Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Como estudar Atualidades para concursos públicos

Publicado em 10 de fevereiro de 2012 por - 9 Comentários

A maioria dos concursos tem em seu conteúdo programático a disciplina de Atualidades. E muitos concurseiros têm dúvidas sobre como estudar para este tópico. Será que é necessário somente ler jornais e revistas e pronto?

Sim, ler jornais e revistas é a parte principal do estudo para Atualidades. Mas é preciso critério para não acabar focando em assuntos que não fazem parte das provas e perdendo um precioso tempo de estudo.

O primeiro passo é ler o edital para entender exatamente o que será cobrado na prova. Vamos dar o exemplo do concurso para escriturário do Banco do Brasil 2012:

“Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental, segurança e ecologia, e suas vinculações históricas.”

Então, não adianta ler qualquer jornal, revista ou site da internet. É preciso selecionar os tipos de revistas e as seções que serão lidas. Assim como no concurso do Banco do Brasil, os conteúdos mais comuns nas provas de Atualidades estão nas seções:

– Mundo
– País
– Política
– Economia
– Meio ambiente
– Tecnologia
– Ciência

Ou em seções equivalentes a estes assuntos, dependendo do veículo.

O importante é que o aluno crie o hábito da leitura e seja capaz de fazer associações sobre o impacto dos fatos noticiados e conheça sua raiz histórica. Mais do que simplesmente ler as notícias, é preciso entender como aquilo aconteceu e aonde o fato pode chegar. Para isso, é válido buscar referências anteriores aos fatos que estão sendo noticiados agora, e a internet é o modo mais rápido.

Dicas:

– Aproveite seu tempo no carro ou no ônibus e sintonize o rádio numa estação de notícias, de preferência nacional.

– Se você passa muito tempo no metrô ou no ônibus, também pode aproveitar este tempo para a leitura. Quem fica 2 horas por dia no transporte público tem um tempo valioso para estudar.

– Não perca tempo lendo notícias que não estão no edital do concurso ou que não tenham relação com os temas.

– Final de semana também é dia de estudar: os grandes jornais publicam matérias completas e importantes para os concursos nos domingos. Então, este também é um dia de ler jornais.

– A internet é uma excelente ferramenta para estudar atualidades. No entanto, é preciso tomar cuidado com notícias reduzidas, que não trazem todas as informações, e também com sites que não são confiáveis.

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

9 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *