Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receberá todas as postagens por e-mail

Como funciona a avaliação de títulos em concursos

Publicado em 5 de outubro de 2010 por - 381 Comentários

Pela constituição, a aplicação de provas ocorre, necessariamente, em todo e qualquer concurso público. Já a avaliação de títulos pode ocorrer, facultativamente, desde que a instituição a considere necessária, de acordo com o cargo a ser preenchido.

A apresentação dos títulos não é fase eliminatória, ou seja, não elimina um candidato, mas é condicionante à sua classificação no processo seletivo. Por este motivo, a análise dos títulos é feita apenas com os candidatos previamente aprovados na primeira etapa.

A cada título são atribuídos pontos, de acordo com a sua maior ou menor relevância para o exercício do cargo. Quanto maior a concorrência no concurso, maior peso pode ter a avaliação de títulos.

Os títulos geralmente são requeridos para os cargos de nível mais elevado, para os quais são exigidos atributos relacionados à experiência e à especialização do candidato.

Como é feita a verificação dos títulos

Na avaliação de títulos, o candidato deve entregar os documentos (diplomas, certificações, registros) que comprovam sua formação profissional e intelectual, como:

Avaliação de títulos

Avaliação de títulos em concursos requer comprovação por parte dos candidatos

  • Comprovação de exercício de cargos correspondentes;
  • Diplomas de cursos de nível superior e de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado, MBA…);
  • Publicação de livros, artigos ou outros trabalhos científicos;
  • Premiações;
  • Vinculação a entidades científicas.

Os critérios para a avaliação dos títulos têm que ser definidos e apresentados de forma clara e objetiva no edital, para que todos os concursandos tenham conhecimento das regras previamente. Com o edital em mãos, aconselha-se que o candidato providencie a documentação necessária, antes mesmo da realização da prova objetiva.

Para a definição da necessidade da prova de títulos e os critérios de pontuação, o legislador e o gestor público devem valer-se do princípio da proporcionalidade, para que se reconheçam e se valorizem formações e experiências que sejam realmente relevantes para a Administração Pública e não se atribuam pontos demasiados a títulos corriqueiros.

Conclui-se que o exame de títulos possui uma função que será sempre coadjuvante, não podendo sobrepor à fase de provas, sob pena de se romper a regra constitucional.

Fonte: Ponderações sobre a prova de títulos nos concursos públicos – Revista do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais


381 comentários

  • Jader Matos

    Boa Noite Gostaria saber sobre prova de títulos, eu sou formado engenharia ambiental e Sanitária e me formei Pos Graduação Eng Segurança do Trabalho, sendo segurança do trabalho uma disciplina dentro do curso engenharia ambiental e sanitária, no caso eu vou fazer prova cargo Eng. Ambiental e Sanitarista, posso requerer a prova de títulos?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Jader

      Depende do que consta no edital como documento que será aceito. Você pode enviar seu certificado para ver se a banca aceita, geralmente a prova de títulos é apenas classificatória e não eliminatória.

      Abs.

  • eron duarte

    boa tarde.
    sou formado em letras – língua portuguesa e gostaria de saber se uma especializaçao em educaçao e artes valeria pontos em uma prova de títulos?

  • neucioli

    É vai ter um concurso publico e tem vaga para professor de pintura em tecido e domino essa arte.e sou formada em artes visuais mas o salário que oferecem nao é compativél com o do professor formado em artes visuais e no edital pedi não titulado.gostaria de saber se aprovoda no concurso tenho o direito do salário de professor com curso superior.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Neucioli

      Acreditamos que se a vaga não exigir curso de formação em artes visuais, eles não teriam obrigação de pagar o piso desta categoria.
      Mas sugerimos que busque informações com o sindicato dos professores de sua região.

      Abs.

  • joice

    Ola, sou fornmada em direito e gostaria de saber se fizer uma por na area de educação em direitos humanos sera valido como titulos, em areas de carreira juridica como analista de tribunal.

    Um edital do TJ local diz pos graduação na area do cargo, nessa caso seria analista juridico, mas ai fiquei na duvida se valeria ou nao por ser na educação mas em direitos humanos!

  • Thayse

    Boa tarde, fiz um concurso no final do ano passado e passei na primeira etapa, faltando apenas a avaliação de título para a classificação geral. No edital, a instituição diz que para o cargo o qual concorri é necessário a graduação e mestrado ou doutorado na área de formação, em qualquer área de conhecimento. Eu possuo apenas mestrado, porém o titulo não é bem na minha área de formação (graduação em química e mestrado em biologia marinha). Por acaso, esse fato poderia implicar na minha não nomeação? E seria possível nomear algum candidato que não possua mestrado ou doutorado porém que passou na primeira etapa da prova e tenha alcançado pontuação superior aos outros mesmo após os pontos da avaliação de titulos?

  • Rafaely

    Tenho uma dúvida quanto a prova de títulos para cargo de professor. No edital consta: “últimos 5 anos”.
    Se o edital foi publicado em dez/2014, está correto contar como:
    dez14/13 (1º ano), dez13/12 (2º ano), dez12/11 (3º ano), dez11/10 (4º ano), dez10/09 (5º ano). Assim os 5 anos seriam de dez/09 a dez/14.

    Obrigada.

  • marcos antonio

    Olá sou formado em pedagogia e ciência da religião posso apresentar os dois como prova de títulos vou fazer concurso pra educação infantil. Desde já obrigado.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Marcos

      Você pode enviar os dois para avaliação da banca, mas sugerimos que veja o que consta no edital como títulos que serão aceitos.

      Abs.

  • Gessiele

    Olá, boa tarde!

    Estou no ultimo semestre da faculdade e fui aprovada em um concurso para nível superior.
    Como posso garantir minha vaga mesmo sem ter me formado?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Gessiele

      Verifique com sua instituição de ensino, se é possível constituir uma banca especial para conceder antecipação da sua colação de grau.
      Ou você pode entrar em contato com um advogado para saber sobre o aspecto legal para tentar permanecer com a vaga até se formar.

      Abs.

  • cristiane lima

    Boa noite,
    Estou participando do concurso para administração escolar – SEDUC/RS e estou na etapa da prova de títulos. Gostaria de saber se terei uma boa pontuação para meu curso de graduação. Sou formada em Nutrição. A pontuação é de no máximo 2,0 para graduação( não está bem especificado que teria que ser correlata a área)

    Agradeço desde já pela atenção

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Cristiane

      Depende do que consta no edital, geralmente eles são bem específicos em relação ao que é aceito e como funcionará a pontuação.

      Abs.

  • Alessandra

    Prestei um concurso e na prova de títulos exige o histórico acompanhado com a pós-graduação. Não tenho o histórico, só o diploma. Não consigo pegá-lo pq a faculdade foi descrdenciada pelo mec. O juiz pode suprir tal documento devido à urgência?

  • Rosangela

    Gostaria de saber se posso utilizar um mesmo diploma de mestrado/doutorado/pós para classificação e, posteriormente, para progressão na carreira?!
    Grata!!

  • Paulo Renato

    Prestei um concurso para função analista de sistemas, sou formado na área, no edital diz que tem que ser graduado na ciência da computação e correlatos, mas depois foi feita um alteração no edital depois da publicação abrindo para qualquer formação na área de extas, mais a cargo/função continua para analista de sistemas. Isso é valido pois para ser analista de sistemas ou vc é bacharel em análise de sistemas ou formado em um curso tecnólogo em informática.. Como um zootécnico ou contador vai ser um analista??

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Paulo

      Depende da descrição das atividades, provavelmente foi feita uma alteração no edital para que fosse possível a participação de candidatos com diferentes formações. Sugerimos que entre em contato com a organizadora, ou o órgão para o qual prestou concurso, para esclarecer melhor sua dúvida.

      Abs.

  • Mara

    Olá.Tenho uma grande dúvida e ninguém nunca conseguiu me esclarecer.Sou professora e minha licenciatura é em Geografia,porém fiz minha pós -graduação em Supervisão,Orientação e Inspeção Escolar.Gostaria de saber se a pós pode servir para pontuação na prova de títulos,na última banca a qual prestei concurso,não especificou,somente informou que a pós valeria 3 pontos,eu não enviei o meu certificado,pois tive dúvidas.Aguardo respostas.Obrigada pela atenção.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Mara

      Depende para qual área é a vaga do concurso, e também do que está especificado no edital como títulos que serão aceitos.
      Sugerimos que entre em contato com a banca organizadora, ou o órgão para o qual prestou concurso.

      Abs.

  • Edwiges

    Eu estou em dúvidas, quais são os títulos exigidos para aprovação de concursos?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá, Edwiges!
      A etapa de Avaliação de Títulos normalmente não é eliminatória, pois tem somente caráter classificatório.
      E depende do cargo e do concurso a definição de quais títulos valem pontos para o candidato. Inclusive, há concursos que não apresentam etapa de Avaliação de títulos.

      De qualquer forma, todos os concursos apresentam requisitos de escolaridade aos candidatos. Os requisitos variam conforme o cargo que é ofertado e o órgão que está oferendo o concurso. Há cargos de nível fundamental incompleto, fundamental completo, ensino médio, e superior para diferentes áreas e níveis.

      As informações sobre os requisitos de escolaridade sempre estão presente no edital do concurso, bem como sobre a avaliação de títulos quando faz parte das etapas de seleção do concurso.

      Abs!

  • Jessica

    Bom dia,

    Meu namorado fazendo uns ajustes finais na monografia dele e ainda vai colar grau. Ele vai fazer um concurso agora dia 29 e parece que a avaliação de títulos será no mesmo dia. Como seria pra ele essa questão de aprovação de títulos, já que ele está terminando a monografia e ainda não colou grau?

    Obrigada.

  • Marlon

    Boa noite,estou pensando em realizar a prova da Polícia Rodoviária Federal,que é de nível superior em qualquer área.Acontece que irei formar no meio de 2016,porém o edital nem saiu ainda,mas provavelmente a prova seria no mês 10 ou 11 deste ano.A maioria dos concursos de polícia que exigem este nível de escolaridade,informam no edital que a comprovação dos critérios será exigida na data da posse,ou seja,no fim do concurso.Porém na PRF está constando que será a prova objetiva e discursiva, exame de capacidade física, avaliações de saúde, psicológica, de títulos, investigação social e curso de formação profissional.Neste caso específico,a comprovação do meu superior se daria na fase “de títulos?”

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Marlon

      De acordo com o último edital:

      “3.11 O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse.”

      Veja mais informações no link abaixo:
      https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2014/12/16/autorizacao-para-concurso-da-prf-esta-ministerio-da-justica/

      Abs.

  • Natan Gomes

    Olá, na prova de títulos é aceitável mais de um diploma de nível superior e pós??
    Terminei administração agora, estou querendo fazer tecnólogo de logística e estou
    concluindo pós em gestão publica e privada, seria um diferencial para mim na prova de títulos?

  • raphaelle

    Ola, bom dia . Fiz inscrição para prestar concurso para EBSERH MG e no edital pede comprovação de títulos e experiência. Acontece que quando me formei em técnico em enfermagem não exerci a profissão diretamente em area de saúde pois fui trabalhar como babá para mães de recém nacidos que queriam uma baba que entendesse de medicamentos, banhos nos primeiros dias de vida e primeiros socorros. Assim se passaram 3 anos. Mas acontece que eu me preparo para esse concurso ha 2 anos. Se eu passar na prova objetiva posso ser eliminada por não comprovar experiência? Obrigada.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Raphaelle

      Depende do que consta exatamente no edital, geralmente a fase de avaliação de títulos e comprovação de experiência é apenas classificatória.
      Veja se consta como eliminatória.

      Abs.

  • Nayara Paiva

    Olá, gostaria de saber se a publicação de uma monografia, pela revista da Faculdade, vale como publicação de trabalho científico? E se sim, o que devo apresentar para comprovar a publicação?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Nayara,
      Geralmente a especificação do trabalho científico vem próprio edital. Normalmente são aceitos artigos publicados em revistas científicas ou apresentados em congressos.
      Abs!

  • Jeane

    Boa tarde. Passei na prova objetiva e fui convocada para prova de títulos. São apenas 2 vagas e fui chamada em 3° lugar, gostaria de saber de serei chamada mesmo somando pontos na prova de títulos. ?

  • Karen

    Ola, meu primo vai fazer o concurso da pm, ele serviu 6 anos o exercito, caso ele passe, na hora da prova de titulação esses anos servindo o exercito, favorece ele para ganhar pontos? Desde ja obrigada!

  • Lucimar

    Fiz um concurso que exigia apenas nível médio para ingresso da referida área. Tenho curso superior que condiz com área, valeria para contagem de títulos?

  • Andrea

    Bom dia, sou formada em Belas Artes pela UFRJ e Pós Graduada em Analise de Sistemas pela PUC, gostaria de saber se posso fazer um concurso que pede esses requisitos:
    Conclusão de curso de graduação em nível superior em design ou informática.
    Obrigado.

Comente:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *