Limite de idade

O limite de idade é a idade máxima e/ou mínima que o candidato deve ter em determinada data em um concurso das Forças Armadas. O limite de idade é previsto na Constituição Federal e, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal, deve ser fixado em lei para todos os concursos militares a partir de 2012.

Tipicamente um concurso para ingresso nas Forças Armadas se inicia em um ano e se encerra no ano seguinte:

  • 1º ano: inscrições, provas escritas e demais primeiras etapas do processo seletivo;
  • 2º ano: últimas etapas do processo seletivo, matrícula e início do curso.

O limite de idade, seja na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica, se refere à idade do candidato em determinada data do ano em que ocorre a matrícula e início do curso, ou seja, normalmente o ano seguinte às inscrições e provas escritas.

Atualmente existe lei fixando os limites de idade apenas para os concursos da Aeronáutica. Os concursos da Marinha e do Exército estão pendentes de projetos de lei ainda em tramitação no Congresso Federal. A promulgação de ambas as leis deve ocorrer ainda em 2012, após o que provavelmente serão publicados os editais dos concursos da Marinha e do Exército deste ano.

Confira o cálculo de idade para cada uma das Forças Armadas.

Marinha

Os limites de idade para os concursos da Marinha serão provavelmente fixados conforme o Projeto de Lei 2843/2011, que legalizará o que já vinha sendo exigido nos editais. Na Marinha, o limite etário se refere sempre à idade do candidato no dia 1º de janeiro do ano de início do curso.

Exemplo: concurso da Marinha, provas em 2012, matrícula e início do curso em 2013, com limites de idade:

  • Idade mínima: 15 anos
  • Idade máxima: 17 anos

Na Marinha, a data de referência para cálculo do limite de idade é 1º de janeiro do ano de início do curso. Então, para o concurso do exemplo (provas em 2012, matrícula e início do curso em 2013), os limites se referem à idade que o candidato teria em 01/01/2013. Portanto, poderiam disputar o concurso do exemplo os candidatos nascidos entre 02/01/1995 e 01/01/1998.

Exército

Como na Marinha, os limites de idade para os concursos do Exército serão provavelmente fixados conforme o Projeto de Lei 2844/2011, que legalizará o que vinha sendo exigido nos editais. No Exército, diferentemente da Marinha, o limite etário se refere sempre à idade do candidato no dia 31 de dezembro do ano de matrícula no curso.

Exemplo: concurso do Exército, provas em 2012, matrícula e início do curso em 2013, com limites de idade:

  • Idade mínima: 16 anos
  • Idade máxima: 21 anos

No Exército, a data de referência para cálculo do limite de idade é 31 de dezembro do ano de matrícula do curso. Então, para o concurso do exemplo (provas em 2012, matrícula e início do curso em 2013), os limites se referem à idade que o candidato teria em 31/12/2013. Portanto, poderiam disputar o concurso do exemplo os candidatos nascidos entre 01/01/1992 e 31/12/1997.

Aeronáutica

Das três Forças, a Aeronáutica é a única com lei já em vigor fixando os limites de idade. A Lei 12464/2011 estabelece que o limite etário para os concursos da Aeronáutica se refere sempre à idade do candidato no dia 31 de dezembro do ano de matrícula no curso, como no Exército.

Exemplo: concurso da Aeronáutica, provas em 2012, matrícula e início do curso em 2013, com limites de idade:

  • Idade mínima: 14 anos
  • Idade máxima: 18 anos

Na Aeronáutica, a data de referência para cálculo do limite de idade é 31 de dezembro do ano de matrícula do curso. Então, para o concurso do exemplo (provas em 2012, matrícula e início do curso em 2013), os limites se referem à idade que o candidato teria em 31/12/2013. Portanto, poderiam disputar o concurso do exemplo os candidatos nascidos entre 01/01/1995 e 31/12/1999.

Cursos preparatórios

Notícias relacionadas

Fontes oficiais

Última atualização: 24/05/2012

Comentários

  1. adriana da silva brandao diz:

    tenho 16 anos e queria me alistar no exercito,mais nao sei como fazer minhas inscriçoes!

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá, Adriana.

      Atualmente o Exército brasileiro tem mulheres, mas apenas no seu quadro complementar, em áreas como Saúde (médicas, dentistas, enfermeiras, técnicas de enfermagem e psicólogas, por exemplo) e em carreiras técnicas do IME (Instituto Militar de Engenharia). Recentemente a presidenta Dilma Rousseff sancionou uma lei que estabelece o prazo de até cinco anos para que órgãos das Forças Armadas se preparem para integrar alunas à EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) e à Aman (Academia Militar das Agulhas Negras, escola de oficiais), e também praças profissionais à Escola de Sargentos das Armas (ESA). Portanto, as candidatas precisam aguardar um pouco mais para tentar o ingresso nessas instituições.

      Dica: Mulheres acima de 18 anos e com ensino médio completo podem participar de concursos da Polícia Militar. Caso tenha interesse, sugerimos começar o quanto antes sua preparação.

      Abs

    • luciene dos santos alves diz:

      ola bom dia tenho um sobrinho de 13 anos e ele quer estudar ai e trabalhar como joven aprendiz tem como ? e como de vo fazer e o endeço ou telefone p eu entrar em contato por favor

  2. Patricia Vitor diz:

    Tenho 34 anos, me formei em Computação pela PUC ano passado, e gostaria de prestar algum concurso nas forças armadas,

    ainda exite esta possibilidade?

    at
    Patrícia Vitor

  3. Eliana oliveira diz:

    Oi, boa tarde tenho 24 anos ensino medio completo e tenho vontade de ingressar na marinha ou exercito e aeronautica. Tem posssibiladade pra mim, estou ansiosa pela resposta. Obrigada

  4. meu sonho e servir o exercito isso em um mérito para todo brasileiro
    que deseja seguir a carera no exercito tomara que eu
    consiga ate 2013 paulo sérgio martins arruda

  5. Giullia Anastacio diz:

    Tenho 16 anos, e gostaria de sabe como eu posso ingressar nas Agulhas Negras??

  6. Olá, boa noite!
    Eu soube que o limite de idade mudou para 30 anos, mas não sei em qual área. Isso procede???? Achei estranho…
    Aguardo resposta!!!

  7. hugo ricardo diz:

    boa tarde.
    sou hugo e estou fazendo aulas online para o concurso da fbn(fundacao biblioteca nacional)
    mas gostaria de fazer outro concurso,como o da pm do rio de janeiro mas minha idade e 34 anos e o limite de idade e de 30anos
    eu consigo fazer, caso eu seja aprovado entrar com o mandato de segurança.
    o que eu devor fazer quanto a isso.

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Hugo!
      Como há o limite fixado em edital, não há como entrar com mandado de segurança para assumir o cargo.
      Abs.

  8. Bruna Aparecida de Almeida Ramos diz:

    Ooi. Tenho 14 anos, vou 15 anos dia 13 de março e queria me alistar na Marinha. Ai tem algum curso pra fazer? Quais que tem?

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Bruna. A maior parte dos concursos das forças armadas exige que o candidato tenha no mínimo 17 ou 18 anos e nível médio completo. Sugerimos que você leia os editais dos concursos de seu interesse para saber os pré-requisitos que são exigidos. Consulte as informações no site da Marinha: https://www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/index.html
      Abs

  9. Sabe eu futuramente vou me formar em Licenciatura em Matematica queria saber se tem como entrar nas forças armadas com essa graduação!!

  10. oi

  11. Olá tenho 27 anos e vou fazer curso tecnico pra nutrição e dietetica, e gostaria de saber se tenho ainda chance de ingressar na MARINHA?na Minha cidade Belém- Pará. Abs aguardo resposta.

  12. jhianata santos diz:

    olá tenho 17 anos e em março completarei 18 , acabei de terminar o ensino médio e gostaria muito de ingressar na marinha, exercito ou aeronáutica , mais preciso saber oque devo fazer..

  13. Ola Boa Noite!
    Tenho 25 anos e ggostaria de saber se eu anda tenho chance de engressar nas forças armadas!!!

  14. breno aristides diz:

    Olá ,sou breno e gostária de saber,com quantos anos eu posso me alistar na marinha ,eu tenho 13 vou fazer 14 em 2014 de fevereiro,eu gosto muito da marinha ,esses anos todo tenho observado meu tio, que e da marinha, qeria saber quais profissões tem na marinha
    .
    E tambem gostaria de estudar na escola naval …muito obrigado por receber essa mensage.eu estou muito ansioso pela resposta ,sou muito criativo,e meu sonho é estudar na escla naval.

  15. tenho 14 anos gostaria de entrar na aeronaltica tem como?
    me falem por favor !!! estou muito ansiosa para entrar se puder :=)

  16. kátia Rúbia de Moura Rêgo diz:

    Meu nome é kátia, tenho 17 anos e meu sonho é me inscrever em um concurso militar, mas não consigo.
    me ajudem por favor!
    assim que voçês verem os meus comentários,por gentileza me mandem a resposta.

  17. Artulino Xavier da Silva diz:

    Tenho 41 anos, e tenho condição para passar em qualquer teste que me for aplicado !

    Se a Dilma Rousseff e os outros parlamentares acham que homens e mulheres acima de 30, 40 e 50 anos não tem condições de concorrer aos concursos militares sem nos darem uma oportunidade .

    Então convoco todos os brasileiros de 30, 40 e 50, que vote num Presidente e Deputados Federais que nos conceda uma chance de provar que somos capazes!

    Nós temos a força do voto , 2014 é a hora de darmos a resposta !

  18. tiago vieira Casado diz:

    Bom dia , tenho 29 anos e gostaria de ingressar nas forças armadas mais específicamente na aeronáutica . O edital é específico quanto a habilitação a matrícula limite de idade 25 anos completos até o dia 31 de dezembro , porém não me impede de realizar o curso indepente da idade ? Me baseando nisto não poderia ingressar com o mandado de segurança ?

  19. olá tenho 13 anos faço 14 esse ano posso ingressar em algum desses????
    obrigada pela atençao

  20. Ola tenho 24 anos, vivo em Portugal a 7 anos, gostava de voltar para o Brasil brevemente, gostaria de saber qual o limite de idade para integrar-me no exercito brasileiro, ou qualquer área desse ramo?

  21. tipo eu tenho 12 anos faço aniversario no dia 16/02/2001 eu queria se da aeronáutica é o meu sonho só que a idade é um problema queria que pelo menos com 12 anos eu pode ta cursando a aeronáutica mais não consigo as vezes choro as vezes fico falando sozinho pensando como deve ser la porque eu cero ir para a Epcar(escola preparatória de cadetes do ar)então é isso

    Queria muito esta la na escola vejo as formaturas que lindas !!!! da até mais vontade de esta la

  22. Oi, eu tenho 15 anos e gostaria de me ingressar no exercito da Aeronáutica como faço para conseguir isso ?

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Fabiano!
      Você precisa ter 18 anos para fazer o processo de seleção.
      Abs

  23. Olá, tenho 27 anos estou no último módulo do curso Técnico Radiologia Médica, e gostaria de saber se tenho ainda chance de ingressar na marinha, exercito ou aeronáutica, Minha cidade Belém- Pará.

    Abs aguardo resposta.

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Larissa!
      Nos sites da Marinha, Exército e Aeronáutica você encontra mais informações sobre os limites de idade para cada área.
      Abs.

  24. Mariana Ramos diz:

    bom dia, tenho 30 anos e gostaria de saber quais as chances de regressar na marinha exercito ou aeronaltica.
    Tenho 2º grau completo, e queria saber quais cursos posso fazer.
    Se possível, me digam as datas das provas.

    desde já agradeço.

    Att, Mariana Ramos

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Mariana!
      Nos sites da Marinha, Exército e Aeronáutica você encontra mais informações sobre como ingressar de acordo com a sua idade e formação.
      Abs.

  25. Olá tenho 23 anos vou fazer o curso da escola militar pelo Copem porém gostaria de saber se tenho ainda chance de entra no quardo do exército pois sei que só é permitido mulheres até os 22 anos.
    Grata.

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Patrícia!
      Você pode conferir os limites de idade para cada área de ingresso no site das Forças Armadas.
      Abs.

  26. Thiago Luis Leao Da Silva diz:

    Tenho 27 anos e quero entrar na marinha,existe algum cargo pra minha idade? E se tiver como me informo… obrigado

Aprova Concursos

Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 Batel - CEP 80730-200 Curitiba - PR Telefone: 0800 606 8889