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Analisando a história do jornalismo no Brasil, o pesquisador Nilson Lage descreve que, “após 1945, iniciou-se uma transformação marcada pela crescente influência norte-americana sobre a sociedade em geral e a imprensa em particular. Com maior ou menor disfarce, capitais do exterior passaram a influir na vida dos jornais”.

Foi exatamente nesse período que a imprensa brasileira passou a utilizar lide como padrão para a produção de material jornalístico (LAGE, 2001). 

Dentre os exemplos de abertura de notícia descritos a seguir, assinale o que está incorreto em relação às características que deve conter um lide jornalístico. 

“(...) refiro-me ao fluxo de conteúdos através de múltiplos suportes midiáticos, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação, que vão a quase qualquer parte em busca das experiências de entretenimento que desejam.” Essa frase de JENKINS (2009) se refere a um fenômeno contemporâneo da comunicação.

Sobe ele, assinale a alternativa correta.

“Com as plataformas digitais, (...) desenharam-se novas maneiras de produzir, difundir e receber informações de caráter jornalístico. Potencializadas pela multimidialidade, hipertextualidade, interatividade, memória, instantaneidade, personalização e ubiquidade (CANAVILHAS, 2014), que alteraram a própria natureza do conteúdo produzido para ser consumido em diferentes plataformas. O design integrado a esse contexto incorporou demandas como a arquitetura da informação, o design de interfaces e de interação” (GRUSZYNSKI et al, 2016). A partir dessa reflexão, sobre o desenvolvimento do design no jornalismo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) A tecnologia proporciona a incorporação ainda mais enraizada do design na prática jornalística, não mais restringindo-se a uma mentalidade gráfica, mas sim multimodal de construção das notícias. ( ) No escopo do texto, o design não abarca uma práxis de mediação que envolve formas de interação social e cultural, mas se restringe à configuração técnica de informações. ( ) No ciberespaço é preciso que considere-se configurações muitas vezes “invisíveis” na formatação das notícias, mas que permitem que estas sejam localizadas e interpretadas pelas diferentes plataformas tecnológicas que propiciam as interações. ( ) Jornalismo, publicidade e administração podem trabalhar juntos na exploração e compreensão de conjuntos de informações as mais diversas, gerando gráficos, mapas, diagramas e ilustrações. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. a) V - V - V - F b) V - F - V - F c) V - F - V - V d) V - V - V - V

“Com as plataformas digitais, (...) desenharam-se novas maneiras de produzir, difundir e receber informações de caráter jornalístico. Potencializadas pela multimidialidade, hipertextualidade, interatividade, memória, instantaneidade, personalização e ubiquidade (CANAVILHAS, 2014), que alteraram a própria natureza do conteúdo produzido para ser consumido em diferentes plataformas. O design integrado a esse contexto incorporou demandas como a arquitetura da informação, o design de interfaces e de interação” (GRUSZYNSKI et al, 2016).

A partir dessa reflexão, sobre o desenvolvimento do design no jornalismo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) A tecnologia proporciona a incorporação ainda mais enraizada do design na prática jornalística, não mais restringindo-se a uma mentalidade gráfica, mas sim multimodal de construção das notícias.

(   ) No escopo do texto, o design não abarca uma práxis de mediação que envolve formas de interação social e cultural, mas se restringe à configuração técnica de informações.

(   ) No ciberespaço é preciso que considere-se configurações muitas vezes “invisíveis” na formatação das notícias, mas que permitem que estas sejam localizadas e interpretadas pelas diferentes plataformas tecnológicas que propiciam as interações.

(   ) Jornalismo, publicidade e administração podem trabalhar juntos na exploração e compreensão de conjuntos de informações as mais diversas, gerando gráficos, mapas, diagramas e ilustrações.

“Com as plataformas digitais, (...) desenharam-se novas maneiras de produzir, difundir e receber informações de caráter jornalístico. Potencializadas pela multimidialidade, hipertextualidade, interatividade, memória, instantaneidade, personalização e ubiquidade (CANAVILHAS, 2014), que alteraram a própria natureza do conteúdo produzido para ser consumido em diferentes plataformas. O design integrado a esse contexto incorporou demandas como a arquitetura da informação, o design de interfaces e de interação” (GRUSZYNSKI et al, 2016).

incorporação ainda mais enraizada do design na prática jornalística, não mais restringindo-se a uma mentalidade gráfica, mas sim multimodal de construção das notícias.

(   ) No escopo do texto, o design não abarca uma práxis de mediação que envolve formas de interação social e cultural, mas se restringe à configuração técnica de informações.

(   ) No ciberespaço é preciso que considere-se configurações muitas vezes “invisíveis” na formatação das notícias, mas que permitem que estas sejam localizadas e interpretadas pelas diferentes plataformas tecnológicas que propiciam as interações.

(   ) Jornalismo, publicidade e administração podem trabalhar juntos na exploração e compreensão de conjuntos de informações as mais diversas, gerando gráficos, mapas, diagramas e ilustrações.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

“As maiores alterações decorrentes da utilização da nova tecnologia digital irão, necessariamente, afetar as estruturas físicas dos jornais e, em especial, das editorias de fotografia. Além disso, os próprios conceitos e técnicas fotojornalísticas acabam, necessariamente, sofrendo revisões para se adaptarem à nova forma de fotografar.” (FELZ, 2008). A partir dessa análise do pesquisador Jorge Felz sobre as perspectivas do fotojornalismo a partir da internet, analise as afirmativas abaixo.

I. A linguagem fotográfica sofreu alterações a partir do digital. No universo analógico, em um filme de 35mm, as dimensões do negativo são de 24 x 36mm e a relação entre largura e altura é de 1:1,5. Essa é uma proporção áurea do retângulo fotográfico.

II. Em várias câmeras digitais, essa relação é alterada para 3:4. Com isso, o enquadramento passa para uma forma quase quadrada, que representaria a forma geométrica do equilíbrio absoluto. Poucos assuntos se adaptam a esse formato.

III. Essa transformação do formato fotográfico parece ter relação direta com o fato de a imagem digital ter surgido para ser vista na tela de TV e no monitor do computador, já que os primeiros CCDs equipavam câmeras de vídeo.

IV. Em função desse novo formato, os fotógrafos precisam realizar cortes nas imagens para torna-las mais quadradas, além de cuidar para capturar imagens com contrastes fortes e um grande número de linhas.

Estão corretas as afirmativas:

Muitos(as) consumidores(as) de informação associam o jornalismo somente à notícia. Apesar disso, nos mais variados meios de comunicação, são produzidos conteúdos bem mais amplos, com espaço para reflexão, aprofundamento, troca de ideias e descontração. Marques de Melo (2003) classificou essa variedade de produções jornalísticas em cinco gêneros: informativo, interpretativo, opinativo, diversional e utilitário.

Partindo dessa definição, assinale a alternativa que retrata o gênero jornalístico em que deve ser enquadrada a produção entrevista.

“Na atualidade, notícias locais estão lado a lado com as ______ e ______, rompendo as fronteiras físicas, culturais e sociais, originando um novo fenômeno chamado por muitos autores de ______. Segundo Roland Robertson (1992), isso significa que ocorre a interação entre a esfera global e a ______, ou melhor, o que ocorre em âmbito global pode trazer consequências locais”. (AVRELLA, 2014).

Tomando como base o texto escrito pela pesquisadora Bárbara Avrella, sobre o desenvolvimento do radiojornalismo no Brasil, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

O “furo jornalístico” corresponde a uma informação que é publicada com exclusividade, se antecipando aos demais veículos de comunicação. Tal iniciativa, por muitos anos foi uma verdadeira obsessão de jornalistas e principais das empresas, como forma de se destacar da concorrência. Entretanto, com a popularização da internet e o desenvolvimento do jornalismo digital, houve uma significativa mudança na postura de veículos de comunicação e jornalistas com relação ao “furo” (SILVA, 2016).

Analise as afirmativas abaixo.

I. A exclusividade, apesar de ainda ser cobiçada, passa a conviver nas redações com o compartilhamento e reprodução, por vezes integral, de conteúdos produzidos por outras empresas jornalísticas.

II. No webjornalismo, ainda em processo de transformação a partir do modelo analógico, a informação inédita se apresenta, necessariamente, como o elemento que personifica a concorrência entre veículos.

III. Por conta da instantaneidade e necessidade de atualização contínua, o jornalismo online acabou adotando o aproveitamento de material jornalístico produzido por concorrentes como uma espécie de cooperação

Estão corretas as afirmativas:

“Para as organizações sérias e comprometidas, o instrumento de comunicação é o que permitirá seu reconhecimento perante a sociedade, principalmente neste novo milênio em que o mundo globalizado elevou a informação a um produto de grande valor. Um assessor eficiente facilita a relação entre o seu cliente - empresa, pessoa física, entidades e instituições - e os veículos de comunicação. Cabe a esse profissional orientar seu assessorado sobre o que pode ser notícia, o que interessa aos veículos e à sociedade, o que não interessa e o que deve, ou não, ser divulgado.”. Este trecho do Manual de Assessoria de Comunicação Imprensa 2007, editado pela FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas, dá uma ideia da importância do trabalho de assessoria de imprensa para quaisquer tipos de organizações.

Sobre as atividades diretamente relacionadas com o trabalho de assessoria de imprensa, assinale a alternativa incorreta.

“A entrevista é uma prática situada nos alicerces de praticamente toda a atividade jornalística. É rara a matéria, em qualquer meio jornalístico, que não tenha tido como ponto de partida a consulta a determinada fonte. Ela configura-se como atividade conversacional, que, por sua vez, é a mais cotidiana das práticas comunicacionais humanas. De modo que seu estudo situa-se, assim, na raiz tanto da atividade jornalística como da própria comunicação interpessoal.” (FIRMO, 2004). Entretanto, a maioria das pesquisas e reflexões sobre o fenômeno da entrevista se atêm mais ao aspecto tecnicista, pouco se focando na relação entre entrevistador e entrevistado, ou melhor, em como a existência de um terceiro vértice, o público, faz com que, muitas vezes, repórter e fonte estabeleçam um verdadeiro embate para conquistar esse mesmo público.

Levando em consideração essa premissa, leia atentamente as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

(   ) Cabe ao entrevistador definir o assunto, o encaminhamento a ser dado ao diálogo, os rumos da entrevista, as perguntas a serem feitas, os aspectos ressaltados e os que ficarão em segundo plano dentro do tema abordado.

(   ) O entrevistador tem liberdade para fazer interrupções na fala do entrevistado (para trazer outras questões e novos elementos à entrevista) e também é ele quem define o caráter da conversação: polêmico ou conciliador.

(   ) Cabe à fonte tratar da temática proposta pelo jornalista, dominando o chamado turno conversacional, uma vez que ele é o centro das atenções nessa interação, mesmo sem ter definido a forma como a entrevista será conduzida.

(   ) A entrevista tem uma característica muito especial, uma vez que, quando pergunta, não é para si que o entrevistador quer a resposta, nem é a ele que responde o entrevistado. É com o público que a interação se completa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

Um dos principais objetos de pesquisa, no âmbito das teorias da comunicação, envolve o conceito de newsmaking, como bem observa Mauro Wolf: “Essa abordagem articula-se, principalmente, dentro de dois limites: a cultura profissional dos jornalistas e a organização do trabalho e dos processos produtivos. As conexões e as relações existentes entre os dois aspectos constituem o ponto central deste tipo de pesquisa.” (WOLF, 2002)


Partindo desse princípio, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

(   ) Os veículos de informação devem tornar possível o reconhecimento de um fato desconhecido como acontecimento notável.

(   ) A noticiabilidade é constituída pelo conjunto de requisitos que se exigem dos acontecimentos para adquirirem a existência pública de notícias.

(   ) Os fatores que determinam a noticiabilidade permitem efetuar a cobertura informativa, com o aprofundamento e a compreensão profunda dos fatos.

(   ) A noticiabilidade está estreitamente relacionada com os processos de rotinização e de estandardização das práticas produtivas.

Assinale a afirmativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

“Se o documentário linear tem uma sistematização dos modos de representação elaborados para caracterizar as vozes do discurso imagético, o mundo do documentário interativo tenta sistematizar a lógica interativa. Nesse caso, a participação do espectador-usuário é considerada elemento principal no que tange ao universo da internet. Aston e Gaudenzi (2012) explicam os modos de interação (...). Na tipologia por elas proposta, há quatro diferentes eixos que levam em conta a tecnologia.” (VARGAS, 2017).

Tomando como base esse trecho do artigo de Heidy Vargas Silva, assinale a alternativa que não representa um dos eixos do webdocumentário interativo. 

“A cidade contemporânea, rodeada de tecnologias, vem experimentando diferentes formas de relações sociais entre os seus usuários. As redes sociais digitais possibilitam que os indivíduos interajam com outros usuários da rede, que leiam notícias, opinem, reivindiquem, produzam seu próprio conhecimento, divulguem informações e até mesmo se mobilizem coletivamente. São novas maneiras de compartilhar, usufruir e fazer parte da sociedade em que vivem.” (ARAUJO e VILAÇA, 2016). 

Tendo como base essas reflexões, assinale a alternativa incorreta sobre a popularização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs).

O Manual de Redação da Folha de S. Paulo (1996), ao descrever o item “classificação das fontes”, revela que o objetivo é “hierarquizar as fontes de informação é fundamental na atividade jornalística. Cabe ao profissional, apoiado em critérios de bom senso, determinar o grau de confiabilidade de suas fontes e que uso fazer das informações que lhe passam. A Folha distingue quatro tipos de fontes. As informações obtidas de cada uma delas exigem procedimentos diferentes antes da preparação do texto final”. 

Sobre os quatro tipos de fontes definidas pela Folha de S. Paulo, assinale a alternativa incorreta.

Tendo como base os textos acima, sobre a importância do script para a prática telejornalística, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) Script é o nome dado à lauda, eletrônica ou de papel, utilizada na produção audiovisual, como o telejornalismo. Na parte superior da página, apresenta uma espécie de cabeçalho, usado para identificar o telejornal, a data e o editor do telejornal.

(   ) As laudas do script são divididas horizontalmente em dois blocos, um à esquerda, que destina-se às informações relativas à imagem ou a tudo o que aparecerá no vídeo, e outro, à direita da página, apontando todos os dados referentes ao áudio do material.

(   ) A necessidade de organizar e de repassar as informações de maneira idêntica a todos os membros das equipes de jornalistas, produção e técnica torna o script indispensável à produção do telejornal;

(   ) A responsabilidade da marcação do script é do editor de imagens. O script não pode conter nenhuma incorreção, como falta de palavras ou ortografia errada, deve ser sempre relido e revisado antes de se considerá-lo pronto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

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