O tempo escasso e a forma que a banca elabora as questões estão entre os principais desafios dos candidatos que irão concorrer ao cargo de escriturário no concurso do Banco do Brasil (BB). Para não ser pego de surpresa, confira abaixo algumas dicas do professor Emerson Furtado de como se preparar para a prova de Matemática e Raciocínio Lógico:

  • Associação lógica

Cada vez mais as questões que estão sendo elaboradas pelas bancas relacionam a matemática com as atividades que exercemos no nosso dia-a-dia. Portanto, não basta saber realizar os cálculos, é preciso treinar bastante a interpretação, observação, análise e categorização de dados e informações.

  • Verdade ou mentira

Nas provas de concursos também está cada vez mais frequente encontrar questões que apresentam uma série de declarações envolvidas em uma trama e que, a princípio, não se sabe se são verdadeiras ou mentirosas, restando ao candidato identificá-las.

  • Passatempos

Estimular o raciocínio lógico realizando passatempos como Sudoku, Enigmas, entre outros encontrados em revistas vendidas em bancas de jornal e também na internet, além de descontrair é um ótimo treinamento.

  • Matemática básica

Resgatar e treinar a matemática dos tempos de escola (entre 5ª e 8ª série) ajudará bastante, sobretudo os candidatos que não têm contato com a disciplina há algum tempo.

  • Resolução de questões

Quanto mais questões o candidato resolver durante os estudos, mais chances ele terá de se deparar com questões similares na prova e mais facilmente ele identificará a maneira correta de resolvê-las. Afinal, situações conhecidas são sempre mais simples de serem solucionadas. A prática na resolução de questões também é importante para que o candidato não perca tanto tempo na hora de realizar a prova. A velocidade para identificar as questões que ele considere mais simples de resolver pode fazer a diferença.

Bons estudos!

 

Assista abaixo a um demonstrativo da videoaula “Lógica da Argumentação” com o professor Emerson Furtado:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Ffo9phNpQiI]

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *