O que esperar da Prova Discursiva da Caixa

_MG_6422A prova Discursiva é uma das etapas de concurso mais temida por muitos candidatos, principalmente para quem não tem muita familiaridade com a prática da escrita. Mas escrever está longe de ser um bicho de sete cabeças. Foi pensando em auxiliar os concurseiros, que o Blog Aprova Concursos pediu para que a professora de Redação Daniela Tatarin antecipasse alguns temas que podem ser tratados na prova da Caixa Econômica Federal, marcada para o próximo dia 30 de março de 2014. Ela também dá algumas dicas. Confira abaixo!

Pessoal bacana que vai prestar o concurso da Caixa!

Não gosto muito de dar palpites, aliás, sou péssima palpiteira. Arrisco pensar que a questão discursiva da Caixa poderá relacionar algum tema de envolvimento social, como Bolsa família ou FGTS, por exemplo. Minha Casa Minha Vida ou as obras do PAC também podem aparecer, em especial focando a questão do desenvolvimento do país e da diminuição da pobreza. Afinal, famílias carentes recebem subsídios do governo para adquirir a casa própria.

Diante de um edital que apresenta quatro possibilidades de construção de texto (descritivo, narrativo, expositivo-argumentativo e instrucional) tendo a acreditar que o expositivo-argumentativo será o escolhido. Trabalha-se muito a dissertação (exposição de opinião) e a modalidade relacionada pela banca não se distancia disso.

O mais importante é ficar atento ao comando da questão. Trabalhamos muito em nossas aulas a leitura atenta do enunciado, para que falhas no cumprimento da proposta não apareçam para atrapalhar o resultado. É importante ressaltar que comandos devem ser seguidos e um bom planejamento na hora de redigir fará toda a diferença!

Não se esqueçam de organizar o texto, independente do gênero, em introdução (contexto + tese), desenvolvimento (exploração do contexto e reafirmação da tese por meio de conceitos, justificativas, exemplos e explicações) e conclusão (finalização e retomada da ideia principal). Relacionar tudo o que se sabe acerca do assunto é um ótimo ponto de partida, aliás, eu mesma faço assim. Depois, é só seguir distribuindo as informações, primando pela lógica das associações. Cuidado também com os conectivos, para que o sentido não se altere por uma má escolha. Por exemplo, o mas aparece para negar a informação anterior em favorecimento da posterior.

Uma última dica – revise seu texto antes de passar na folha de versão definitiva. Busque por incoerências, problemas de pontuação e grafia. Acentuação também deve ser bem cuidada. Uma excelente prova a todos. Estou torcendo pelo sucesso de vocês!

Prof. Daniela Tatarin

Comentários

  1. Inae Machado diz:

    Obrigada, Professora!

    O cabelo está bonito! Obrigada pelas dicas e pelo alto astral em sua aulas!

    bj.

  2. Rennê Kardel de Oliveira diz:

    Tomara que caia dissertativa-argumentativa! Ótimo resumo da essência do que é e como se faz uma redação!!

  3. Pô, perdi meu tempo precioso para encontrar alguma novidade! Então: “a questão discursiva da Caixa poderá relacionar algum tema de envolvimento social”. Cadê o tema? É mais útil a construção de pelo menos um tema para o “Pessoal bacana”.

  4. Fernanda Cardoso Pereira diz:

    Obrigada, Professora!
    Estas dicas, do Aprova, são se suma importância!

Comente

*

Aprova Concursos

Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 Batel - CEP 80730-200 Curitiba - PR Telefone: 0800 606 8889