Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Gabarito Polícia Federal 2012 – Informática – comentado

Publicado em 7 de maio de 2012 por - 44 Comentários

O Aprova Concursos reuniu uma super equipe de professores para comentar e corrigir questões do Concurso da Polícia Federal 2012, cargo de agente. Aproveite para revisar a sua prova e conferir os comentários dos professores sobre cada questão.

Confira o gabarito extra-oficial da prova de Agente do Concurso da Polícia Federal 2012, comentado pelo professor Marcio Hollweg:

Olá pessoal, Neste último domingo (06 de Maio) tivemos a aplicação da prova da Polícia Federal, organizada pela CESPE/UNB. Foram 14 questões de informática. Vamos aos comentários da prova de Agente da Polícia Federal

Questão 27

Resposta: Certo
Comentários: Seguindo o padrão CESPE, esta cobrança envolve vários questionamentos e é claro para que a questão esteja correta, todos devem estar certos. 1 – O uso de dispositivo Bluetooth em portas USB necessita de driver especial do Sistema Operacional: Correto, a princípio qualquer dispositivo necessita de um driver para seu reconhecimento perante o sistema operacional e dependendo de suas características, um driver específico. 2 – Em termos de funcionalidade, esse driver equivale ao de uma interface de rede sem fio (Wireless LAN): Correto, observe que não estamos afirmando que será o mesmo driver e sim que em razão de ambos os dispositivos trabalharem conexão sem fio os driver podem se equiparar com relação a funcionalidade. 3 – ambas as tecnologias trabalham com mesmo tipo de endereço físico. Correto, observe que no enunciado a banca fala sobre o mesmo tipo e não o mesmo endereço, sim porque cada dispositivo possuí um endereço MAC único.

Questão 28

Resposta: Certo
Comentários: Questão básica cobrando a função soma e o uso de dois pontos (:) para identificar um intervalo contínuo de células (B2 até B16).

Questão 29

Resposta: Errado
Comentários: Ao se clicar diretamente no botão o usuário não poderá escolher a unidade monetária desejada, para tanto este deverá clicar no triângulo que aparece ao lado do botão, ou como a própria CESPE costuma cobrar em suas provas “ usar as funcionalidades do botão”.

Questão 30

Resposta: Errado
Comentários: O sistema operacional em questão pode até ser o Windows 7, na verdade não há nada que confirme ou negue esta possibilidade, já que o Windows 7 usa como padrão o sistema de arquivamento NTFS. Apesar do Windows 7 também administrar unidades formatadas no padrão FAT 32 este não é o seu padrão.

Questão 31

Resposta: Errado
Comentários: De maneira alguma a limpeza de disco tem a funcionalidade de detectar e/ou remover vírus do sistema, isto seria papel de um programa antivírus e junto ao Sistema Operacional (independente de versão), não vem nenhum antivírus.

Questão 32

Resposta: Certo
Comentários: O uso do protocolo HTTPS é necessário para uma série de aplicações que exigem uma conexão segura, este protocolo possibilita esta segurança através de processos de criptografia e certificações digitais, nada mais obvio que os navegadores atuais deem suporte a este protocolo.

Questão 33

Resposta: Errado
Comentários: Atualmente a maioria dos navegadores permite o uso de certificados digitais com tamanhos superiores a 1.024 bits, o tamanho da chave indica o nível de segurança aplicado, chaves maiores geram uma segurança maior na criptografia.

Questão 34

Resposta: Certo

 

Questão 35

Resposta: Certo
Comentários: Achei uma cobrança um pouco infeliz por parte da banca, já que os dois conectores são muito semelhantes e com base na foto fica difícil para o aluno identificar a diferença entre os dois conectores.


Questão 36

Resposta: Errado
Comentários: O objetivo do TCP é viabilizar o acesso a Internet, já o fato de a Internet ser a principal forma de contaminação não pode ser atribuída ao uso protocolo TCP. Devemos considerar também que o firewall não age como antivírus e sim como controlador de trafego.

Questão 37

Resposta: Errado
Comentários: Esta questão possui vários pequenos erros, entre eles o de que a conexão UDP não usa a porta 21 e sim a porta 53 (21 – transferência de arquivos – FTP), outro erro bem fácil de identificar é que se o firewall está desligado, o sistema não irá tomar a iniciativa de ativa-lo para avaliar a solicitação de conexão.

Questão 38

Resposta: Certo
Comentários: Se digitarmos um novo nome na caixa de texto  este será tratado para substituir o nome atual após clicarmos em OK.

Questão 39 Resposta: Certo
Comentários: Apesar destas informações já se encontraremna guia GERAL, também irão aparecer na huia DETALHES.

Questão 40 Resposta: Errado
Comentários: O atributo arquivo oculto geralmente está associado a arquivos de sistema, sua função é ocultar estes arquivos do usuário para que este não se sinta tentado a renomear ou alterar tais arquivos, rsrsrsrs…. Porém não faz sentido tornar eles inacessíveis a programas antivírus.


Então era isto pessoal, a prova se apresentou mais fácil do que esperavamos, algumas questões com um certo nível de complexidade (27 e 33) outras perigosas (34, 35 e 39), mas de forma geral uma prova bem acessível. Acredito que o saldo aqui tenha ficado em 11 ou 12 de um total de 14 pontos.

Lembrando que este é um gabarito extraoficial, mas pelo estilo da cobrança não vejo nenhuma polêmica neste gabarito.

Quero aproveitar para deixar meus parabéns a todos que prestaram este concurso, que mostraram que com muito empenho e dedicação mesmo em um curto espaço de tempo pode-se obter uma boa preparação.

Um forte abraço, Professor Marcio Hollweg


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

44 comentários

  • Rodrigo

    Muito bom o gabarito extra oficial, mas surgiu uma dúvida quanto à questão 38, pois, acredito que seja ERRADA, pois, além de clicar no botão OK após feito procedimento de mudança de nome, deve-se clicar em APLICAR para assim a modificação tornar-se válida. Pelo menos foi o que eu marquei, seguindo esse raciocínio. Alguém tem alguma opinião a respeito?
    Abraço

    • Angela

      Eu também fiquei em dúvida nesta questão, mas fiz o teste e não é necessário clicar em APLICAR para fazer a alteração no nome do arquivo. Basta clicar em ok que será feito. Infelizmente errei essa questão….

      • Leandro

        Marquei como errado pelo fato da questão dizer que ele pode alterar da forma que quiser. Não há restrição nenhuma de símbolos, número de palavras para nomear o arquivo, entre outros?

      • mARCOS

        Vcs estão Errado,chegue tb a pensar nisso fazendo a prova, mas vocês já fizeram esse teste no pc? Pensei q ia me dar mto bem em informatica errei a do Bluetooth a da planilha do excel, pensei q nao escrevia SOMA, além de errar ainda vai anular 2 certas :/

    • Thiago Calixto

      Além disso, penso que há outro fator que torna a questão errada. Note-se que o documento está no ARQUIVO MORTO, ou seja, na lixeira. Com isso, não basta alterar o nome do arquivo, seria preciso primeiro RESTAURÁ-LO, para depois modificar o nome. inclusive tentei fazer o procedimento indicado na questão com um arquivo em PDF que estava na lixeira e não é possível alterar o nome. Alguém concorda?

    • Guilherme Duarte

      Em relação à questão 38 já citada, vale-se lembrar que não é explicitamente necessário aplicar as configurações, ao realizá-las e clicar em ok, além de aplicar ele fecha a janela.

      Abçs,

  • Anderson

    FALTOU A QUESTÃO 35

  • Rodrigo

    Parabéns pelo gabarito! Fiquei muito entusiasmado! Errei apenas uma! E ao que parece está mesmo correto!

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Rodrigo!
      Obrigado pelo retorno. Ficamos felizes em saber que você gostou do material e que foi bem nesta disciplina.
      Abs e desejamos sucesso no restante da prova

  • Cidonio Freire

    Parabéns pela correção, eu só estava com dúvida na 29, pq não uso o MS Office 2010, sou adpeto do BROffice, aparentemente se a Cespe não resolver “inovar” gabaritei todas as de informatica com base em sua correção. Estava fácil. Obrigado.

  • Aureo

    acho que infelismente ta faltando criatividade e inteligencia para a formulaçao dessas provas,dessa forma que o governo avalia a capacidade dos concursando ou ate mesmo dos Brasileiros,faça me um favor…..

    • Claudio

      Vc queria o que? Questoes de C++? Firebird? Programação de Roteadores?

      A prova está mto melhor formulada do que quando fazem perguntas de MENUS e caminhos a se seguir pra fazer tal ação.

  • hgo

    Caros colegas,
    Na questão 38, mesmo quando o arquivo está marcado como arquivo morto é possível mudar seu nome?
    Obrigado

  • Xavier

    Prof. quanto à questão 38, se o arquivo estiver ABERTO não será possível RENOMEAR…

    O que o Sr. acha???

  • Marcelo

    Gostaria de saber se na questão de nº 35, o termo “ligar” foi utililizado de forma correta. Ou se o correto seria “conectar” como foi utilizado na de nº 34.
    Agradeço pelo correção.

  • Elmer Carvalho de Oliveira

    Existe dois tipos de provas no concurso para Polícia Federal, pois em comparação com estas questões apresentadas, a numeração da minha prova está trocada, por exemplo: a 34 é 35, a 35 é 34, a 36 é 37, a 37 é 36, e assim por diante, gostaria de uma informação sobre isso. Agradeço.

  • Paulo

    Parabéns, perfeito!

  • Luis Oscar

    Olá! Primeiramente gostaria de parabenizá-los pela ótima correção.
    No meu ponto de vista a questão nª 35 (Resposta: Certo, Comentários: Achei uma cobrança um pouco infeliz por parte da banca, já que os dois conectores são muito semelhantes e com base na foto fica difícil para o aluno identificar a diferença entre os dois conectores.), essa questão cabe recurso devido a qualidade da impressão da prova. Estava muito ruim a imagem.
    Abs a todos e boa sorte.

  • Cassiano

    Acertaria todas, embora uma meio no chute (37), porque estava dando a entender mesmo que era errada, mas enfim, com certeza, provas como essa nunca vão colocar nos cargos as pessoas que melhor exerceriam a função em questão.

  • Rodrigo Santos

    Fiquei com uma dúvida em relação à questão 38,pois como diz na mesma que ” alterá-lo conforme desejado”,achei que estivesse errada porque não se pode dar qualquer nome a arquivo.Por exemplo se eu alterar o nome de um arquivo usando alguns caracteres não permitidos (? / : * e outros) vai dar erro.
    Gostaria de saber se o meu pensamento está coerente.

    Valeu!!!

  • Thiago Calixto

    Olá!
    Pelo gabarito preliminar fiquei muito satisfeito com o meu resultado!

    Discordo apenas com o gabarito da questão n° 38, penso que ela esteja ERRADA.

    Isso porque a figura apresentada (sobre o doc. PDF) demonstra que o arquivo se encontra no ARQUIVO MORTO, ou seja, na lixeira.

    Assim sendo, não basta alterar o nome do arquivo na caixa de texto, antes de fazer isso é preciso RESTAURAR o arquivo primeiro para depois seguir o procedimento indicado na questão, inclusive tentei alterar o nome de arquivos PDF na lixeira como diz a questão e NÃO é possível.

    Meu raciocínio está correto ou o fato de o arquivo se encontrar no Arquivo Morto não exerce influência nenhuma?
    Muito Obrigado!

    • Claudio

      Bom, eu acredito que o arquivo nao esteja na lixeira, pois lá nao apareceria a aba Detalhes.
      Alias, eu nao consegui reprozudir a msm tela ainda.

  • Questão 27 – Está errada, pois no momento que a CESPE diz “equivale” significa dizer IGUAL, isso torna a questão errada…

  • Claudia

    Ola!!! espero que os prof tenham acertado as respotas e a banca tb!! não errei nenhuma nessa uhuuuuuuuuuu

  • wagner

    Prezados,
    A questão de nº27 está indo de encontro ao gabarito oficial. Será passível de recurso?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá, Wagner!
      Cada candidato pode entrar com recurso contra qualquer uma das questões da prova. Lembramos que o prazo para envio de recursos para o concurso da PF é até hoje às 18h.
      Abs

  • Edna

    Ola, bom dia!!!

    Contraria os gabaritos com o oficial, questoes 32,33,34 confusa,38 e 40, sera que todas cabem recurso?
    posso usar essas explicaçoes suas?

    Edna

    • Blog Aprova Concursos

      Olá, Edna!
      Os candidatos podem entrar com recurso contra qualquer uma das questões da prova. E se você concorda com o conteúdo das explicações enviadas pelos nossos professores, pode usá-las para formular seu recurso. Lembrando que o prazo para envio de recursos para o concurso da PF é até hoje às 18h.
      Abs

  • CARLOS WEINER

    PROF. MARCIO; ASSIM COMO O SR. MESMO COMENTA AS QUESTÕES 34 E 35 QUE APRESENTAO UMA FOTO DE DIFICIL PERCEBIÇÃO DOS PINOS DOS CONECTORES, AS FOTOS APENAS DEIXAM CLARO O FORMATO DO CABO.
    SENDO ASSIM CABERIA RECURSO, CONSIDERANDO QUE SE A CONTAGEM DOS PINOS, QUE É FATOR FUNDAMENTAL PARA DIFERENCIAR UM CABO DE VIDEO DO DE MAUSE,IMPUGNANDO QUE AS QUESTÕES NAO DEIXARAM CLARA A VISUALIZAÇÃO DA QUANTIDADE DE PINOS?????.

    PROF. MARCIO, É A QUESTÃO 27, NA SUA EXPLICAÇÃO O SR. DÁ AQUELE ITÉM COMO CERTO, PORÉM O CESPE DEU O ITÉM COMO ERRADO, TERIAMOS RESPALDO PARA ENTRAR COM RECURSO NESTE ITÉM TAMBÉM????

    CONCURSEIROS EM GERAL TAMBÉM GOSTARIA QUE VCS COMENTASSEM SE CONCORDAM QUE ESSAS QUESTÕES MERECEM SER RECURSADAS…

    ABÇOS. GALERA E PROFESSOR MARCIO !!!!

    • Blog Aprova Concursos

      Olá, Carlos!
      Nossos professores estiveram disponíveis apenas para comentar a prova do concurso. Mas deixaremos seu comentário aqui para que outros internautas possam comentar também.
      Abs

  • Priscilla

    questão 38.
    eu marquei certo.
    Thiago, se estivesse na lixeira não deveria aparecer “excluído em:”
    to confusa com esse gabarito oficial.

  • Oliveiral

    Primeiramente, parabéns pela iniciativa. Ver as questões explicadas, assim, passo a passo ajuda muito a entender o que estava sendo cobrado e qual o caminho que deveriam seguir na prova.

    Com relação à questão 38: o fato do arquivo estar com atributo de “arquivo morto” não impediria essa alteração? Ou exigiria um outro procedimento anteriormente?

    Agradeço a atenção.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Oliveiral!
      Obrigado pelo seu comentário. Ficamos felizes em saber que você gostou da nossa iniciativa.
      Em relação à sua dúvida, os professores estavam disponíveis apenas para comentar as questões da prova, mas deixaremos seu comentário aqui para que outros internautas possam colocar suas opiniões.
      Abs

  • Samuel Crato

    Seguinte: Tem vários tipos de provas. Mas você tem que preencher seus dados e número da incrição no site da Cespe que aparece on line o seu gabarito para sua prova.

  • ola,sai o gabarito oficial com as provas da PF agente,como se sabe que passou para a segunda fase do concurso de agente federal? foram anuladas 8 questões,ficando das 120 questões so 112? acertei 66,mas nao sei se as anuladas somam pontos?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Rose!
      O resultado das provas também pode ser visto aqui nesta matéria: http://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2012/05/29/resultado-do-concurso-policia-federal-2012/
      Segundo informações da organizadora: o resultado final da prova discursiva e convocação para a avaliação psicológica, para o exame de
      capacidade física, para os exames médicos e para o preenchimento da Ficha de Informações Confidenciais (FIC) serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_12_agente, na data provável de 18 de junho de 2012.
      Então é preciso aguardar para saber quem passará para a próxima etapa.
      Abs

  • J. Filho

    Estou com dúvidas em algumas questões, o gabarito diz uma coisa os comentários aqui dizem outra e agora quem está certo?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá J. Filho!
      Apesar da interpretação dos nossos professores, o que vale para o resultado do concurso é o gabarito oficial publicado.
      Abs.

  • Urlan

    Prezados,

    Data venia, mas vocês cometeram um equívoco na explicação da questão 37. A conexão UDP pode ser feita em qualquer uma das portas 65536 disponibilizadas. Basta simplesmente que o emissor do pacote indique a porta de destino no cabeçalho UDP.

    A porta 53/UDP, que vocês citaram, é usada na requisição de tradução de nomes pelo DNS. Contudo, poderia ser usada a porta 80/UDP para transmissão de streaming de vídeo (youtube).

    Cabeçalho do pacote UDP: http://2.bp.blogspot.com/_2GsrqGWU-gc/SwIXhNXFL9I/AAAAAAAAANE/ArcsB2PlL3c/s1600/MJB-UDP-Header-800×264.png

  • jose romualdo

    Caros amigos, amei toda esta situação, 1ºlugar- não entendo quase nada disso e em 2ª tanto a explicação quanto os comentários são ótimos, parece até que é facil, vendo tantos comentários.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *