1

Leia o Texto 3 e responda à questão.

Texto 3:

Jovem em tratamento psiquiátrico mata a mãe

    Um crime bárbaro mobilizou a Polícia Militar na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, ontem. Um filho matou a mãe com mais de 20 facadas no pescoço, no Bairro Lagoinha Leblon. O rapaz, de 22 anos, se apresentou espontaneamente à 9ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) e deu detalhes do crime. Segundo a polícia, o jovem informou que tinha um relacionamento difícil com a mãe e teria discutido com ela momentos antes de desferir os golpes. Ele também apresentou um laudo médico, segundo o qual estaria passando por tratamento psiquiátrico. O assassino confesso foi encaminhado à Central de Flagrantes do Bairro Alípio de Melo (Ceflan 4), na Região da Pampulha, onde ficará à disposição da Justiça. O corpo da mulher foi encontrado em uma cama, ao lado de um outro filho dela, que não teve participação no crime, conforme a PM.

Fonte: Estado de Minas, 07/10/2018. Caderno Gerais, p. 14,

Os tipos textuais se constituem pelo modo de construção textual, caracterizado por sequências com características linguísticas próprias, predomínio de tempos verbais específicos, estrutura sintática entre outros elementos que demarcam esses tipos.

O tipo textual predominante no Texto 3 é:

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Considere as afirmativas feitas a seguir:

I. Uma boa atividade de ensino gramatical reside no consagrado tripé de exposição (ou explicitação) do conceito em estudo, correta exemplificação (preferivelmente retirados de boas obras literárias ou gêneros mais monitorados da linguagem jornalística) e exercitação exaustiva, a fim de que o aprendiz possa compreender bem o tópico enfocado.

II. Para Travaglia, o ensino de gramática teórica tem grande relevância social, pois há uma aplicação imediata de praticamente todos os tópicos enfocados, que possibilitam ao aprendiz ter melhores resultados no ensino de Ciências.

III. O ensino da vasta metalinguagem constitutiva das prescrições normativas sobre os tópicos que constam do plano curricular de Língua Portuguesa de cada ano / ciclo da educação básica é crucial para o aprendiz, a fim de que este possa ampliar sua desenvoltura nas práticas leitura e escrita.

IV. Ao afirmar que é preciso fornecer “informação cultural sobre a língua", Travaglia remete-nos ao fato de que conhecer a história da língua (seu percurso de mudanças diacrônicas) é tão importante quanto saber utilizar adequadamente as estruturas consideradas válidas no estágio sincrônico atual, se o que se deseja é melhorar a proficiência linguística do aprendiz.

Verifica-se que estão INCORRETAS as afirmativas:

3

Homônimos e parônimos requerem atenção do redator para evitar equívocos na compreensão do texto.

Quanto ao uso das palavras sublinhadas, a frase INCORRETA é

4

A concordância verbal é permitida com o verbo no plural ou no singular em:
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Texto 01:

Os buracos negros e a relatividade do tempo

            Em um dos grandes relatos de viagens fantásticas, o escritor norte-americano Edgar Allan Poe conta a história de uma expedição marítima na costa norueguesa que se depara com um redemoinho gigante, conhecido como Maelstrom. Passado o terror inicial, o narrador proclama: “Pouco depois, fiquei possuído da mais aguçada curiosidade pelo próprio turbilhão. Sentia positivamente um desejo de explorar suas profundezas, mesmo ao preço do sacrifício que ia fazer; e meu principal pesar era que jamais poderia contar a meus amigos, na praia, os mistérios que iria conhecer”.

            Se Poe tivesse escrito seu conto 150 anos depois (o original foi publicado em 1841), talvez substituísse a exploração das entranhas do vórtice pela exploração das entranhas do buraco negro. Fica difícil imaginar uma viagem fictícia mais fascinante do que a uma região em que nossas noções de espaço e tempo deixam de fazer sentido, de onde nada, nem a luz escapa, um verdadeiro Maelstrom cósmico. Os buracos negros e suas ligações com objetos exóticos, conhecidos como “buracos de minhoca” - possíveis pontes de um ponto a outro no espaço e no tempo -, desafiam até a imaginação dos físicos. (...)

Fonte: GLEISER, Marcelo. Micro macro: reflexões sobre o homem,

o tempo e o espaço. São Paulo: Publifolha, 2005. p. 20.

Quanto à concordância nominal com o Pronome de Tratamento, a alternativa INCORRETA é:
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Leia o Texto 2 e responda à questão.
 
Texto 2:
 
    “A linguagem, sendo uma elaboração cultural que se fundamenta na faculdade humana de imaginar, de simbolizar e de comunicar experiências vividas, torna o indivíduo capaz de atuar no mundo pela palavra e de elaborar e atuar também sobre a linguagem.
    Nesse sentido, a língua realiza atividades estruturantes, indeterminadas do ponto de vista semântico e sintático. As significações e os sentidos textuais e discursivos não podem estar aprisionados no interior dos textos, pelas estruturas linguísticas.
    A compreensão de textos é uma atividade criativa, e não simplesmente reativa; não é uma questão de reagir, mas de agir sobre os objetos da cultura. Trata-se de uma atividade dialógica de seleção, reordenação e reconstrução de sentidos. Pois a língua não é totalmente transparente, podendo também ser ambígua ou polissêmica.”(p.50).
 
Fonte: COLARES, Virgínia. Retextualização do depoimento judicial oral em texto escrito. 
Veredas - Rev. Est. Ling., Juiz de Fora, v. 9, n. 1 e n. 2, p. 29-54, jan./dez. 2005.

A concordância é um fenômeno sintático. É o produto dos ajustes entre as palavras, de modo a indicar as flexões de gênero e de número.
Analise a concordância nominal dos trechos em destaque na frase abaixo.
As significações e os sentidos textuais e discursivos não podem estar aprisionados no interior dos textos, pelas estruturas linguísticas.
IDENTIFIQUE as asserções com (V) ou (F), conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Quando temos dois ou mais substantivos, o(s) adjetivo(s) a eles relacionados pode(m) concordar com o substantivo mais próximo ou com a totalidade.

( ) O adjetivo “linguísticas” concorda em gênero e número com o substantivo “estruturas”.

( ) O adjetivo “discursivos” refere-se aos dois substantivos: “significações” e “sentidos”.

( ) O particípio “aprisionados” está concordando no masculino plural, uma vez que “significações” e “sentidos” são substantivos de gêneros diferentes.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

7
A concordância entre estruturas verbais formadas com o pronome “SE” pode configurar dois casos distintos: voz passiva sintética ou índice de indeterminação do sujeito.

Indique a frase que exemplifica o caso de índice de indeterminação de sujeito.
8

Em: “É verdade que muitas das pessoas que estão na Cracolândia chegaram à mendicância por causa da droga, mas não vieram de muito longe", temos um período composto, em que a oração destacada exerce a função de

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Há oração sem sujeito em:

10

Há oração sem sujeito em:
11
A respeito da Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial, NÃO é correto afirmar: 
12
A ordem econômica expressa na Constituição Federal tem por fm assegurar a todos existência digna e está fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa. Considerando os princípios gerais da atividade econômica constitucional, assinale (V) nas assertivas Verdadeiras e (F) nas Falsas:
( ) Tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País.
( ) Livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos e ressalvadas quaisquer vedações legais.
( ) Repressão legal contra o abuso do poder econômico que vise à dominação dos mercados e à eliminação da concorrência.
( ) Disciplina legal, com base no interesse nacional, para os investimentos de capital estrangeiro e vedados os reinvestimentos no País.
Marque alternativa CORRETA, na ordem de cima para baixo
13
A respeito do Tratado de Marraqueche sobre acesso facilitado a obras publicadas, NÃO é correto afirmar:
14
É livre a criação, a fusão, a incorporação e a extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos, EXCETO:
15
A respeito da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança NÃO é correto afirmar que
16
Sobre a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência, NÃO é correto afirmar que
17
A respeito da Corte Interamericana de Direitos Humanos e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, NÃO é correto afirmar:
18
Sobre a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher (“Convenção de Belém do Pará”), NÃO é correto afirmar que
19
Sobre o acesso das pessoas cegas ou com deficiência visual (Tratado de Marraquexe) à leitura, pode-se afirmar, EXCETO:
20
Em relação ao Direito Internacional dos Direitos Humanos e a redefinição da cidadania no Brasil, NÃO é correto afirmar:
21
Nos termos do art. 49 da Lei Complementar n.º 129/2013, os integrantes das carreiras da PCMG têm direito à percepção das seguintes verbas indenizatórias e de gratificação, EXCETO
22

Após exercer o cargo de escrivão da PCMG por 10 anos ininterruptos, em 2019, Paulo foi aprovado no concurso público para o cargo de delegado de polícia substituto do Estado de Minas Gerais.

Considerando que Paulo foi nomeado e entrou em exercício no cargo de delegado, assinale afirmativa INCORRETA:

23
Em 08 de novembro de 2013, entrou em vigor a Lei Orgânica da Polícia Civil. Esse diploma trouxe novas perspectivas a nossa Instituição, fixando suas competências e atribuições, bem como os seus princípios hierárquicos.
Face ao enunciado, a afirmativa que está em consonância com esse diploma é:
24
Compete à Corregedoria-Geral de Polícia Civil, de acordo com o disposto no art. 33 da Lei Complementar n.º 129/2013, EXCETO
25
Compete à Academia de Polícia Civil, segundo o disposto no art. 36 da Lei Complementar n.º 129/2013, EXCETO:  
26
Quanto às disposições finais da Lei Complementar n.º 129/2013, é INCORRETO afirmar:
27
Nos termos do art. 16 da Lei Complementar n.º 129/2013, compete à PCMG o exercício das seguintes atribuições, EXCETO:
28
Sobre a estrutura orgânica da PCMG, definida no art. 17 da Lei Complementar n.º 129/2013, é CORRETO afirmar: 
29

Analise com atenção o trecho abaixo:

“[...] surgido nos anos 60, é o verdadeiro marco da chamada teoria do conflito. Ele significa, desde logo, um abandono do paradigma etiológico-determinista e a substituição de um modelo estático e monolítico de análise social por uma perspectiva dinâmica e contínua de corte democrático. A superação do monismo cultural pelo pluralismo axiológico de pensamento. Assim, a ideia de encarar a sociedade como um todo pacífico, sem fissuras interiores, que trabalha para a manutenção da coesão social, é substituída, em face de uma crise de valores, por uma referência que aponta para as relações conflitivas existentes dentro da sociedade e que estavam mascaradas pelo sucesso do Estado de Bem-Estar Social”

(SCHECAIRA, Sérgio Salomão. Criminologia. 4. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012. p. 236).

Sobre o trecho, é CORRETO afirmar que se refere ao movimento criminológico

30

A respeito dos objetos da Criminologia, analise as assertivas abaixo:

I. O conceito de delito para a Criminologia é o mesmo para o Direito Penal, razão pela qual tais disciplinas se mostram complementares e interdependentes.

II. Desde os teóricos do pensamento clássico, o centro dos interesses investigativos da primitiva Criminologia sempre esteve no estudo do criminoso, prisioneiro de sua própria patologia (determinismo biológico), ou de processos causais alheios (determinismo social).

III. O controle social consiste em um conjunto de mecanismos e sanções sociais que pretendem submeter o indivíduo aos modelos e às normas comunitários. Para alcançar tais metas, as organizações sociais lançam mão de dois sistemas articulados entre si: o controle social informal e o controle social formal.

IV. A particularidade essencial da vitimologia reside em questionar a aparente simplicidade em relação à vítima e mostrar, ao mesmo tempo, que o estudo da vítima é complexo, seja na esfera do indivíduo, seja na interrelação existente entre autor e vítima.

São CORRETAS apenas as assertivas:

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As correntes do neorrealismo de esquerda, da teoria do direito penal mínimo e do pensamento abolicionista são desdobramentos da 
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Sobre o sistema penal e a reprodução da realidade social, segundo Alessandro Baratta, é CORRETO afirmar:
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Sobre o método, o objeto e as funções da criminologia, considera-se:

I. A luta das escolas (positivismo versus classicismo) pode ser traduzida como um enfrentamento entre adeptos de métodos distintos; de um lado, os partidários do método abstrato, formal e dedutivo (os clássicos) e, de outro, os que propugnavam o método empírico e indutivo (os positivistas).

II. Uma das características que mais se destaca na moderna Criminologia é a progressiva ampliação e problematização do seu objeto.

III. A criminologia, como ciência, não pode trazer um saber absoluto e definitivo sobre o problema criminal, senão um saber relativo, limitado, provisional a respeito dele, pois, com o tempo e o progresso, as teorias se superam.

Estão CORRETAS as assertivas indicadas em:

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Sobre a teoria criminológica da associação diferencial, analise as assertivas abaixo:

I. O comportamento delituoso se aprende do mesmo modo que o indivíduo aprende também outras condutas e atividades lícitas, em sua interação com pessoas e grupos e mediante um complexo processo de comunicação.

II. O delito não é algo anormal nem sinal de uma personalidade imatura, senão um comportamento ou hábito adquirido, isto é, uma resposta a situações reais que o sujeito aprende.

III. A pobreza e a classe social são fatores suficientes para a explicação da tendência de alguém para o crime, no contexto das teorias da aprendizagem.

IV. O indivíduo aprende assim não só a conduta delitiva, senão também os próprios valores criminais, as técnicas comissivas e os mecanismos subjetivos de racionalização (justificação ou autojustificação) do comportamento desviado.

São CORRETAS apenas as assertivas:

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Os estudos criminológicos voltam-se para a criminalidade dos poderosos, tratados como homens de negócios e profissionais, colocando em debate a forma como o sistema de justiça criminal os tratava. O recurso paradigmático da referida vertente teórica contrapõe-se à relação de necessariedade entre delinquência/pobreza, abrindo-se caminho para o amadurecimento do direito penal econômico.

O postulado teórico constante do trecho acima evidencia a:

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Ao conduzir sua argumentação tendo como ponto de referência a criminologia crítica e a genealogia do poder desenvolvida por Michel Foucault, Thiago Fabres de Carvalho assume a dignidade humana como “condição antropológica existencial da comunidade política”, eixo central das reflexões criminológicas sobre o controle penal da subcidadania no Brasil.

Nesse sentido, avalie as assertivas abaixo:

I. A visão da condição humana apresentada por Hannah Arendt, formada pelo conjunto da vita activa, é absolutamente apropriada para se apreender o inicial significado da dignidade humana como elemento existencial instituinte da comunidade política, pois a condição humana não se confunde com a busca de uma natureza humana universal, intrínseca, o que remeteria a uma espécie de deidade.

II. A partir das reflexões de Axel Honneth, a dignidade humana determina a condição de pluralidade da comunidade política, de modo que a construção da realidade social, costurada, sobretudo, na esfera pública, é engendrada a partir da necessidade da manifestação da diversidade e, por conseguinte, da luta por reconhecimento.

III. A construção do sentido subjetivo e social da dignidade, possibilitada pelas experiências de reconhecimento, assume uma importância decisiva na reflexão criminológica, uma vez que a valorização negativa de determinados indivíduos ou grupos, isto é, a produção social da invisibilidade, convertese em gravíssimos problemas de integração social.

São CORRETAS as assertivas:

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Sobre as principais categorias dos delinquentes propostas por Enrico Ferri, analise as hipóteses abaixo enumeradas:

I. O delinquente nato caracterizava-se pela impulsividade ínsita que fazia que o agente passasse à ação por motivos absolutamente desproporcionais à gravidade do delito.

II. O delinquente louco era levado ao crime pela enfermidade mental e pela atrofia do senso moral.

III. Nascido e crescido em um ambiente de miséria moral e material, o delinquente ocasional começava com leves falhas até uma escalada obstinada no crime.

IV. O delinquente habitual era condicionado por influência de circunstâncias ambientais, tais como injusta provocação, necessidades familiares ou pessoais, comoção pública etc.

Estão CORRETAS as assertivas:

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No que diz respeito aos objetos da Criminologia, estão corretas as assertivas, EXCETO:
39
Animações disponíveis na categoria de efeitos “Entrada” do Microsoft PowerPoint, versão português do Office 2010, EXCETO:
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Considere a seguinte planilha do Microsoft Excel, versão português do Office 2016:

Imagem associada para resolução da questão

Analise as seguintes afirmativas sobre a planilha apresentada: 

I –   O conteúdo da célula D4 poderia ser “=C4/C6”. II –  O conteúdo da célula C6 poderia ser “=SOMA(C3;C5) III – O conteúdo da célula D6 poderia ser “=(C3+C4+C5)/C6” 

Está CORRETO o que se afirma em:
41
A opção do grupo “Incluir” da guia “MENSAGEM” da janela de edição de uma nova mensagem no Microsoft Outlook, versão português do Office 2013, que permite, por exemplo, enviar um documento do Word como anexo em uma mensagem é:
42
Analise as seguintes afirmativas sobre as funções disponíveis no Microsoft Excel, versão português do Office 2016: 

I – A função CONT.NÚM calcula o número de células em um intervalo que contém números. II – A função MOEDA converte um número em texto utilizando o formato de moeda. III – A função ARRUMAR retira todos os espaços de um texto. 

Estão CORRETAS as afirmativas:
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Os certificados digitais da ICP-Brasil variam de acordo com a sua aplicação e nível de segurança exigida. Analise as seguintes afirmativas sobre os tipos de certificados ICP-Brasil:

 

I – Tipo A: utilizado para assinaturas digitais de todos os tipos de documentos e indicado para profissionais autônomos, empresas e órgãos públicos que têm uma grande demanda de arquivos e que precisam de validações rápidas para otimizar o tempo e reduzir os custos.

II – Tipo S: utilizado para documentos confidenciais, pois só permite a decodificação do arquivo por pessoas autorizadas. Indicado para arquivos e transações que exigem segurança máxima e que são extremamente sigilosos.

III – Tipo T: conhecido como carimbo do tempo, serve como evidência de data e hora para as transações digitais. É utilizado em conjunto com os outros tipos de certificados digitais e é essencial para garantir a temporalidade e a tempestividade dos documentos.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:

44

A função do Microsoft Excel, versão português do Office 2010, que remove os espaços de uma sequência de caracteres de texto, com exceção dos espaços simples entre as palavras é:

45
A função do LibreOffice Calc 5.4.7, versão português, que verifica se dois textos são idênticos é:
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É possível atualizar o envio e o recebimento de itens como mensagens de e-mail, compromissos do calendário e tarefas por meio das opções disponíveis na guia “Enviar/Receber” do Microsoft Outlook, versão português do Office 2016.

única opção da guia “Enviar/Receber” que está corretamente descrita é: 

47

Considere a planilha abaixo do Microsoft Excel, versão português do Office 2013:

 

Imagem associada para resolução da questão

Considerando que se deseja copiar (Ctrl+C) a célula C5 e colar (Ctrl+V) no intervalo de células C6:C9 para que cada célula deste intervalo tenha o seu valor multiplicado pelo valor da célula C2 corretamente, o conteúdo da célula C5 deveria ser:
48
São exemplos de atalhos padrão disponíveis na seção “Favoritos” do Windows Explorer do Microsoft Windows 7, versão português, EXCETO:
49

Analise as seguintes afirmativas sobre as ameaças à Segurança da Informação:

I. “Cavalo de Tróia" é um malware que se mantem oculto em um computador e que pode espionar as atividades do usuário, instalar outras ameaças ou até desabilitar mecanismos de segurança de um computador.

II. Spywares são programas espiões, cujo objetivo é coletar informações sobre uma ou mais atividades realizadas em um computador, mas nem sempre representam uma ameaça à segurança da informação, pois podem ser utilizados apenas para direcionamento de publicidade.

III. O DDOS (Distributed Denial of Service) é um ataque de negação de serviço distribuído, no qual vários computadores são utilizados para inviabilizar a operação de um ou mais serviços e computadores.

Estão CORRETAS as afirmativas:

50
O tipo de ameaça à segurança de um computador que consiste em um programa completo que se replica de forma autônoma para se propagar para outros computadores é:
51

No ano de 1998, o Ministério da Educação publicou novas diretrizes curriculares do Ensino Médio no Brasil.

Em relação às mudanças propostas para a educação a partir dessas diretrizes, NÃO é correto afirmar:

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A metodologia da Pedagogia Libertadora envolve toda uma preparação prévia com várias etapas que se referem à coleta e ao tratamento do conteúdo programático. Analise as assertivas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Processo de investigação do conteúdo programático, a partir das condições existenciais em que vivem os indivíduos do grupo com que se vai trabalhar.

( ) Seleção das contradições sociais relevantes ou das situações-limite com que serão elaboradas as codificações.

( ) Tratamento dos dados por especialistas em disciplinas científicas e inclusão de temáticas complementares, destinadas a favorecer uma visão integrada da realidade social, ou seja, da sistematização do conteúdo.

( ) Preparo dos materiais e equipamentos para o trabalho dos animadores culturais – sugestões e critérios.

( ) Propostas de estruturas que possam facilitar o desvelamento dos fatos codificados, em atividades a serem diretamente desenvolvidas nos círculos de cultura.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

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Em 2017, foi aprovada a Lei n.º 13.415, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, estabelecendo mudanças na estrutura do ensino médio.
Sobre o que foi estabelecido, está INCORRETO afirmar:
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A concepção construtivista reúne uma série de princípios que permitem compreender a complexidade dos processos de ensino-aprendizagem e que se articulam em torno da atividade intelectual implicada na construção do conhecimento. Em relação aos princípios da concepção construtivista, analise as afirmativas abaixo, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:

( ) Os esquemas de conhecimento se definem como as representações que uma pessoa possui, num momento dado da sua existência, sobre algum objeto de conhecimento.

( ) Os esquemas de conhecimento são revisados, modificados, tornam-se mais complexos e adaptados à realidade, mais ricos em relações.

( ) A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno depende de seu nível de desenvolvimento e dos conhecimentos prévios que pôde construir.

( ) A situação de aprendizagem pode ser concebida como um processo de comparação, de revisão, e de construção de esquemas de conhecimento sobre os conteúdos escolares.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

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Segundo Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influenciação do comportamento humano. A hierarquia das necessidades humanas é:

( ) segurança

( ) fisiológicas

( ) estima

( ) sociais

( ) auto realização

A sequência numérica que corresponde corretamente a essa pirâmide de importância é:

56

Mizukami (1985) afirma que, na Pedagogia Libertadora, “O homem chegará a ser sujeito através da reflexão sobre seu ambiente concreto: quanto mais ele reflete sobre a realidade, sobre a sua própria situação concreta, mais se torna progressiva e gradualmente consciente, comprometido a intervir na realidade para mudá-la".

Analise as assertivas a seguir e verifique aquelas que compõem as ideias centrais da educação problematizadora.

I. Uma pessoa só conhece bem algo quando o transforma, transformando-se ela também no processo.

II. A solução de problemas implica a participação ativa e o diálogo constante entre alunos e professores.

III. A aprendizagem torna-se uma pesquisa em que o aluno passa de uma situação sincrética ou global do problema a uma visão analítica do mesmo através da teorização para chegar a uma síntese.

Está CORRETO o que se afirma em:

57

O Calendário Escolar é um documento que apresenta os dias letivos, os feriados, os recessos e as férias, mas também as atividades, as reuniões e as festividades. Sua finalidade é orientar a comunidade escolar e os familiares dos estudantes sobre a programação e a condução do processo escolar de todo o ano da instituição.

Sobre esse tema, identifique com V ou F as afirmativas, conforme sejam verdadeiras ou falsas:

( ) Todo Calendário Escolar deve garantir, no mínimo, 200 dias letivos e carga horária de 833 horas e 20 minutos, para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

( ) No Ensino Fundamental, deve estar prevista a jornada de, no mínimo, 4 horas de trabalho, incluindo o tempo destinado ao recreio.

( ) A abertura da escola nos finais de semana faz parte das atividades educativas e comunitárias e, sendo obrigatória, é responsabilidade da direção da escola encontrar formas para seu efetivo funcionamento.

( ) O dia letivo é aquele em que professores e estudantes desenvolvem atividades de ensino-aprendizagem, de caráter obrigatório, independentemente do local onde sejam realizadas.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

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A charge acima exemplifica a clássica fragmentação dos conteúdos escolares em disciplinas. Nesse sentido, com base na leitura da bibliografia sugerida, analise as seguintes afirmativas:

I. O desdobramento do conhecimento em disciplinas estanques teve seu início mediante uma objetivação da coisa conhecida, de maneira que o sujeito cognoscente pretendeu ver a realidade dissociada de si próprio.

II. A fragmentação em disciplinas produz uma disjunção do conhecimento em relação à vida humana e à condição social.

III. A visão de realidade positivista que orientou o desenvolvimento de disciplinas ou áreas especializadas de estudo pressupõe que a verdade é absoluta, objetiva e existe independentemente do sujeito cognoscente.

Está CORRETO afirmar que as proposições

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O planejamento é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade pela organização. Todo juízo formado sobre o futuro da entidade baseia-se, mais ou menos conscientemente, numa leitura explícita ou implícita da realidade feita pelas pessoas. Nesse sentido, o planejamento deve atender a três aspectos em todo o seu desenvolvimento em grupo, a saber:

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Se considerarmos o conhecimento como a matéria prima do currículo, este pode ser entendido como um conjunto de experiências de conhecimento que permite aos estudantes apreenderem a complexidade de variáveis na leitura de mundo. No interior dessa discussão, pode-se inferir que:

I. Em uma sociedade da informação, o conhecimento surge como um capital essencial na interpretação de um novo cenário social complexo, em que estão emergindo novas áreas do conhecimento e novas dimensões de empregabilidade.

II. As relações sociais estabelecidas no interior da escola e na sua integração com a comunidade, ao longo do desenvolvimento curricular, são reconhecidas pela teoria curricular crítica que tem, desde a década de 70, tentado entender como se processam as relações de poder nos currículos ofcial, oculto e em ação.

III. Na sociedade da informação, a educação tem um papel fundamental na formação dos indivíduos, ao longo da vida, como uma forma de usar o conhecimento na perspectiva dos quatro pilares da educação e preparar o cidadão para a uma transformação dos paradigmas culturais existentes.

IV. No sistema educacional, o novo paradigma emergente de apreensão de mundo diz respeito à complexidade relacionada a uma visão fragmentada do conhecimento, tendo em vista uma leitura sistêmica de realidade.

Estão CORRETAS as afrmativas: