Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Concursos públicos devem continuar em alta em 2011

Publicado em 28 de outubro de 2010 por - 10 Comentários

Após um ano de intensa preparação, de provas intermináveis, ansiedade, cansaço e muita dedicação, os concurseiros de plantão, que continuam na busca por uma vaga no serviço público, devem recuperar o fôlego e começar a pensar já nas oportunidades do próximo ano.

A previsão é que em 2011 sejam ofertadas tantas vagas em concursos públicos quanto em 2010. Aposentadorias, pedidos de demissão, óbitos, transferências e também a substituição de terceirizados estão entre os principais motivos de abertura de vagas nos órgãos públicos.

Confira abaixo a entrevista com o presidente da Anpac (Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos), prof. Ernani Pimentel, em que ele apresenta um balanço de 2010 e a expectativa para 2011 em relação a concursos públicos.

Entrevista com presidente da Anpac, prof. Ernani Pimentel:

Qual o balanço de 2010 em relação a concursos públicos? Foram realizados todos os concursos previstos?

Ernani Pimentel: O ano em curso está sendo muito bom em relação à quantidade de concursos, que vem confirmando nossa previsão anterior.

Quantas vagas foram disponibilizadas este ano (até o momento)?

EP: Até agora foram disponibilizadas mais de 220 mil vagas em concursos federais com editais ocorridos e em andamento, um número bastante expressivo.

Qual a previsão para 2011? O que os concurseiros podem esperar? A tendência é aumentar ou diminuir o número de concursos e de vagas ofertadas em relação a 2010?

EP:
A previsão para 2011 continua sendo muito boa. A rigor, nas três esferas de poder, teremos a cada ano em torno de 250 mil vagas a serem preenchidas, oriundas de aposentadorias, pedidos de demissão, óbitos, transferências etc. A esse número se somarão alguns outros milhares de cargos terceirizados que, em função da interferência dos Ministérios Públicos, deverão ter seus ocupantes substituídos por concursados.

Tem algum concurso previsto para o próximo ano que chame mais a atenção
pela abrangência e número de vagas?

EP: Os concursos mais esperados para 2011 são: Ministério da Fazenda (analista), Petrobras, Polícia Federal, Procuradoria Geral da Fazenda e retomada do concurso da Polícia Rodoviária Federal com número mais do que razoável de vagas.

Qual o conselho para quem pretende se preparar para algum concurso em 2011?

EP: Começar a estudar desde já. Quanto mais cedo começar, mais cedo se conquistará a vaga almejada. Existem muitos cursos especializados, com aulas presenciais e online, editoras reconhecidas, jornais direcionados… que informam sobre os novos editais e orientam os candidatos. O ideal é se preocupar primeiro com Português, que tem sido responsável pela eliminação da maioria dos candidatos. No recente concurso para o Ministério Público da União, 72% dos candidatos foram reprovados em redação e esse percentual, variando um pouco para cima ou para baixo, se repete nas provas de gramática e texto da grande maioria dos concursos. Além de Português, preparar-se em Direito Constitucional e Administrativo, Leis 8112 e 8666, Raciocínio Lógico, Informática e Atualidades constitui a maneira de se ter uma base para depois escolher qualquer concurso, pois essas matérias são comuns a todos eles.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

10 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *