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I. É a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado
através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.

II. Define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação, funções que amadurecerão, mas que estão presentemente em estado embrionário.

III. Permite delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento, propiciando o acesso não somente ao que já foi atingido através do desenvolvimento, como também àquilo que está em processo de maturação.

Está correto o que se afirma em

Uma das instâncias socialmente envolvidas com a educação no Brasil é o Ministério Público (MP). No que tange à educação escolar, cabe ao MP, EXCETO:

É dentro desse contexto que a ideia de liberdade defendida por pensadores como Pestalozzi, Fichte e Fröbel, se torna o indicador sociopolítico e, por conseguinte, ideológico da
educação.

E, de acordo com as ideologias da pedagogia do século XIX, na visão de Pestalozzi, são considerados ideais defendidos, EXCETO:

O pedagogo com uma visão mais ampla e sistêmica dos problemas sociais e da violência lança seu olhar sobre o todo e age no sentido de ajustar as suas práticas na prevenção quando,

Na teoria de Libâneo (1990), as tendências pedagógicas são classificadas em dois grupos:

Dada a afirmativa de Turner (2006, p. 60): “o professor é um transmissor de saberes [...], é um agente da formação integral dos alunos, e, por isso, tendo o domínio das disposições pessoais para corresponder às exigências de seu tempo, pode criar condições para as mudanças sociais que se fizerem necessárias”. Nesse contexto, para que o aprendizado se efetive, vários são os métodos de ensino disponíveis para que o professor possa apensar em sua prática na sala de aula. 

I. Método Construtivista. 
II. Método Sócio-Interacionista. 
III. Método Logosófico. 
IV. Método Waldorf. 
V. Método Freinet.

Dos itens, verifica-se que são métodos de ensino

Dadas as afirmativas referentes à organização da educação básica e seu desenvolvimento, 

I. Nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

II. A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola e por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.

III. Poderão organizar-se classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangerias, artes, ou outros componentes curriculares.

verifica-se que está/ão correta/s

O processo de construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) precisa ser participativo. Assim, para Gandin (2004), a construção conjunta acontece quando fundamentada na igualdade real entre as pessoas. A partir desse ponto, pode-se construir um processo de planejamento em que todos, com seu saber próprio, com sua consciência, com sua adesão específica, organizam seus problemas, suas ideias, seus ideais, seu conhecimento da realidade, suas propostas e suas ações.

Nesse sentido, Vasconcelos (2014) define quatro características importantes para a construção do PPP, são elas:

Como parte do processo de formação continuada de professores, o MEC instituiu um programa especial de treinamento que consiste em um curso de nível médio, a distância, na modalidade normal, voltado para os docentes que não possuem a formação específica para o magistério.

Esse programa é conhecido como 

Quando analisado o crescimento da matrícula por tipo de instituição entre 2001 e 2012, no ensino superior, observa-se um

A construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico da escola é um aprendizado da gestão democrática e participativa, constituída por: 
I. pais; 
II. alunos; 
III. professores; 
IV. funcionários; 
V. comunidade

Dos itens, verifica-se que estão corretos

Planejar é sistematizar a prática docente no que se refere ao currículo, aos sujeitos, o tempo e o espaço da ação pedagógica. O  Planejamento é uma forma de organização do trabalho pedagógico. Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) É necessário que haja flexibilidade no que diz respeito a uma postura aberta à correção, ao diálogo, às avaliações e ao replanejamento do percurso.


(   ) O planejamento traz responsabilidades e exigências determinadas pela gestão, que precisam ser cumpridas nos prazos 
estabelecidos para que a escola caminhe num só ritmo.


(   ) É desnecessário valorizar tanto o planejamento, visto que o contexto é que vai nortear a prática pedagógica.


(   ) É fundamental planejar para que o professor possa prever de que forma trabalhará os conteúdos, no tempo que usará, nas avaliações que aplicará de acordo com os objetivos estabelecidos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A gestão democrática está disposta no Art. 206, Inciso VI da Constituição Federal, bem como nos Art. 14 e 15 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Em relação à Gestão Democrática, analise as afirmativas a seguir.

I. É oferecida com ampla autonomia na instituição de ensino para definirem em conjunto as necessidades, peculiaridades e especificidades, de como será operacionalizada a gestão.

II. Esta forma de gestão está ligada à ideia de coletividade, participação, representatividade e democracia.

III. É uma prática pensada preferencialmente para as escolas privadas, uma vez que a gestão das escolas públicas ocorre pelo Poder Público.

Assinale a alternativa correta.

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica são definidas pela Resolução CNE/CP Nº 1/2021, que estabelece os princípios e critérios que norteiam os sistemas de ensino e instituições, o planejamento, o desenvolvimento e a 
avaliação da Educação Profissional e Tecnológica. Analise as afirmativas a seguir.

I. A tecnologia, enquanto expressão das distintas formas de aplicação das bases científicas, como fio condutor dos saberes essenciais para o desempenho de diferentes funções no setor produtivo.

II. A interdisciplinaridade assegurada no planejamento curricular e na prática pedagógica, visando à superação da 
fragmentação de conhecimentos e da segmentação e descontextualização curricular.

III. A dissociabilidade entre educação e prática social, bem como entre saberes e fazeres no processo de ensino e aprendizagem.

IV. O veto às necessidades específicas das pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades ou 
superdotação.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas verdadeiras sobre esses princípios.

A prática docente é de extrema responsabilidade, comprometimento, de busca constante da formação continuada e ações reflexivas no que diz respeito à educação para a construção de uma sociedade transformadora.

Dentro desta perspectiva, assinale a alternativa correta.

Treine com questões e conquiste uma vaga em concurso para área de Pedagogia

 

Muitas oportunidades em concursos públicos são destinadas aos profissionais que concluíram o curso de licenciatura em Pedagogia.

Disponibilizadas, em sua maioria, pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, as vagas de concurso nesta área costumam atrair um grande número de participantes em virtude dos diversos benefícios oferecidos pela iniciativa pública como estabilidade, plano de carreira, férias remuneradas e salário compatível com o mercado de trabalho.

Porém, conquistar a aprovação em um concurso público requer muito estudo e dedicação. E por isso, estamos aqui. Para dar aquela forcinha tão necessária na sua preparação e apresentar a plataforma Aprova Questões.

Agindo como sua aliada nos estudos, a plataforma oferece milhares de questões comentadas pedagogia para que você possa testar seus conhecimentos e avaliar o seu desempenho.

Com seus diversos filtros, ela permite que você direcione os seus estudos por disciplinas ou assuntos específicos, e ainda realize simulados, de acordo com a sua necessidade.

Então, para que você possa encarar a prova pedagogia com segurança e conhecimento suficiente, elaboramos o texto de hoje, onde será possível conhecer os principais temas cobrados nestes concursos, bem como as melhores técnicas de aprendizagem. Confira!

O que estudar para um concurso na área de Pedagogia

Contribuindo, mais uma vez para que você possa direcionar os seus estudos na área de Pedagogia, separamos abaixo a lista de conteúdos específicos que costumam aparecer na maioria de provas para pedagogos.

Vale lembrar que este assuntos também podem ser encontrados na plataforma e/ou aplicativo Aprova Questões, no formato de questões com gabarito pedagogia.

- Legislação: aborda as leis que regem o sistema da educação no Brasil, bem como todas as normas e regulamentos relacionados com o ensino, como por exemplo a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e BNCC - Base Nacional Comum Curricular;

- Didática: conhecida como o estudo das técnicas de ensino, ou seja, os processos de aprendizagem visando à prática das diretrizes pedagógicas. Este conteúdo, tenha certeza, é figurinha carimbada nas principais provas da área de Pedagogia;

- Matemática e Raciocínio Lógico: obter uma boa pontuação nessa etapa das provas pode ser um desafio, mas também um diferencial. Geralmente, os principais assuntos neste aspecto são porcentagem, regra de três e conjuntos;

- Aspectos Éticos: esta área é compreendida por todos os  aspectos que contribuem para a construção do saber, desenvolvimento de cidadãos éticos e capacidade de lidar com a quebra de paradigmas;

- Língua Portuguesa: esta talvez seja a área mais “tranquila” de todas. Porém, é preciso ter cuidado para não cair nas pegadinhas das provas de português. Como muitos concurseiros costumam gabaritar essa etapa da prova, você precisa ter um bom desempenho também. Preste muita atenção aos conteúdos de interpretação, pontuação e concordância;

- Psicologia da educação: questões que trazem a teoria vista em sala de aula não costumam ficar de fora. Sua cobrança fica condicionada aos principais pensadores da Psicologia da educação, entre eles Piaget, Vygotsky e Wallon;

- Gestão Escolar: esta temática é abordada principalmente para vagas de direção e coordenação de escolas. Por isso, caem assuntos relacionados com liderança e funcionamento das instituições de ensino.

Como estudar para a prova

Diante de tantos assuntos, você pode se questionar se dará conta de tudo até a data da prova.

Neste sentido, para que você se sinta mais preparado e seguro para encarar a avaliação, o ideal é aliar teoria e prática.

Com apoio especializado de um curso para concurso, você terá ao alcance das mãos todos os conteúdos necessários, além do direcionamento sobre a ordem em que devem ser estudados.

Mas não é só assistindo e anotando tudo das videoaulas que você pode se preparar para seu próximo concurso. As aulas são muito importantes na preparação, mas não são as únicas opções. Para estar 100% preparado, você precisa praticar com questões comentadas pedagogia. E isso o Aprova oferece para você.

Resolvendo questões você consegue fixar tudo que aprendeu durante as videoaulas. Esse exercício permite identificar quais disciplinas precisam de mais revisão e quais já foram bem aprendidas.

A prática na resolução de questões também é importante para que você não perca tanto tempo na hora de realizar a prova. A velocidade para identificar as questões que considera mais simples de resolver pode fazer a diferença.

E isso nos leva a uma dica importante para o dia da prova: comece com as questões que você acha mais fáceis. Assim, você evita aquele branco tão comum e ajuda seu cérebro a entrar no ritmo para as questões mais difíceis.

 

Teste seus conhecimentos realizando provas anteriores

Uma das melhores maneiras de se preparar para um concurso público é realizando questões de provas anteriores. Para isso, você pode contar com todas as ferramentas do Aprova Questões.

Desenvolvido para proporcionar uma experiência personalizada de estudo, a plataforma permite que você tenha acesso a milhares de questões já aplicadas em concursos voltados para a área de Pedagogia.

Além disso, como já mencionamos anteriormente, você terá a sua disposição diversos filtros que podem direcionar ainda mais os seus estudos. Isso sem contar com a possibilidade de criar simulados de acordo com a sua necessidade.

E como bônus, você ainda terá acesso a uma área onde poderá conferir seus desempenho por disciplina e percentual de acertos. Caso queira, ainda será possível comparar o seu rendimento com o de outros estudantes que estejam se preparando para a mesma prova.

Para começar esse treino de preparação, busque em nosso aplicativo as questões com gabarito pedagogia que separamos para você dar o pontapé inicial na sua preparação.

São questões de Avaliação da aprendizagem, Ética Profissional, Concepções Pedagógicas, Processo Ensino-Aprendizagem, Educação Especial, Bases Legais da Educação Nacional, Legislação da Educação, Teorias e Práticas da Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, Tendências Pedagógicas, Inclusão e Exclusão - Diversidade, Desigualdade e Diferença, entre diversas outras questões que vão te deixar muito bem preparado para o próximo concurso.

Enfim, fazendo o uso das dicas repassadas acima e aliando o estudo da teoria com a prática de questões, com certeza você estará garantindo a aprovação na vaga dos seus sonhos.

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