Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 15 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

Listas ordenadas implementadas com vetores são estruturas de dados adequadas para a busca binária, mas possuem o inconveniente de exigirem custo computacional de ordem linear para a inserção de novos elementos. Se as operações de inserção ou remoção de elementos forem frequentes, uma alternativa é transformar a lista em uma árvore binária de pesquisa balanceada, que permitirá a execução dessas operações com custo logarítmico.

Considerando essas informações, escreva um algoritmo recursivo que construa uma árvore binária de pesquisa completa, implementada por estruturas auto-referenciadas ou apontadores, a partir de um vetor ordenado, v, de n inteiros, em que n = 2m - 1, m > 0. O algoritmo deve construir a árvore em tempo linear, sem precisar fazer qualquer comparação entre os elementos do vetor, uma vez que este já está ordenado. Para isso,

a) descreva a estrutura de dados utilizada para a implementação da árvore

b) escreva o algoritmo para a construção da árvore. A chamada principal à função recursiva deve passar, como parâmetros, o vetor, índice do primeiro e último elementos, retornando a referência ou apontador para a raiz da árvore criada.

Observação: Qualquer notação em português estruturado, de forma imperativa ou orientada a objetos deve ser considerada, assim como em uma linguagem de alto nível, como o Pascal, C e Java.

A partir dos anos de 1980, surgiram abordagens que tematizaram e debateram a Educação Física Escolar. Elas construíram críticas ao modelo tradicional de aula, conhecido como tecnicista, competitivista, esportivizado. Embora essas abordagens tivessem em comum o anseio de uma intervenção na atuação do professor de Educação Física com fundamentos científicos e filosóficos, havia, também, muitas divergências entre elas, de natureza teórica e didática.

Considerando essas abordagens, faça o que se pede nos itens a seguir.

a) Em relação à seleção dos conteúdos, quais são as diferenças entre as abordagens crítico-superadora e construtivista-interacionista?

b) No que concerne aos objetivos de ensino, quais são as diferenças entre a aula tradicional tecnicista e a abordagem crítico-emancipatória?



Ao refletir a respeito da origem da modernidade, Habermas a associa ao surgimento de uma “consciência temporal” que confronta o moderno ao antigo e cria uma concepção histórica processual da vida, cujo horizonte é um futuro que não pode ser previsto. Para o autor, a modernidade é um “projeto inacabado”, no qual se deve aprender com os desacertos que acompanham o projeto.
A Teoria da Modernidade de Habermas integra a Teoria da Ação Comunicativa. Essa teoria procura explicar a origem da moderna sociedade ocidental, diagnosticar seus problemas e propor correção. Para tal, baseia-se em um conceito de sociedade que associa a perspectiva subjetiva do mundo vivido à perspectiva objetiva e do resgate de um conceito de racionalidade.

ARANTES, O.; ARANTES, P. Um ponto cego no projeto moderno de Jürgen Habermas.
São Paulo: Brasiliense. 1992.

Considerando como base a imagem e o fragmento de texto acima, redija um texto dissertativo sobre o conceito de modernidade segundo Jürgen Habermas. (valor: 10,0 pontos)

Provas: INEP - 2011 - ENADE - Artes Visuais
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Artes visuais

Ao analisar a presença significativa de imagens e o fascínio pelo espetáculo na atualidade, Adauto Novaes afirma que, de maneira apressada e superficial, era comum vermos associadas as ideias de espetáculo ao reino das imagens, em particular ao poder da televisão, mesmo depois de Guy Debord ter advertido, no livro A sociedade do espetáculo, que o espetáculo vai muito além do show de imagens.

Para Debord, o espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediada por imagens. Nesse caso, um dos indicativos dessa sociedade é a vida envolta por uma imensa acumulação de espetáculos, fazendo com que suas vivências, retiradas do mundo real, ocorram por meio de um intermediário, no qual o espetacular é vivido em detrimento do real, tornandose um substituto da experiência.

As abordagens contemporâneas do ensino da arte têm buscado articular o conhecimento em arte, relativo à produção das linguagens, e sobre arte, ao ler e contextualizar as produções dos estudantes com as de outras culturas, períodos e lugares. Nesse caso, um desafio do ensino de artes visuais é abordar criticamente as visualidades na contemporaneidade. Para isso, faz-se necessário um ensino de arte capaz de problematizar a cultura e a leitura de imagens, de analisar a relevância das visualidades na constituição de identidades e subjetividades, e de promover a compreensão dos significados que podem permear as relações entre imagem e poder.
NOVAES, A. (Org.) Muito além do espetáculo. São Paulo: SENAC, São Paulo, 2005 (com adaptações).



Considerando as ideias desenvolvidas nos textos acima, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema:

Ensino de artes visuais: imagem, espetáculo e poder.

Aborde, em seu texto, os seguintes aspectos:

a) papel dos diferentes atores sociais;

b) escolha dos temas a serem trabalhados no ensino de artes visuais.

Os números de Fibonacci correspondem à uma sequência infi nita na qual os dois primeiros termos são 0 e 1. Cada termo da sequência, à exceção dos dois primeiros, é igual à soma dos dois anteriores, conforme a relação de recorrência abaixo.



Desenvolva dois algoritmos, um iterativo e outro recursivo, que, dado um número natural n > 0, retorna o n-ésimo termo da sequência de Fibonacci. Apresente as vantagens e desvantagens de cada algoritmo.

Na iniciação de esportes coletivos, o professor de Educação Física escolar deve considerar o conjunto de objetivos, o planejamento de estratégias de ações educativas nas aulas, meios de intervenção pedagógica, sistema de avaliação do progresso dos alunos e integração de três dimensões de conteúdos pautados no saber conhecer, saber fazer, e saber ser.
Há muitas dificuldades relacionadas a conflitos de objetivos entre os alunos, seus pais e professores, como, por exemplo, a pressão psicológica exercida externamente, a especialização prematura em habilidades motoras envolvidas em jogos, a qual resulta na busca excessiva da plenitude atlética e no envolvimento precoce em competições.
A iniciação esportiva deve ser considerada uma etapa no processo de formação integral humana, não sendo o desempenho esportivo um fim em si mesmo. O esporte dever ser utilizado para desenvolver valores humanos.

Considerando as ideias centrais desenvolvidas no texto acima, redija um texto dissertativo sobre a iniciação esportiva no contexto da Educação Física escolar. Em seu texto, aborde as principais características dos conteúdos a ser aprendidos relacionados ao saber conhecer, saber fazer e saber ser.

Não temos nenhuma mística incorporada ao povo; portanto, não tem o nosso povo — considerado na sua expressão de povo-massa — a consciência clara de nenhum objetivo nacional a realizar ou a defender, de nenhuma grande tradição a manter, de nenhum ideal coletivo, de que o Estado seja o órgão necessário à sua realização. (...) Esse autossentimento e essa clara e perfeita consciência só serão realizados pela ação lenta e contínua do Estado — um Estado soberano, incontrastável, centralizado, unitário, capaz de impor-se a todo país pelo prestígio fascinante de uma grande missão nacional.

VIANNA, O. Problemas de organização e problemas de direção: o povo e o governo.
Rio de Janeiro: José Olympio, 1952, p. 395 (com adaptações).

Oliveira Vianna foi um dos grandes críticos da incorporação da proposta liberal na realidade brasileira. Em contraposição, advogou que o autoritarismo seria uma proposta válida para o país, na qual o povo-massa poderia ser politicamente integrado pela ação de um Estado corporativo.

Considerando que os textos acima têm caráter motivador, redija um texto dissertativo sobre a incorporação da proposta liberal na realidade brasileira, identificando os pontos sobre os quais Oliveira Vianna constrói sua crítica ao liberalismo e sua proposta de autoritarismo e Estado corporativo. (valor: 10,0 pontos)

A Educação a Distância (EaD) é a modalidade de ensino que permite que a comunicação e a construção do conhecimento entre os usuários envolvidos possam acontecer em locais e tempos distintos. São necessárias tecnologias cada vez mais sofisticadas para essa modalidade de ensino não presencial, com vistas à crescente necessidade de uma pedagogia que se desenvolva por meio de novas relações de ensino-aprendizagem.

O Censo da Educação Superior de 2009, realizado pelo MEC/INEP, aponta para o aumento expressivo do número de matrículas nessa modalidade. Entre 2004 e 2009, a participação da EaD na Educação Superior passou de 1,4% para 14,1%, totalizando 838 mil matrículas, das quais 50% em cursos de licenciatura. Levantamentos apontam ainda que 37% dos estudantes de EaD estão na pós-graduação e que 42% estão fora do seu estado de origem.

Considerando as informações acima, enumere três vantagens de um curso a distância, justificando brevemente cada uma delas.

Provas: INEP - 2011 - ENADE - Artes Visuais
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Artes visuais



Beatriz Milhazes é uma artista brasileira que trabalha com formas circulares que sugerem deslocamentos. Prepara imagens sobre plástico transparente, que são descoladas, como películas, e, então, aplicadas na tela por decalque. Os motivos e as cores são transportados para a tela por meio de colagens sucessivas, realizadas com precisão. A transferência das imagens da superfície lisa para a tela faz com que a gestualidade seja quase anulada.

Magdalena Atria é uma artista Chilena que trabalha com o conceito de expansão da pintura. Em seu trabalho, a artista utiliza diversos materiais, por exemplo, massinhas de modelar, que são enroladas como rocambole e fatiadas para montar imagens. É possível inferir que as obras das duas artistas se relacionam também ao artesanato, entretanto, elas subvertem o aspecto artesanal no momento em que ultrapassam os limites da pintura convencional e criam novos modos do fazer pictórico.

Considerando a obra das artistas Beatriz Milhazes e Magdalena Atria elabore uma proposta de ensino-aprendizagem acerca do tema:

As relações entre arte e artesanato.

Provas: INEP - 2011 - ENADE - Artes Visuais
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Artes visuais

Desde a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais que a arte é caracterizada como área de conhecimento e não mais como atividade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.º 9.394/1996, trata dessa área de conhecimento com objetivos específicos, valorizando conteúdos que vão desde as representações regionais a diversidades culturais.No entando, ainda é comum encontrarmos no ensino das artes visuais currículos praticados a partir de uma visão da arte como atividade e reprodução mecanizada de estereótipos.

Considerando as observações acima, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema:

Currículos praticados no ensino das artes visuais: a responsabilidade do professor perante as escolhas dos conteúdos a serem desenvolvidos.

Aborde, em seu texto, os seguintes aspectos:

a) arte como área de conhecimento ou como atividade;

b) papel do professor de artes visuais como mediador do conhecimento artístico e cultural;



Considerando o que foi estabelecido pela lei, em relação à Educação Física no currículo escolar, elabore um texto dissertativo abordando os seguintes aspectos:

a) avanço decorrente da inclusão da Educação Física como conteúdo curricular obrigatório;

b) “retrocesso” decorrente da facultabilidade da adesão à prática da Educação Física.



Concebemos o coronelismo como resultado da superposição de formas desenvolvidas do regime representativo a uma estrutura econômica e social inadequada. O coronelismo é sobretudo um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras. Não é possível, pois, compreender o fenômeno sem referência à nossa estrurura agrária, que fornece base de sustentação das manifestações de poder privado ainda tão visíveis no interior do Brasil.
Paradoxalmente, entretanto, esses remanescentes de privatismo são alimentados pelo poder público, e isso se explica justamente em função do regime representativo, com sufrágio amplo, pois o governo não pode prescindir do eleitorado rural, cuja situação de dependência ainda é incontestável.

LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. Rio de Janeiro: Forense,
1948, p. 40-41 (com adaptações).

Considerando as ideias do texto acima, redija um texto dissertativo acerca do tema do coronelismo no âmbito do processo de desenvolvimento político-social brasileiro durante o período republicano. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:

a) o papel dos atores sociais e o contexto sócio-histórico em que se desenvolveu esse fenômeno so cial; (valor: 6,0 pontos)

b) a influência do coronelismo no desenvolvimento do sistema representativo no Brasil. (valor: 4,0 pontos)

A Síntese de Indicadores Sociais (SIS 2010) utiliza-se da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) para apresentar sucinta análise das condições de vida no Brasil. Quanto ao analfabetismo, a SIS 2010 mostra que os maiores índices se concentram na população idosa, em camadas de menores rendimentos e predominantemente na região Nordeste, conforme dados do texto a seguir.

A taxa de analfabetismo referente a pessoas de 15 anos ou mais de idade baixou de 13,3% em 1999 para 9,7% em 2009. Em números absolutos, o contingente era de 14,1 milhões de pessoas analfabetas. Dessas, 42,6% tinham mais de 60 anos, 52,2% residiam no Nordeste e 16,4% viviam com ½ salário-mínimo de renda familiar per capita. Os maiores decréscimos no analfabetismo por grupos etários entre 1999 a 2009 ocorreram na faixa dos 15 a 24 anos. Nesse grupo, as mulheres eram mais alfabetizadas, mas a população masculina apresentou queda um pouco mais acentuada dos índices de analfabetismo, que passou de 13,5% para 6,3%, contra 6,9% para 3,0% para as mulheres.
SIS 2010: Mulheres mais escolarizadas são mães mais tarde e têm menos filhos. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).



Com base nos dados apresentados, redija um texto dissertativo acerca da importância de políticas e programas educacionais para a erradicação do analfabetismo e para a empregabilidade, considerando as disparidades sociais e as dificuldades de obtenção de emprego provocadas pelo analfabetismo. Em seu texto, apresente uma proposta para a superação do analfabetismo e para o aumento da empregabilidade.

As memórias cache são usadas para diminuir o tempo de acesso à memória principal, mantendo cópias de seus dados. Uma função de mapeamento é usada para determinar em que parte da memória cache um dado da memória principal será mapeado. Em certos casos, é necessário usar um algoritmo de substituição para determinar qual parte da cache será substituída.
Suponha uma arquitetura hipotética com as seguintes características:

• A memória principal possui 4 Gbytes, em que cada byte é diretamente endereçável com um endereço 32 bits.
• A memória cache possui 512 Kbytes, organizados em 128 K linhas de 4 bytes.
• Os dados são transferidos entre as duas memórias em blocos de 4 bytes.

Considerando os mapeamentos direto, totalmente associativo e associativo por conjuntos (em 4 vias), redija um texto que contemple as organizações dessas memórias, demonstrando como são calculados os endereços das palavras, linhas (blocos), rótulos (tags) e conjunto na memória cache em cada um dos três casos. Cite as vantagens e desvantagens de cada função de mapeamento, bem como a necessidade de algoritmos de substituição em cada uma delas.

Leia detidamente o texto seguinte:

No trabalho, nossas ações costumam ser movidas ora pela força de uma obrigação, ora pelo senso do dever, ora pelo sentimento da vontade. Mas as ações mais produtivas são aquelas em que esses três impulsos encadeiam-se numa escala ascensional: o imperativo mecânico de se obrigar a fazer alça-se ao discernimento de um dever fazer, e este ganhará pleno impulso quando resultar de um obstinado querer. Qualquer que seja nossa função, a realização plena do nosso trabalho depende, em grande parte, desse encadeamento de impulsos. Por isso, a ação mais eficaz e objetiva jamais dispensa o concurso da vontade íntima.

(Nicolau Vergueiro, inédito)


Sem perder de vista o conjunto do texto acima, desenvolva uma dissertação, na qual você se posicionará, de forma clara e argumentativa, diante da afirmação que se acha sublinhada.

GABARITO:

Em caso de dúvidas com relação à solução de alguma questão, assista às videoaulas de resolução no site. Digite na barra de busca o ID da pergunta desejada, você irá encontrá-lo ao lado do número da questão.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282