Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Prepare-se para encarar a prova de Atualidades

Publicado em 18 de novembro de 2010 por - 2 Comentários

Recentemente, foi publicado o edital para o concurso da Embratur. Entre o conteúdo programático previsto para este concurso, a prova de Atualidades merece uma atenção especial.

De acordo com o edital, será exigido do candidato o domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia, política, economia, sociedade, educação, além, obviamente, de assuntos relacionados à atividade turística no Brasil.

Porém, mesmo que o edital do concurso que você vai fazer não contemple uma prova específica sobre Atualidades, é melhor ficar atento. É muito comum encontrar nas provas, dos mais variados concursos, questões que relacionem temas atuais com as disciplinas.

Laércio de Mello - professor de Geografia

Política, desenvolvimento sustentável, ecologia e turismo são alguns itens destacados pelo prof. Laércio de Mello para a prova da Embratur

Para falar sobre esse assunto, o Aprova Concursos conversou com o professor de Geografia Laércio de Mello. Confira abaixo as dicas do professor e bons estudos!

1.       Em relação à disciplina de Geografia, quais são os assuntos da atualidade mais abordados nas provas?

Um tema muito abordado é o ambiente – água, energia, desmatamento, entre outros. Essas questões geralmente aparecem relacionadas a várias outras. Exemplo: em uma prova recente de 2010 foi cobrado que o aluno fizesse a interpretação de uma ilustração que mostrava uma determinada área agrícola. Para acertar a questão, o aluno precisava ter noções não só de agricultura, mas também de relevo e problemas ambientais promovidos em áreas rurais quando a agropecuária é manuseada de forma incorreta.

2.       Qual a maior dificuldade que os candidatos encontram nas questões de atualidades/geografia?

A maior dificuldade acontece quando o aluno não consegue relacionar o dia a dia da política, da economia, das questões ambientais, entre outras, com os temas estudados nas aulas. Um exemplo bastante claro é o debate que está acontecendo em relação ao código florestal. Esse tema não diz respeito só ao agricultor, mas sim a todo cidadão, pois a relação de interdependência entre área rural e urbana é muito grande e o aluno deve pensar sobre isso.

3.       O nome “Atualidades” remete a assuntos recentes. Ainda assim, é possível se preparar com antecedência para a prova? Qual a recomendação do professor para que o candidato não seja pego de surpresa?

Sim, vamos pensar no seguinte ponto: o terremoto no Haiti ou no Chile em 2010. Sobre esses fatos o aluno deve entender como acontece um terremoto, ou seja, entender o funcionamento das placas tectônicas, mas ao mesmo tempo ter a consciência de que estamos cada vez mais vivendo em áreas urbanas, com um grande crescimento vertical – prédios – e concentrando pessoas em um só lugar. Então, quando acontece um episódio natural como esses, acaba intensificando os danos humanos. O aluno pode e deve questionar o professor em seu dia a dia sobre esses dados.

4.       Recentemente foi publicado o edital para o concurso da Embratur. Especificamente em relação a este concurso, qual a recomendação do professor?

A respeito desse concurso podemos destacar que o aluno deve dominar algumas habilidades como:

  • Questão política: Dominar o entendimento dos EFEITOS da crise que começou nos EUA – isso abrange conteúdos políticos e econômicos – e que se alastrou por todo o mundo.
  • Desenvolvimento sustentável e ecologia: Esse é um fato que ganha cada vez mais força. Não é possível mais que uma empresa – seja de qualquer área, turismo a química, por exemplo – não tenha projetos para anular suas emissões de poluentes.
  • Turismo no Brasil: Entendo que o aluno deve estar ciente do potencial turístico – pouco explorado – que existe em todas as regiões do Brasil. É preciso conhecer o relevo, o clima, a vegetação, a hidrografia, entre outras características do país, e relacioná-las com essa indústria que vem ganhado cada vez mais destaque.

Prof. Laércio de Mello – Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. É autor de material didático. Atua também como Professor do Ensino Médio e Superior.

>> Prepare-se para o concurso da Embratur com as videoaulas e apostilas do AprovaConcursos.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

2 comentários

  • ELVIRA SILVEIRA PRATTI

    Vocês irão criar algum curso espefícico para os assuntos da EMBRATUR, incluíndo assuntos gerais, como estes mostrados pelo professor de geografia, e sobre as leis do turísmo. Porque estes que colocaram até agora não está incluso esses temas.

    • Olá, Elvira. No curso preparatório para Técnico Especializado da Embratur temos aulas que envolvem alguns temas abordados pelo professor Laércio de Mello, como: Aspectos sociais e culturais do turismo, Contribuições do turismo para o desenvolvimento econômico, Desafios do marketing e o novo comportamento do turista, Marketing e promoção do turismo, Turismo sustentável e meio ambiente, Vontade política e desenvolvimento de turismo , entre outras. O ideal, segundo o professor, é que o aluno seja capaz de relacionar os assuntos teóricos das aulas ao cotidiano, ao que está acontecendo de fato no mundo.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *