Pois o verbo assistir no sentido de ver e presenciar é transitivo indireto e rege preposição A.

E na E Todos aspiram ao término do curso. Pois o verbo aspirar, no sentido de almejar e desejar, é transitivo indireto e rege preposição A.

 

Questão 06

Resposta: E

Na letra A Necessita-se de muito estudo para a realização das provas. É voz ativa.

Na letra B É-se bastante exigente com Língua portuguesa nesta escola. É voz ativa

Na letra C Vive-se sempre em busca de melhores oportunidades. É voz ativa.

Na letra D Acredita-se na possibilidade de superação do aluno. É voz ativa.

Na letra E, que é a resposta correta, Criou-se um método de estudo diferente no curso. É também voz passiva pronominal.

 

Questão 07

Resposta: C

Na A o correto é Houve muitos acertos naquela prova. Pois o verbo haver é  impessoal e não tem sujeito, portanto deve ficar no singular.

Na B o correto é Existiam poucos alunos com dúvidas na sala. Pois o sujeito ( poucos alunos) está no plural e por isso o verbo existir tem que ficar no plural.

Na C o verbo ocorrer foi flexionado de forma correta pois o seu sujeito ( poucas dúvidas) está no plural Ocorreram poucas dúvidas sobre a matéria.

Na D o correto é  Deve haver muitos aprovados este ano. Pois o verbo haver é impessoal e transfere a impessoalidade para seu verbo auxiliar, tendo que ficar no singular.

Na E o correto é Vai fazer dois anos que estudei a matéria. Pois o verbo fazer é impessoal e transfere a impessoalidade para seu verbo auxiliar, tendo que ficar no singular.

 

Questão 08

Resposta: C

A forma correta é Assim que dispusermos do gabarito, saberemos o resultado. Futuro do subjuntivo do verbo dispor.

 

Questão 09

Resposta: C

Forma correta é Os grevistas  sabiam  o  porquê (substantivo pois está acompanhado de artigo, daí deve ser acentuada, pois é uma palavra oxítona terminada em E) da  greve,  mas  não entendiam por que (separado e sem acento, por ser a preposição POR mais pronome interrogativo QUE) havia tanta repressão.

 

Questão 10


Resposta: E

Na A o correto é Na reunião, houve muitos imprevistos. Pois o verbo haver é  impessoal e não tem sujeito, portanto deve ficar no singular.

Na B o certo é Estranharam-se as mudanças na empresa. Pois o sujeito as mudanças está no plural.

Na C o certo é Deve fazer cinco meses que não o vejo. Pois o verbo fazer é impessoal e transfere a impessoalidade para seu verbo auxiliar, tendo que ficar no singular.

Na D o correto é Precisa-se de vendedores nesta loja. Pois não se pode saber qual é o sujeito, estando ele indeterminado, por isso verbo no singular.

A E está correta Pensou-se muito nas sugestões dos funcionários. Pois não se pode saber qual é o sujeito, estando ele indeterminado, por isso verbo no singular.

Professor França



Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

12 comentários

  • Karina

    Boa tarde,

    Seria possível a resolulção da prova de inglês?

    Obrigada!

    • Blog Aprova Concursos

      Olá, Karina!
      O gabarito comentado da prova de Inglês está aqui: http://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2012/05/07/gabarito-concurso-petrobras-2012-%E2%80%93-lingua-inglesa-%E2%80%93-comentado/
      Abs

  • li

    Excelente correção , compreendi onde errei e agora posso acertar!

  • Alceu de Carvalho

    Ola pessoal, muito importante o trabalho de vcs para que pretende fzr futuros Concursos da Petrobras. Será que alguém tem toda a prova de Administrador Junior Corrigida e comentada!?

    Atenciosamente,

    Alceu de Carvalho.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Alceu!
      Obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudá-los nos estudos. Mas infelizmente não temos as questões corrigidas deste cargo.
      Att

  • Sadamar

    Gostei e concordo com sua respostas.
    Profª Sadamar Campestre

  • Delni Agostinho Lima

    Olá boa noite eu vou me escrever na petrobras é o meu sonho passar nesse concurso, eu quero fazer logistica junior qual é os assunto que vai cair é técnico .

  • Delni Agostinho Lima

    Olá bom dia, eu vou me inscrever nesse concurso da petrobras para o técnico de logistica de transporte júnior controle, e gostaria de saber como eu faço para obter o assunto que que eu possa estudar ou eu gostaria de comprar um livro eu por enquanto eu já comecei estudar pela a última prova que ocorreu em 2012.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá, Delni.
      Veja também o curso que oferecemos para este cargo:
      http://www.aprovaconcursos.com.br/cursos-aprova-premium/sgc-petrobras-tecnico-de-logistica-de-transporte-controle-intensivao/

      Segue abaixo o conteúdo programático:
      CONHECIMENTOS BÁSICOS – CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

      LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Acentuação/crase. 3. Ortografia (com fundamentação no novo acordo ortográfico). 4. Sintaxe: Concordância (nominal e verbal). Regência (verbal e nominal). 5. Semântica (sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos). 6. Estrutura e processo de formação das palavras. 7. Estilística: fenômenos expressivos nos campos fônico, morfológico e semântico. 8. Classes das palavras e suas funções sintáticas.

      MATEMÁTICA: 1. Teoria dos Conjuntos. Conjuntos Numéricos. Relações. Funções e Equações Polinomiais e Transcendentais (exponenciais, logarítmicas e trigonométricas). 2. Análise Combinatória, Progressão Aritmética, Progressão Geométrica e Probabilidade Básica. 3. Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares. 4. Geometria Plana: Áreas e Perímetros. 5. Geometria Espacial: Áreas e Volumes. 6. Estatística Básica. 7. Noções Básicas de Matemática Financeira. 8. Aritmética.

      Conhecimentos específicos:
      BLOCO 1: Movimentação de cargas e produtos perigosos: produtos perigosos, explosivos, gases, líquidos inflamáveis, sólidos ou substâncias inflamáveis, substâncias oxidantes, substâncias tóxicas, infectantes e irritantes, substâncias radioativas, corrosivos, substâncias perigosas diversas, legislação de transporte terrestre de produtos perigosos. Equipamentos de transporte e movimentação de cargas: carretas, caminhões, guindastes, guindautos, empilhadeiras, tratores, escavadeiras, pórticos rolantes, pontes rolantes, guinchos, talhas. Noções de sistemas de transporte aquaviário e aéreo. Noções de logística empresarial e cadeia de suprimentos.
      BLOCO 2: Prevenção de Incêndios: conceito de fogo, triângulo de fogo, formas de ignição, classificação de incêndios, tipos de aparelhos extintores, agentes extintores, escolha, manuseio e aplicação dos agentes extintores.
      BLOCO 3: Tráfego urbano: hierarquização funcional das vias, teoria do fluxo de tráfego, capacidade e desempenho em sistemas expressos, capacidade e desempenho em interseções semaforizadas e não semaforizadas, segurança no trânsito e segurança viária.

      Informações retiradas do edital.

      Abs!

  • Dinilton

    Amigo, gostaria de saber se todas as respostas das questões de português publicada acima estão corretas. Porque as respostas do gabarito desta prova que tenho não estão de acordo me deixando com muitas dúvidas.

    Obrigado

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Dinilton

      Você pode ver informações sobre este concurso no site da organizadora, segue o link: http://www.cesgranrio.org.br/concursos/evento.aspx?id=petrobras0112

      Abs.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *