O Aprova Concursos reuniu uma super equipe de professores para comentar e corrigir questões do Concurso da Polícia Federal 2012, cargo de agente. Aproveite para revisar a sua prova e conferir os comentários dos professores sobre cada questão.

Confira o gabarito extra-oficial da prova de Agente do Concurso da Polícia Federal 2012, comentado pelo professor Marcio Hollweg:

Olá pessoal, Neste último domingo (06 de Maio) tivemos a aplicação da prova da Polícia Federal, organizada pela CESPE/UNB. Foram 14 questões de informática. Vamos aos comentários da prova de Agente da Polícia Federal

Questão 27

Resposta: Certo
Comentários: Seguindo o padrão CESPE, esta cobrança envolve vários questionamentos e é claro para que a questão esteja correta, todos devem estar certos. 1 – O uso de dispositivo Bluetooth em portas USB necessita de driver especial do Sistema Operacional: Correto, a princípio qualquer dispositivo necessita de um driver para seu reconhecimento perante o sistema operacional e dependendo de suas características, um driver específico. 2 – Em termos de funcionalidade, esse driver equivale ao de uma interface de rede sem fio (Wireless LAN): Correto, observe que não estamos afirmando que será o mesmo driver e sim que em razão de ambos os dispositivos trabalharem conexão sem fio os driver podem se equiparar com relação a funcionalidade. 3 – ambas as tecnologias trabalham com mesmo tipo de endereço físico. Correto, observe que no enunciado a banca fala sobre o mesmo tipo e não o mesmo endereço, sim porque cada dispositivo possuí um endereço MAC único.

Questão 28

Resposta: Certo
Comentários: Questão básica cobrando a função soma e o uso de dois pontos (:) para identificar um intervalo contínuo de células (B2 até B16).

Questão 29

Resposta: Errado
Comentários: Ao se clicar diretamente no botão o usuário não poderá escolher a unidade monetária desejada, para tanto este deverá clicar no triângulo que aparece ao lado do botão, ou como a própria CESPE costuma cobrar em suas provas “ usar as funcionalidades do botão”.

Questão 30

Resposta: Errado
Comentários: O sistema operacional em questão pode até ser o Windows 7, na verdade não há nada que confirme ou negue esta possibilidade, já que o Windows 7 usa como padrão o sistema de arquivamento NTFS. Apesar do Windows 7 também administrar unidades formatadas no padrão FAT 32 este não é o seu padrão.

Questão 31

Resposta: Errado
Comentários: De maneira alguma a limpeza de disco tem a funcionalidade de detectar e/ou remover vírus do sistema, isto seria papel de um programa antivírus e junto ao Sistema Operacional (independente de versão), não vem nenhum antivírus.

Questão 32

Resposta: Certo
Comentários: O uso do protocolo HTTPS é necessário para uma série de aplicações que exigem uma conexão segura, este protocolo possibilita esta segurança através de processos de criptografia e certificações digitais, nada mais obvio que os navegadores atuais deem suporte a este protocolo.

Questão 33

Resposta: Errado
Comentários: Atualmente a maioria dos navegadores permite o uso de certificados digitais com tamanhos superiores a 1.024 bits, o tamanho da chave indica o nível de segurança aplicado, chaves maiores geram uma segurança maior na criptografia.

Questão 34

Resposta: Certo

 

Questão 35

Resposta: Certo
Comentários: Achei uma cobrança um pouco infeliz por parte da banca, já que os dois conectores são muito semelhantes e com base na foto fica difícil para o aluno identificar a diferença entre os dois conectores.


Questão 36

Resposta: Errado
Comentários: O objetivo do TCP é viabilizar o acesso a Internet, já o fato de a Internet ser a principal forma de contaminação não pode ser atribuída ao uso protocolo TCP. Devemos considerar também que o firewall não age como antivírus e sim como controlador de trafego.

Questão 37

Resposta: Errado
Comentários: Esta questão possui vários pequenos erros, entre eles o de que a conexão UDP não usa a porta 21 e sim a porta 53 (21 – transferência de arquivos – FTP), outro erro bem fácil de identificar é que se o firewall está desligado, o sistema não irá tomar a iniciativa de ativa-lo para avaliar a solicitação de conexão.

Questão 38

Resposta: Certo
Comentários: Se digitarmos um novo nome na caixa de texto  este será tratado para substituir o nome atual após clicarmos em OK.

Questão 39 Resposta: Certo
Comentários: Apesar destas informações já se encontraremna guia GERAL, também irão aparecer na huia DETALHES.

Questão 40 Resposta: Errado
Comentários: O atributo arquivo oculto geralmente está associado a arquivos de sistema, sua função é ocultar estes arquivos do usuário para que este não se sinta tentado a renomear ou alterar tais arquivos, rsrsrsrs…. Porém não faz sentido tornar eles inacessíveis a programas antivírus.


Então era isto pessoal, a prova se apresentou mais fácil do que esperavamos, algumas questões com um certo nível de complexidade (27 e 33) outras perigosas (34, 35 e 39), mas de forma geral uma prova bem acessível. Acredito que o saldo aqui tenha ficado em 11 ou 12 de um total de 14 pontos.

Lembrando que este é um gabarito extraoficial, mas pelo estilo da cobrança não vejo nenhuma polêmica neste gabarito.

Quero aproveitar para deixar meus parabéns a todos que prestaram este concurso, que mostraram que com muito empenho e dedicação mesmo em um curto espaço de tempo pode-se obter uma boa preparação.

Um forte abraço, Professor Marcio Hollweg

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *