Aprova Concursos - Blog

Escrever ou inscrever? Eis a questão e a resposta

Publicado em 18 de setembro de 2012 por - 8 Comentários

Pode parecer estranho falarmos sobre esta diferença aqui em nosso blog, mas este assunto tem tudo a ver com os concursos públicos. Afinal, para que um candidato possa participar de um concurso, ele precisa fazer a sua inscrição. É aí que surge uma dúvida para muitos concurseiros: Eu devo me inscrever ou me escrever no concurso?

Se você tem certeza da resposta, parabéns, mas saiba que o número de pesquisas na internet usando uma ou outra pergunta é praticamente igual, ou seja, muita gente tem essa dúvida. E para acabar com ela, resolvemos escrever este texto para esclarecer as diferenças entre estes dois verbos, que estão sempre presentes em concursos públicos, mas que têm significados distintos.

Primeiro confira o significado de cada um no dicionário:

 

Lendo o significado dos dois verbos fica mais fácil saber qual o uso correto para eles dentro no universo concurseiro.

Os candidatos sempre escrevem no concurso, seja ao marcar sua resposta na prova objetiva, ao fazer uma redação ou ao responder uma prova discursiva. Mas, para que o candidato participe do concurso, ele deve primeiro fazer a sua inscrição, inscrever-se, ou ainda, incluir seu nome na lista de inscritos.

Ao lembrar da palavra inscrição fica mais fácil definir qual verbo deve ser usado, né?

 

 

INSCRIÇÃO

 

  • Ato de inscrever.
  • Palavras gravadas em lápide, pedestal, monumento, etc.
  • Título de dívida pública perpétua.

 

Agora você já sabe. Ao escrever a sua dúvida na internet sobre as inscrições, o termo correto é INSCREVER.

Ninguém se escreve em um concurso, mas todos podem se inscrever, basta para isso preencher os requisitos exigidos no edital, mas isso já é uma outra história sobre a qual já falamos aqui.

 


8 comentários

Comente:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *