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A Ata é um documento de valor jurídico, que consiste em registro narrativo fidedigno de decisões tratadas em uma assembleia, sessão ou reunião. Pode ser lavrada em livro próprio, autenticado, com páginas numeradas e rubricadas pela autoridade que redigiu os termos de abertura e encerramento. Pode ser também elaborada em folhas soltas, digitadas, com páginas numeradas, rubricadas e deve, ainda, ser assinada pelo relator. Não pode ter modificações posteriores à sua aprovação. Deve conter a assinatura de todos os participantes do encontro. Sobre as formas e a
estrutura da Ata, analise os itens a seguir:

I. Timbre da Instituição.

II. Título: número de ordem da reunião, nome do órgão/setor, data, local, nome dos participantes e pauta dos assuntos a serem discutidos.

III. Texto: constante em único parágrafo, indicando a quem se refere – destinatário - e o assunto.

IV. Texto: deve ser escrito seguidamente, sem parágrafos, alíneas, rasuras ou emendas. As abreviaturas e siglas devem ser evitadas e os números devem ser escritos por extenso. Quando lavrada em livro, qualquer erro na redação deverá ser retificado empregando-se a expressão “digo”
(entre vírgulas).

V. Fecho: fórmula de cortesia – “Respeitosamente” ou “Atenciosamente”, de acordo com as diferenças hierárquicas entre os presentes do encontro.

Assinale

Leia o texto abaixo.

“Aditamento a ato enunciativo ou declaratório de uma situação anterior criada por lei. É utilizado, também, nos casos de retificação e atualização de dados funcionais, averbando abaixo dos textos ou no verso de decretos e portarias pessoais (nomeação, promoção, ascensão, recondução, remoção, reintegração, dispensa, disponibilidade, demissão, aposentadoria, readaptação e aproveitamento)”. Em relação ao proposto no enunciado e seu modelo de documento, assinale a alternativa correta.

Um dos documentos de registro muito utilizados nas instituições é a ata e, para sua lavratura, deve-se observar algumas normas.

Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta incorretamente uma dessas regras.

Quando se trata dos temas relacionados a documentos e comunicação organizacional, a ata tem um importante destaque.

Com relação às atas, assinale a alternativa INCORRETA.

Considere o excerto exposto:

O texto, por sua estrutura formal, e contexto sociocomunicativo, é:

Os funcionários técnico-administrativos de uma organização fizeram uma reunião para tratar dos assuntos de rotina dos diferentes setores, registrando as decisões em Ata. Sobre a Ata, analise os itens a seguir e marque a alternativa correta. I. Constitui-se como o resumo escrito dos fatos e decisões de uma assembleia, reunião ou sessão, realizada para um determinado fim. II. Deve ser lavrada de forma que não se possa acrescentar ou modificar as decisões nela contidas, evitando-se espaços que permitam alterações de sentido ao texto. III. O tempo verbal da ata deve ser, preferencialmente, o pretérito perfeito do indicativo. IV. Em caso de engano, na hora da redação da ata, o erro não poderá ser corrigido. Nesse caso, o secretário ou escrevente responsável deve iniciar uma outra ata, com o devido cuidado para não errar novamente.

Segundo a afirmação inicial do texto II, “a reunião em si é uma ferramenta fundamental na comunicação interna". O registro das reuniões de uma escola ou organização deve ser feito em Ata. Sobre a Ata, leia as afirmativas a seguir e assinale a única correta.

Considere hipoteticamente o documento a seguir, elaborado por um colaborador do Clube Export.

O documento apresentado é um(a)

Sobre a ata, pode-se afirmar, EXCETO:

Considere a seguinte introdução de um documento oficial:
Realizou-se, no Salão Nobre do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, a Reunião do Conselho Judiciário Estadual, sob a presidência do Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Guimarães Rosa, com o propósito de discutir as ações para promover a agilidade na tramitação de processos judiciais. Presentes o Senhor Juiz Titular da comarca de Natal, Joaquim Maria Machado de Assis, e a Senhora Juíza da Comarca de Mossoró, Clarice Lispector. Havendo número regimental, o Senhor Presidente do Tribunal de Justiça declarou abertos os trabalhos [...] Esse trecho é ilustrativo de um documento denominado

A ata é um documento que registra, resumidamente, mas, com clareza, as ocorrências de uma reunião de pessoas para determinado fim. Quanto às normas que devem ser observadas para sua lavratura, assinale a alternativa CORRETA.

É utilizada por órgãos ou entidades públicas para registrar, resumir e divulgar fatos e ocorrências verificadas em reunião:

O Presidente da CODEMAR realizou uma reunião com toda a diretoria e cargos de confiança da empresa para tratar do planejamento estratégico da empresa para o exercício seguinte. Visando registrar todos os assuntos discutidos na reunião, data, hora e participantes, tal registro deveria ter sido realizado através de:

Atos Ordinários, são aqueles que visam disciplinar o funcionamento da Administração e a conduta funcional de seus agentes. São considerados Atos Ordinários:

Principais componentes de uma ata:

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