Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Como conquistar uma vaga no concurso da Abin

Publicado em 9 de setembro de 2010 por - 4 Comentários

A alta remuneração oferecida pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência) para os cargos de Oficial Técnico de Inteligência (R$ 10.216,12) e Agente Técnico de Inteligência (R$ 4.211,04) deve motivar muitos brasileiros a disputar uma das 80 vagas abertas no concurso público que está sendo promovido pelo órgão. As vagas são para lotação na sede da Abin em Brasília/DF.

DICA DE ESTUDO: No site Aprova Concursos você encontra videoaulas e apostilas para o concurso da Abin, com material de qualidade e fácil acesso. Comece a estudar hoje: Curso preparatório para o concurso Abin

Vagas Cargo Formação
50 Oficial Técnico de Inteligência Nível superior (há cargos para formados em Administração, Economia, Arquitetura, Arquivologia, Ciências Contábeis, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Estatística, Tecnologia da Informação, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social)
30 Agente Técnico de Inteligência Nível médio (há cargos para nível médio e médio-técnico em Contabilidade, Edificações, Eletrônica)

Prepare-se para o concurso Abin

Se você se enquadra no perfil para ser um Oficial ou Agente Técnico da Abin, faça sua inscrição até 4 de outubro  no site da Cespe/UnB e comece a estudar já. Os concursos da Abin estão entre os mais exigentes do Poder Executivo.

Para conquistar uma vaga, o candidato deve se preparar para as três etapas que fazem parte do concurso:

1ª etapa

  • Provas objetivas: serão 50 questões de conhecimentos gerais e 100 de conhecimentos específicos, somando 150 pontos.
  • Prova discursiva: valerá 10 pontos e consistirá de um texto de 30 linhas sobre algum assunto indicado no edital.

A previsão é que as provas sejam aplicadas em 14 de novembro de 2010 em todas as capitais estaduais e no Distrito Federal.

2ª etapa

  • Investigação social e funcional.
  • Avaliação médica, inclusive com a exigência de exames laboratoriais e complementares.

3ª etapa

  • Realização de Curso de Formação em Inteligência.

Características das provas do Cespe/UnB

O Cespe/UnB será a banca examinadora responsável pelo concurso deste ano, assim como em 2008. Portanto, é válido para o candidato conhecer as provas aplicadas em 2008, pois a mecânica e o estilo de avaliação deverão ser mantidos.

Entenda as provas do Cespe:

  • As provas objetivas são constituídas de vários itens. O candidato deve julgar cada um destes itens como sendo “certo” ou “errado”.
  • A cada marcação incorreta o candidato perde 1 ponto.
  • Itens que não forem assinalados como certo ou errado não contam pontos, ou seja, o candidato não perde e não ganha pontos.
  • Há exigência de pontuação mínima em cada prova. Para não ser eliminado, o candidato precisará fazer, no mínimo, 10 pontos na prova de conhecimentos gerais, 30 na de específicos e 45 no conjunto das duas. Na prova discursiva o candidato precisará fazer um mínimo de cinco pontos.

O candidato deve ficar atento ao conteúdo das provas previsto no edital de 2010, já que os cargos são diferentes do concurso anterior e exigirão conhecimentos específicos das respectivas áreas de formação. Acesse o edital do concurso Abin 2010 e confira o conteúdo programático completo.

A interdisciplinaridade das questões é uma das características do Cespe, isso significa que o candidato deve utilizar seus conhecimentos em diversas áreas para responder a uma questão. Além disso, estar atento e saber interpretar corretamente os enunciados das questões também são fundamentais. Lembre-se que uma simples palavra pode alterar todo o sentido da frase.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

4 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *