Questões

O seu plano atual não permite a utilização ilimitada desta funcionalidade.

Assine já! e tenha acesso ilimitado ao Aprova Concursos.



Exibindo 6 a 9 de 9 no total.
Questões por página:


Assinale a alternativa em que NÃO se registra uma oposição ou um contraponto presente nas ideias e argumentos apresentados no texto.

a)

A Dinamarca e o Zimbábue

b)

Democracia liberal como opção de governo e centralismo econômico em regimes autoritários

c)

Países caracterizados pela organização tribal, com subdivisões socioculturais e países com unidade social, com coesão, sem problemas de conflito de etnias e tribos

d)

Valorização do mérito e política de privilégios e apadrinhamentos.




O pronome sublinhado SÓ se refere ao termo transcrito entre colchetes em

a)

“[...] a organização política encontrou na democracia liberal seu mais alto ponto evolutivo.” (linhas 20-21) [ORGANIZAÇÃO POLÍTICA]

b)

“[...] é a capacidade da sociedade de controlar os governos, seus atos e suas burocracias.” (linhas 41-42) [SOCIEDADE]

c)

“[...] esse modelo se instala apenas em situações determinadas – todas elas passando pelo bom funcionamento das instituições.” (linhas 32-34) [DETERMINADAS]

d)

“[...] uma nação que se organize politicamente sob a égide da democracia liberal e que desfrute altos índices [...]” (linhas 3-4) [DEMOCRACIA LIBERAL]




Assinale a alternativa que melhor caracteriza o que Fukuyama denomina fim da história.

a)

À construção de uma nova era para a humanidade, em que seriam dominantes os princípios aliados ao respeito e à solidariedade, sobretudo em relação aos mais carentes.

b)

À homogeneização política da humanidade, decorrência do fim das ideologias, visto que todos os governos adotariam os princípios consignados na democracia liberal.

c)

Ao fim do mundo, como decorrência dos conflitos gerados pelas diferenças entre as tribos e culturas que compõem o espectro social da humanidade.

d)

Ao fim dos conflitos entre pobres e ricos, já que, ao adotarem os valores e fórmulas da democracia liberal, os países pobres estariam fadados a, rapidamente, desenvolver sua economia e alcançar o mesmo patamar dos ricos.




“O moderno sistema capitalista e democrático, mostra Fukuyama, só floresceu em países onde foram fincados três pilares institucionais.” (linhas 35-36)

Assinale a alternativa em que se mantêm o sentido e a correção gramatical.

a)

Conquanto o que mostra Fukuyama, só floresceu – o moderno sistema capitalista e democrático – em países nos quais se fincou três pilares institucionais.

b)

Nos termos do que mostra Fukuyama, teriam florescido apenas nos países onde se fincaram três pilares institucionais, o moderno sistema capitalista e democrático.

c)

O moderno sistema capitalista e democrático – porquanto assim nos mostra Fukuyama – conseguiu florescer exclusivamente nos países aonde se fincou três pilares institucionais.

d)

Tão somente em países nos quais se fincaram três pilares institucionais floresceu o moderno sistema capitalista e democrático, consoante mostra Fukuyama.