Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Saiba como controlar a ansiedade e o estresse na preparação para concursos

Publicado em 4 de abril de 2011 por - Comentar

Livro do psicólogo Fernando Elias José contém diversas dicas comportamentais para quem quer garantir um bom desempenho em provas.

Não é difícil perceber que o estado emocional de um estudante interfere diretamente no seu desempenho. No livro “Superando desafios – Como se preparar para Provas, Vestibulares e Concursos”, o autor, o psicólogo Fernando Elias José, explica a interferência do estresse e da ansiedade nos estudos e na hora da realização de uma prova.

Segundo o autor, o estresse é uma resposta vital em meios onde há alta competitividade. “Antes de uma corrida, de um exame ou de uma reunião importante, o batimento cardíaco e a pressão sanguínea sobem. A pessoa fica mais focada, alerta e eficiente”. Por isso, o estresse e a ansiedade são vistos pelos especialistas como saudáveis e fundamentais em algumas atividades.

O problema é quando ultrapassamos certo nível de estresse. Nesse caso, ele acaba comprometendo o desempenho, a eficiência e, até mesmo, a saúde. Isso acontece porque quando estamos nervosos, descarregamos uma quantidade maior de adrenalina no nosso organismo. E, se o nível de ansiedade se elevar em demasia, nosso corpo receberá essa descarga e ficará acelerado. Com isso, o cérebro se tornará incapaz de focar nos conteúdos aprendidos.

Para o psicólogo, neste momento, resta ao aluno buscar a calma, de modo que o conteúdo estudado volte naturalmente, “uma vez que jamais há perda do conhecimento aprendido.”

É fato que todos os candidatos em um concurso, por exemplo, sentem ansiedade frente à prova, mas o modo como cada um a enfrenta é que determinará o desempenho. E, paradoxalmente, uma das melhores formas de combater a ansiedade é aceitá-la. “Se você a controla, respeitando o curso natural do organismo, terá melhores condições de realizar qualquer prova”.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *