Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receberá todas as postagens por e-mail

Como funciona a avaliação de títulos em concursos

Publicado em 5 de outubro de 2010 por - 356 Comentários

Pela constituição, a aplicação de provas ocorre, necessariamente, em todo e qualquer concurso público. Já a avaliação de títulos pode ocorrer, facultativamente, desde que a instituição a considere necessária, de acordo com o cargo a ser preenchido.

A apresentação dos títulos não é fase eliminatória, ou seja, não elimina um candidato, mas é condicionante à sua classificação no processo seletivo. Por este motivo, a análise dos títulos é feita apenas com os candidatos previamente aprovados na primeira etapa.

A cada título são atribuídos pontos, de acordo com a sua maior ou menor relevância para o exercício do cargo. Quanto maior a concorrência no concurso, maior peso pode ter a avaliação de títulos.

Os títulos geralmente são requeridos para os cargos de nível mais elevado, para os quais são exigidos atributos relacionados à experiência e à especialização do candidato.

Como é feita a verificação dos títulos

Na avaliação de títulos, o candidato deve entregar os documentos (diplomas, certificações, registros) que comprovam sua formação profissional e intelectual, como:

Avaliação de títulos

Avaliação de títulos em concursos requer comprovação por parte dos candidatos

  • Comprovação de exercício de cargos correspondentes;
  • Diplomas de cursos de nível superior e de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado, MBA…);
  • Publicação de livros, artigos ou outros trabalhos científicos;
  • Premiações;
  • Vinculação a entidades científicas.

Os critérios para a avaliação dos títulos têm que ser definidos e apresentados de forma clara e objetiva no edital, para que todos os concursandos tenham conhecimento das regras previamente. Com o edital em mãos, aconselha-se que o candidato providencie a documentação necessária, antes mesmo da realização da prova objetiva.

Para a definição da necessidade da prova de títulos e os critérios de pontuação, o legislador e o gestor público devem valer-se do princípio da proporcionalidade, para que se reconheçam e se valorizem formações e experiências que sejam realmente relevantes para a Administração Pública e não se atribuam pontos demasiados a títulos corriqueiros.

Conclui-se que o exame de títulos possui uma função que será sempre coadjuvante, não podendo sobrepor à fase de provas, sob pena de se romper a regra constitucional.

Fonte: Ponderações sobre a prova de títulos nos concursos públicos – Revista do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais


356 comentários

  • Jader Matos

    Boa Noite Gostaria saber sobre prova de títulos, eu sou formado engenharia ambiental e Sanitária e me formei Pos Graduação Eng Segurança do Trabalho, sendo segurança do trabalho uma disciplina dentro do curso engenharia ambiental e sanitária, no caso eu vou fazer prova cargo Eng. Ambiental e Sanitarista, posso requerer a prova de títulos?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Jader

      Depende do que consta no edital como documento que será aceito. Você pode enviar seu certificado para ver se a banca aceita, geralmente a prova de títulos é apenas classificatória e não eliminatória.

      Abs.

  • eron duarte

    boa tarde.
    sou formado em letras – língua portuguesa e gostaria de saber se uma especializaçao em educaçao e artes valeria pontos em uma prova de títulos?

  • neucioli

    É vai ter um concurso publico e tem vaga para professor de pintura em tecido e domino essa arte.e sou formada em artes visuais mas o salário que oferecem nao é compativél com o do professor formado em artes visuais e no edital pedi não titulado.gostaria de saber se aprovoda no concurso tenho o direito do salário de professor com curso superior.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Neucioli

      Acreditamos que se a vaga não exigir curso de formação em artes visuais, eles não teriam obrigação de pagar o piso desta categoria.
      Mas sugerimos que busque informações com o sindicato dos professores de sua região.

      Abs.

  • joice

    Ola, sou fornmada em direito e gostaria de saber se fizer uma por na area de educação em direitos humanos sera valido como titulos, em areas de carreira juridica como analista de tribunal.

    Um edital do TJ local diz pos graduação na area do cargo, nessa caso seria analista juridico, mas ai fiquei na duvida se valeria ou nao por ser na educação mas em direitos humanos!

  • Thayse

    Boa tarde, fiz um concurso no final do ano passado e passei na primeira etapa, faltando apenas a avaliação de título para a classificação geral. No edital, a instituição diz que para o cargo o qual concorri é necessário a graduação e mestrado ou doutorado na área de formação, em qualquer área de conhecimento. Eu possuo apenas mestrado, porém o titulo não é bem na minha área de formação (graduação em química e mestrado em biologia marinha). Por acaso, esse fato poderia implicar na minha não nomeação? E seria possível nomear algum candidato que não possua mestrado ou doutorado porém que passou na primeira etapa da prova e tenha alcançado pontuação superior aos outros mesmo após os pontos da avaliação de titulos?

  • Rafaely

    Tenho uma dúvida quanto a prova de títulos para cargo de professor. No edital consta: “últimos 5 anos”.
    Se o edital foi publicado em dez/2014, está correto contar como:
    dez14/13 (1º ano), dez13/12 (2º ano), dez12/11 (3º ano), dez11/10 (4º ano), dez10/09 (5º ano). Assim os 5 anos seriam de dez/09 a dez/14.

    Obrigada.

  • marcos antonio

    Olá sou formado em pedagogia e ciência da religião posso apresentar os dois como prova de títulos vou fazer concurso pra educação infantil. Desde já obrigado.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Marcos

      Você pode enviar os dois para avaliação da banca, mas sugerimos que veja o que consta no edital como títulos que serão aceitos.

      Abs.

  • Gessiele

    Olá, boa tarde!

    Estou no ultimo semestre da faculdade e fui aprovada em um concurso para nível superior.
    Como posso garantir minha vaga mesmo sem ter me formado?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Gessiele

      Verifique com sua instituição de ensino, se é possível constituir uma banca especial para conceder antecipação da sua colação de grau.
      Ou você pode entrar em contato com um advogado para saber sobre o aspecto legal para tentar permanecer com a vaga até se formar.

      Abs.

  • cristiane lima

    Boa noite,
    Estou participando do concurso para administração escolar – SEDUC/RS e estou na etapa da prova de títulos. Gostaria de saber se terei uma boa pontuação para meu curso de graduação. Sou formada em Nutrição. A pontuação é de no máximo 2,0 para graduação( não está bem especificado que teria que ser correlata a área)

    Agradeço desde já pela atenção

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Cristiane

      Depende do que consta no edital, geralmente eles são bem específicos em relação ao que é aceito e como funcionará a pontuação.

      Abs.

  • Alessandra

    Prestei um concurso e na prova de títulos exige o histórico acompanhado com a pós-graduação. Não tenho o histórico, só o diploma. Não consigo pegá-lo pq a faculdade foi descrdenciada pelo mec. O juiz pode suprir tal documento devido à urgência?

  • Rosangela

    Gostaria de saber se posso utilizar um mesmo diploma de mestrado/doutorado/pós para classificação e, posteriormente, para progressão na carreira?!
    Grata!!

Comente:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *