Questões

O seu plano atual não permite a utilização ilimitada desta funcionalidade.

Assine já! e tenha acesso ilimitado ao Aprova Concursos.



Exibindo 1 a 5 de 56 no total.
Questões por página:


Sobre o feudalismo, que perdurou em grande parte da Europa medieval, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a)

Dentre as origens romanas que colaboraram para a formação do sistema feudal pode-se citar o “colonato”, que acabou formando os servos medievais.

b)

O sistema feudal não contou com a antiga estrutura escravista do Império Romano, utilizandose da mão-de-obra servil.

c)

A formação do feudalismo, de um modo geral, iniciou com a desagregação do Império Romano do Ocidente e as invasões dos povos bárbaros na Europa Ocidental.

d)

Em sua fase inicial se caracterizou por uma economia de mão-de-obra assalariada e de uma interdependência econômica entre os diversos feudos estabelecidos na Europa.




Recentemente, Fidel Castro, com 81 anos de idade, entregou ao irmão Raul Castro o comando de Cuba.

Acerca das questões atuais sobre Cuba, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a)

Hugo Chavez tem se mostrado um grande aliado de Cuba, vendendo petróleo a preços subsidiados e defendendo a trajetória política de Fidel Castro.

b)

O turismo é um ponto forte da economia cubana. Existem praias e Resorts exclusivos para estrangeiros e proibidos ao povo cubano.

c)

Atualmente não existe racionamento de alimentos em vigor. Com o fim do bloqueio econômico em 2005, acabou a falta de mercadorias e o comércio varejista se normalizou.

d)

Existem severas leis que proíbem a saída de cidadãos cubanos para outros países. Muitos se arriscam e tentam chegar por via marítima até os Estados Unidos.




Sobre os governos e instituições do regime militar brasileiro (1964-1985), que representou um momento de conflito, perseguições e falta de respeito à democracia, correlacione as colunas a seguir.



A seqüência correta, de cima para baixo, é:

a)

3 - 2 - 5 - 4 - 1

b)

5 - 2 - 3 - 1 - 4

c)

5 - 1 - 3 - 4 - 2

d)

4 - 5 - 1 - 2 - 3




O Papa Francisco, eleito em março de 2013, chamou atenção novamente para a figura de Francisco de Assis, considerado o fundador da Ordem dos Franciscanos (ou dos Frades Menores) na Baixa Idade Média. Assinale a alternativa que relaciona o contexto de surgimento dos Franciscanos e sua motivação de ação.

a)

Com a retração do renascimento comercial e urbano, aumentaram a pobreza e o abandono de crianças, que eram recolhidas pelas Ordens Mendicantes, dentre elas a dos Franciscanos, para evitar que fossem recrutadas nas Cruzadas.

b)

Com o renascimento comercial e urbano, aprofundaram-se a pobreza e as desigualdades sociais, suscitando o aparecimento de várias Ordens Mendicantes, que pretendiam atuar junto aos necessitados, entre elas a Ordem dos Franciscanos.

c)

O renascimento comercial e urbano gerou um empobrecimento da Igreja Católica na Baixa Idade Média, suscitando o aparecimento das Ordens Mendicantes, dentre elas a dos Franciscanos.

d)

Com o renascimento comercial e urbano, surgem as Ordens Mendicantes, dentre elas a dos Franciscanos, que constituíram uma força de contestação da ordem feudal e do poder econômico da Igreja.

e)

Com a crescente ruralização e o aumento da pobreza no espaço europeu, surgiram as Ordens Mendicantes, como a dos Franciscanos, para se tornar a principal instância da Igreja Católica.




Considere as seguintes afirmativas sobre a sociedade e a economia açucareiras entre os séculos XVI e XVII do período colonial brasileiro:

1. O período de produção açucareiro pode ser compreendido em seus aspectos econômicos como a primeira iniciativa de colonização do Brasil, em que o açúcar era o principal produto no comércio com a metrópole.

2. Entre 1630 e 1654, os espanhóis controlaram as fontes brasileiras de produção de açúcar em Pernambuco com o apoio dos indígenas e dos escravos, que podiam viver sob uma administração política mais tolerante aos seus costumes religiosos.

3. O declínio da economia açucareira ocorreu após a expulsão dos holandeses, que investiram na produção de açúcar nas Antilhas.

4. O sistema açucareiro caracterizou-se por uma agricultura em grandes propriedades, comandadas pelo senhor de engenho, que possuía plenos poderes políticos sobre a estrutura que os engenhos mobilizavam no campo e nas vilas.

Assinale a alternativa correta.

a)

Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

b)

Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

c)

Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

d)

Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

e)

Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.