Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Concursos públicos serão mantidos em 2011

Publicado em 10 de fevereiro de 2011 por - 2 Comentários

Grande parte dos concursos públicos previstos para 2011 serão realizados normalmente. De acordo com as informações divulgadas na imprensa e as opiniões de especialistas, o anúncio feito pelo governo federal ontem, 08 de fevereiro, não pode ser visto com alarde.

Medidas que envolvem cortes no orçamento são comuns em períodos de crise e transições de governo. Em 2008 e 2002 foram anunciadas medidas semelhantes e, no entanto, os concursos não deixaram de ser realizados, sendo alguns deles, no máximo, adiados.

Medida afetaria apenas concursos do Executivo

Se considerarmos o anúncio feito pela Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a restrição à abertura de novos concursos públicos, caso aconteça de fato, afetará apenas os órgãos do Executivo federal como ministérios, autarquias e secretarias.

Os poderes judiciário, legislativo e instituições como Petrobras, BNDES, Correios entre outras são independentes e poderão abrir novas vagas caso haja necessidade.

Da mesma maneira, os concursos estaduais e municipais, que não dependem de autorização no Ministério do Planejamento para lançar novos editais, poderão ser realizados normalmente.

Especialistas alertam ainda que os concursos são extremamente necessários para repor vagas ocasionadas por aposentadorias, falecimentos e exonerações,  e que novos servidores precisam ser contratados para que o país possa continuar crescendo.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

2 comentários

  • andressa

    mas e o concurso INSS que depende do ministerio do Planejamento,vao cancelar ?

    • Lucas Kainã

      Não Andressa, o INSS segundo Mantega atual ministro da Fazenda será mantido o concurso do INSS, pois é ”Um órgão que precisa de pessoal para garantir os investimentos é Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que tem planos de inaugurar 720 agências em todo o país.” Palavras do Ministro.* ( vide site: http://noticiasconcursos.com/noticias/area-federal-concursos-em-2011-estao-mantidos/)
      E também ”A Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS (PFE/INSS) no Amazonas conseguiu na Justiça manter o concurso nacional realizado pela autarquia para contratação de 900 assistentes sociais. Eles atuarão, por exemplo, no atendimento de idosos com mais de 65 anos de idade e deficientes físicos carentes, que solicitam benefícios de prestação continuada da Previdência Social.
      O preenchimento das vagas vai atender às exigências do Decreto nº 6.214/07, novo regulamento da Lei Orgânica da Assistência Social (Lei n. 8.742/93)” ( vide site: http://www.agu.gov.br/sistemas/site/TemplateTexto.aspx?idConteudo=80072&id_site=3)

      Espero ter repondido sua duvida.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *