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I. É a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado
através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.

II. Define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação, funções que amadurecerão, mas que estão presentemente em estado embrionário.

III. Permite delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento, propiciando o acesso não somente ao que já foi atingido através do desenvolvimento, como também àquilo que está em processo de maturação.

Está correto o que se afirma em

Uma das instâncias socialmente envolvidas com a educação no Brasil é o Ministério Público (MP). No que tange à educação escolar, cabe ao MP, EXCETO:

É dentro desse contexto que a ideia de liberdade defendida por pensadores como Pestalozzi, Fichte e Fröbel, se torna o indicador sociopolítico e, por conseguinte, ideológico da
educação.

E, de acordo com as ideologias da pedagogia do século XIX, na visão de Pestalozzi, são considerados ideais defendidos, EXCETO:

O pedagogo com uma visão mais ampla e sistêmica dos problemas sociais e da violência lança seu olhar sobre o todo e age no sentido de ajustar as suas práticas na prevenção quando,

Na teoria de Libâneo (1990), as tendências pedagógicas são classificadas em dois grupos:

Dada a afirmativa de Turner (2006, p. 60): “o professor é um transmissor de saberes [...], é um agente da formação integral dos alunos, e, por isso, tendo o domínio das disposições pessoais para corresponder às exigências de seu tempo, pode criar condições para as mudanças sociais que se fizerem necessárias”. Nesse contexto, para que o aprendizado se efetive, vários são os métodos de ensino disponíveis para que o professor possa apensar em sua prática na sala de aula. 

I. Método Construtivista. 
II. Método Sócio-Interacionista. 
III. Método Logosófico. 
IV. Método Waldorf. 
V. Método Freinet.

Dos itens, verifica-se que são métodos de ensino

Dadas as afirmativas referentes à organização da educação básica e seu desenvolvimento, 

I. Nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

II. A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola e por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.

III. Poderão organizar-se classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangerias, artes, ou outros componentes curriculares.

verifica-se que está/ão correta/s

O processo de construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) precisa ser participativo. Assim, para Gandin (2004), a construção conjunta acontece quando fundamentada na igualdade real entre as pessoas. A partir desse ponto, pode-se construir um processo de planejamento em que todos, com seu saber próprio, com sua consciência, com sua adesão específica, organizam seus problemas, suas ideias, seus ideais, seu conhecimento da realidade, suas propostas e suas ações.

Nesse sentido, Vasconcelos (2014) define quatro características importantes para a construção do PPP, são elas:

Como parte do processo de formação continuada de professores, o MEC instituiu um programa especial de treinamento que consiste em um curso de nível médio, a distância, na modalidade normal, voltado para os docentes que não possuem a formação específica para o magistério.

Esse programa é conhecido como 

Quando analisado o crescimento da matrícula por tipo de instituição entre 2001 e 2012, no ensino superior, observa-se um

A construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico da escola é um aprendizado da gestão democrática e participativa, constituída por: 
I. pais; 
II. alunos; 
III. professores; 
IV. funcionários; 
V. comunidade

Dos itens, verifica-se que estão corretos

Planejar é sistematizar a prática docente no que se refere ao currículo, aos sujeitos, o tempo e o espaço da ação pedagógica. O  Planejamento é uma forma de organização do trabalho pedagógico. Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) É necessário que haja flexibilidade no que diz respeito a uma postura aberta à correção, ao diálogo, às avaliações e ao replanejamento do percurso.


(   ) O planejamento traz responsabilidades e exigências determinadas pela gestão, que precisam ser cumpridas nos prazos 
estabelecidos para que a escola caminhe num só ritmo.


(   ) É desnecessário valorizar tanto o planejamento, visto que o contexto é que vai nortear a prática pedagógica.


(   ) É fundamental planejar para que o professor possa prever de que forma trabalhará os conteúdos, no tempo que usará, nas avaliações que aplicará de acordo com os objetivos estabelecidos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A gestão democrática está disposta no Art. 206, Inciso VI da Constituição Federal, bem como nos Art. 14 e 15 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Em relação à Gestão Democrática, analise as afirmativas a seguir.

I. É oferecida com ampla autonomia na instituição de ensino para definirem em conjunto as necessidades, peculiaridades e especificidades, de como será operacionalizada a gestão.

II. Esta forma de gestão está ligada à ideia de coletividade, participação, representatividade e democracia.

III. É uma prática pensada preferencialmente para as escolas privadas, uma vez que a gestão das escolas públicas ocorre pelo Poder Público.

Assinale a alternativa correta.

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica são definidas pela Resolução CNE/CP Nº 1/2021, que estabelece os princípios e critérios que norteiam os sistemas de ensino e instituições, o planejamento, o desenvolvimento e a 
avaliação da Educação Profissional e Tecnológica. Analise as afirmativas a seguir.

I. A tecnologia, enquanto expressão das distintas formas de aplicação das bases científicas, como fio condutor dos saberes essenciais para o desempenho de diferentes funções no setor produtivo.

II. A interdisciplinaridade assegurada no planejamento curricular e na prática pedagógica, visando à superação da 
fragmentação de conhecimentos e da segmentação e descontextualização curricular.

III. A dissociabilidade entre educação e prática social, bem como entre saberes e fazeres no processo de ensino e aprendizagem.

IV. O veto às necessidades específicas das pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades ou 
superdotação.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas verdadeiras sobre esses princípios.

A prática docente é de extrema responsabilidade, comprometimento, de busca constante da formação continuada e ações reflexivas no que diz respeito à educação para a construção de uma sociedade transformadora.

Dentro desta perspectiva, assinale a alternativa correta.

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