Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

A experiência de quem estudou e foi aprovado na Petrobras

Publicado em 31 de outubro de 2011 por - 8 Comentários

Em entrevista ao blog Aprova Concursos o administrador de empresas, Ridalvo Alves da Silva, de João Pessoa/PB, contou como foi a experiência de estudar e ser aprovado no concurso da Petrobras para o cargo de Técnico de Comercialização e Logística Jr.

Ter dedicação, foco nos estudos, aprender bem os conceitos das matérias, ter atenção na hora da prova, são algumas das dicas que Ridalvo deixa para quem também quer conquistar a vaga em um concurso público. Confira:

 

Ridalvo Alves da Silva, administrador, aprovado no concurso da Petrobras

Quantos concursos você já fez?

Eu fiz quatro concursos. O primeiro foi o do Branco do Brasil deste ano. Fui classificado, mas não fiquei entre os 100 aprovados. Na verdade me perdi pela falta de experiência, pois fiz uma boa prova de Conhecimentos Específicos. Não me saí bem na prova de português porque perdi bastante tempo na prova de matemática. Quando fui fazer a prova de português o tempo já estava bem adiantado. Mas não perdi a motivação, pois achava que a experiência foi válida.

O outro concurso foi para a Cobra Tecnologia – Banco do Brasil. Havia 60 vagas e foram inscritos 1440. Fiquei no 112º lugar, e deixei passar por 4 questões que, sabendo, escorreguei na casca de banana.

Depois fiz o DATAPREV, de nível superior para Processo Administrativo II. Confesso que foi muito bom, mas pelo volume de matéria que tinha para estudar e o tempo sendo curto fiquei muito inseguro para encarar a prova. Porém, enfrentei o desafio, e nesse não tive êxito. Mas valeu a experiência. O meu foco de estudo estava, desde 20 de agosto de 2010, no concurso para o INSS. Eu dei uma parada para estudar para o DATAPREV e também aproveitei para fazer minha reciclagem em Administração de Empresas, pois o conteúdo era muito bom.

E, por fim, fiz o da Petrobras em 28 de agosto de 2011. Veja que já fazia quase um ano que eu vinha estudando para o INSS. No mês de fevereiro de 2011 já havia sido realizado um concurso – EDITAL N° 1 – PETROBRAS/PSP-RH-2/2010, mas ninguém passou para o cargo de Técnico de Comercialização e Logística Jr. na Paraíba e nos outros estados, inclusive eu. Havia 345 inscritos. Pois bem, foi aí que eu conheci o IESDE (Aprova Concursos). A matéria era um pouco complexa e com muitas siglas e termos em inglês. Dei um intervalo em INSS e estudei bastante, mas o volume de matéria e o curto tempo me deixaram limitado. Contudo, tomei gosto pelo assunto e estudei bastante, mas não passei. Quando saiu o edital novamente em 31/07/2011 – EDITAL Nº 1 – PETROBRAS/PSP-RH-1/2011, eu não vacilei e me inscrevi novamente aproveitando o contato que tive anteriormente com a matéria, e assim, assimilei melhor o assunto. Fiquei atento ao edital e segui os conselhos do professor Evandro para as dicas de estudo. Investi bastante no assunto de Conhecimentos Específicos, e assim surgiu a estratégia para a minha aprovação.

 

O que o motivou a fazer o concurso para a Petrobras?

Realmente quando vi o assunto e a amplitude dessa empresa fiquei estupefato. Considerei a questão de minha carreira profissional e o status que essa empresa me traria. Claro, vi os benefícios que ela me oferecia, e assim, comecei a sonhar e também estudar muito.

 

O que achou do concurso? Em sua opinião, qual o nível de dificuldade da prova?

Para mim, foi o melhor resultado que obtive em relação aos outros anteriores, isso em termos de aproveitamento, principalmente na prova de Conhecimentos Específicos. Na realidade o nível de dificuldade fica em torno dos termos técnicos, as siglas, os termos em inglês referentes aos INCONTERMS, contratos internacionais, e a parte de logística em si. Porém, fiquei atento na forma com que os professores ensinavam. O importante, diziam eles, é que nós aprendamos bem os conceitos. Essa foi uma chave importante, pois é o meio de se livrar da decoreba e aprender a matéria com os seus conceitos bem solidificados. Entretanto, a prova foi boa, mas a gente erra muitas questões, não porque não sabe, mas em razão da falta de um pouco mais de atenção, trocamos as coisas.

 

Como era sua rotina de estudos? Quais métodos utilizou (apostilas, cursos presenciais, videoaulas, etc.)? Quanto tempo você dedicava aos estudos?

Eu estou sem emprego e, portanto, aproveitava bem o tempo. Estudava em média 8 horas por dia. O método fundamentalmente foi o de videoaulas. Eu acompanhava cada vídeo e fazia um bom resumo das principais matérias em um caderno separado. Por exemplo: Informática, matemática, logística, administração, português etc. Depois eu reservava um tempo para fazer uma leitura do meu resumo, e aí na hora de fazer os exercícios sentia que havia assimilado a matéria. Estudar pelas provas anteriores é uma boa estratégia. Ficar atento à característica de cada elaborador da prova, ou seja, o estilo próprio do elaborador, no caso aqui, a Cesgranrio. Isto é muito importante e devemos atentar para estas dicas que o professor Evandro transmite no assunto em estudo.

 

Qual a maior dificuldade encontrada durante os estudos? O que foi mais difícil para você e como conseguiu superar?

Acredito que foi a disciplina para manter realmente o aproveitamento esperado. É verdade que bate o desânimo, o cansaço, o stress e um pouco de solidão. Sou casado e combinei com a minha esposa para entender esse meu desafio, porque na realidade é necessário o foco de estudo e, por isso, se tira a atenção da família. Eu não parava de estudar, nem aos sábados, e nem aos domingos, mas de vez quando passeava um pouco e procurava desopilar. É importante fazer alguns exercícios físicos. A grande superação em tudo isto está em saber que chegaremos lá, e que o alvo que se pretende atingir lhe trará bastantes ganhos para você e sua família.

Como foi sua experiência com as videoaulas?

Excelente! Sou adepto desse tipo de educação a distância. Não tenho problema em ficar só, eu e o professor, principalmente se houver uma boa didática e perceber que o professor realmente domina o assunto. E isto o IESDE me favoreceu.

 

Pretende fazer novos concursos?

Sim. Continuo estudando para o INSS e também estou de olho no próximo concurso da Receita Federal. Afinal, já estou com toda base formada para isto. Porém, se a Petrobras me chamar logo, é claro que pretendo fazer carreira nessa empresa.

 

Qual a sua dica para quem está estudando e, assim como você, sonha em ingressar na carreira pública?

É importante manter uma disciplina de estudo, organizando um horário todos os dias e procurar conhecer bem a matéria que está esboçada no conteúdo do edital. Não pode ser um estudo de maneira superficial, e sim, de maneira sistemática. É bastante laborioso e exige muito de nós, mas se você perseverar com certeza a sua aprovação virá.

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

8 comentários

  • Fernanda Oliveira

    Olá companheiro, boa noite.
    Estou envolvida com esse negócio de concurso. As bancas têm se tornado cada vez mais fera na elaboração das provas, logo fica cada vez mais difícil ser aprovado num concurso, não é mesmo.
    Desejo muito estar aqui em breve para dar o meu depoimento.

    Um abraço!

    Fernanda

    • Ridalvo Alves da Silva

      Olá!!

      Fernanda, pode acreditar que seu êxito chegará. Veja os vídeos e aprenda com as esplanações dos professores. Eles realmente entendem do negócio. Faça suas anotações e pronto. Aprende bem os conceitos das matérias, e aí, é só conferir o seu destaque entre os outros. Nada de superficialidade, seja sistamética.

      Sucesso!!!!

      Ridalvo

  • Marcelo Ferreira

    Olá Ridalvo e Fernanda,

    É realmente uma grande empreitada essa dos concurseiros. Quem leva a sério, tenho certeza de que tem chances.

    Gostei muito do seu depoimento, Ridalvo, pois me motivou. Acreditar em nós mesmos também é importante, e isso você deu mostras de ter feito. Além disso, está passando adiante. Obrigado!

    Mesmo estando no início dos estudos, acredito que esta empresa, Aprova Concursos, é bastante séria e de qualidade, pois as aulas estão se mostrando repletas de conteúdo e dicas, e os professores parecem seguros em suas explanações.

    Abraços e bons estudos!!

    • Ridalvo Alves da Silva

      Olá Fernanda!!

      Obrigado pela apreciação. Acredito que você captou a ideia. O que você aprende na IESDE não está no gibi. Os professores realmente estão de parabéns. Didática, domínio da matéria e experiência com o conteúdo. Não podemos perder isto de vista. É importante se aproveitar e ser bastante sistemático fazendo o seu resumo quando for ouvindo a viedeoaula. Depois, se faz uma boa leitura dos resumos e resolve exercícios de provas anteriores. Fazendo isso o resultado vem com certeza. Ouvi agora uma frase do Titi, técnico do Corinthians, que me fez refletir bastante: “a oportunidade, ela não bate em sua porta. É preciso se dedicar e se esforçar porque ela chega no seu colo”.

      Ridalvo

  • Adriano Azevedo

    Rivaldo,

    Qual foi a maneira que vc estudava, pois no total são 11 disciplinas. Você fez preparatório, estudou quantas matérias e em que período?

    Vc montou alguma planilha com as disciplinas? Como podes orientar-me amigo?

  • FELIPE BORGES

    BOA NOITE AMIGO, PARABÉNS PELO SUCESSO!!! GOSTARIA DE SABER A MÉDIA DA NOTA DOS APROVADOS PARA A PETROBRAS. OBRIGADO, ABS!!!

  • Paula

    Fiz o ultimo concurso da Petrobras, são 50 vagas fiquei na colocação 76º quero saber se tenho alguma chance.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Paula

      Sugerimos que verifique no edital se além das vagas, também constava cadastro de reserva e quantos candidatos seriam classificados neste caso.

      Abs.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *