Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Acompanhar os informativos do STF é fundamental para quem vai prestar determinados concursos públicos

Publicado em 27 de junho de 2011 por - 3 Comentários

Acompanhar a jurisprudência atualizada do Supremo Tribunal Federal (STF) pode ser, dependendo do concurso, a peça chave para a aprovação do candidato. Para o professor Rafael Barretto, este é um fator decisivo. “Candidato que não acompanha informativos do STF se distancia da aprovação e dificilmente consegue conquistar uma vaga. Isso porque as provas de concurso hoje em dia exigem conhecimento atualizadíssimo da jurisprudência do STF” explica Barreto.

A recomendação é que o candidato siga os seguintes passos:

  • Primeiro: fazer a leitura dos informativos no site do Supremo ou efetuar o cadastro através do sistema push para recebê-los automaticamente via email;
  • Segundo: ao estudar os informativos, fazer uma contextualização entre a decisão e um determinado tema que está em discussão e que está sendo pacificado pelo STF.

O professor alerta que, nos concursos realizados pelas bancas Cespe e Esaf, com certeza são cobradas questões envolvendo decisões do STF. “Além disso, concursos realizados por bancas próprias, como alguns casos de Magistratura e Ministério Público, costumam exigir bastante conhecimento da jurisprudência nas etapas específicas da seleção” complementa.

Exemplo

Um julgamento recente que deve ser cobrado nas próximas provas e, por isso, merece a atenção dos concursandos, é referente ao caso do Cesare Battisti: “Não compete ao STF examinar ato do Presidente que decide não extraditar estrangeiro” exemplifica o professor.

Pontos de atenção que o concursando deve ter ao ler os informativos:

Para Rafael Barretto é preciso saber filtrar, dentro do informativo, aquilo que efetivamente pode vir a ser cobrado numa prova. “Há julgados que dificilmente seriam objeto de questões, e, por vezes, os estudantes acabam focando a atenção em pontos desnecessários. Sabendo disso, desenvolvo um trabalho especial, no qual analiso detalhadamente cada Informativo do STF, explicando o que pode e como pode ser cobrado numa prova”.

Para acompanhar o projeto desenvolvido pelo professor Rafael Barretto basta acessar o site www.rafaelbarretto.com.br e participar!

Assista abaixo a uma videoaula demonstrativa sobre Súmulas Vinculantes com o professor Rafael Barretto.

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

3 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *