Concurso INSS: Direito Previdenciário deve estar na ponta da língua

16/12/2011 – Publicado edital do concurso INSS 2011. Clique aqui e saiba mais.

"Nos concursos do INSS o objetivo é selecionar candidatos que irão trabalhar com benefícios previdenciários, por isso a disciplina de Direito Previdenciário é a que tem mais peso e importância" Eduardo Tanaka

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vinculado ao Ministério da Previdência Social (MPS), irá realizar um novo concurso em breve.

Em entrevista ao blog Aprova Concursos, o professor Eduardo Tanaka fala da importância de os candidatos ao concurso do INSS enfatizarem os estudos na disciplina de Direito Previdenciário. Confira:

Quais os assuntos da disciplina de Direito merecem mais atenção por parte dos concursandos que estão se preparando para o concurso do INSS?

Eduardo Tanaka: Nos concursos do INSS, o objetivo é selecionar candidatos que irão trabalhar com benefícios previdenciários. De modo que a disciplina de Direito Previdenciário é a que mais apresenta peso e importância na aprovação deste concurso. E isto é verificado independentemente da banca que organiza o concurso.

O tema direito do consumidor tem chances de ser abordado?

Eduardo Tanaka: Acredito que há poucas chances de ser cobrado direito do consumidor. Recomendo, neste momento pré-edital, que o concurseiro dê maior atenção à Legislação Previdenciária (também, conhecida como Direito Previdenciário).

Apesar da mudança de organizadora, há alguma característica marcante das provas do INSS?

Eduardo Tanaka: Sim, como respondi anteriormente, a característica marcante da prova do INSS é uma grande atenção, concentrando os pesos e pontuações, na matéria de Legislação Previdenciária. Só fazendo uma análise, a matéria de direito constitucional, que sempre é pedida em qualquer concurso, não foi cobrada no último edital para técnico do INSS, mas, Legislação Previdenciária é indispensável no concurso do INSS.

Qual a recomendação que o professor dá aos alunos que desejam antecipar os estudos para o concurso do INSS?

Eduardo Tanaka: A recomendação é estudar seguindo o edital do último concurso. Para técnico do INSS o último concurso ocorreu em 2008, pelo CESPE, com edital publicado em dezembro de 2007. E para analista do INSS o último concurso ocorreu no início de 2009, pela FUNRIO, mas, apenas para formação em assistência social. Mas, o que podemos observar em todos os concursos é a cobrança determinadas matérias que são comuns. Por isso, recomendo, para aqueles que gostariam de antecipar os estudos, as matérias: Legislação Previdenciária, Português, Informática e Raciocínio Lógico.

Eduardo Tanaka é Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil. Foi Auditor Fiscal da Previdência Social. É professor de direito previdenciário, direito constitucional e direito administrativo e autor dos livros: “Direito Previdenciário” e “Direito Previdenciário – Custeio e Parte Geral”, ambos publicados pela Editora Campus-Elsevier.

Conheça o conteúdo programático de editais anteriores do concurso INSS:

Para o cargo de Analista do Seguro Social (formação superior em qualquer área) o edital do publicado em 2007 contemplava os itens descritos abaixo referentes à disciplina de Direito Previdenciário. Para o cargo de Técnico o conteúdo programático abrangia praticamente os mesmos itens.

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

  1. Seguridade social: origem e evolução legislativa no Brasil; conceito; organização e princípios constitucionais.
  2. Regime Geral da Previdência Social: beneficiário, benefícios e custeio. 2.1 Segurados obrigatórios. 2.2 Filiação e inscrição. 2.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 2.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 2.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral.
  3. Salário-de-contribuição: conceito, parcelas integrantes e excluídas, limites mínimo e máximo; salário-base, enquadramento, proporcionalidade e reajustamento.
  4. Planos de Benefícios da Previdência Social: espécies de benefícios e prestações, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor do benefício.
  5. PIS/PASEP.
  6. Legislação acidentária. 6.1 Regulamento do seguro de acidentes do trabalho (urbano e rural). 6.2 Moléstia profissional.
  7. Reconhecimento da Filiação.
  8. Contagem recíproca do tempo de contribuição.
  9. Justificação administrativa.
  10. Legislação Previdenciária. 10.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 10.2 Aplicação das normas previdenciárias. Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 10.3 Orientação dos Tribunais Superiores.
  11. Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário.
  12. Financiamento da Seguridade Social. 12.1 Receitas da União. 12.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 12.3 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. Obrigações da empresa e demais contribuintes. Prazo de recolhimento. Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária.
  13. Decadência e prescrição.
  14. Crimes contra a seguridade social.
  15. Infrações à legislação previdenciária.
  16. Recurso das decisões administrativas.
  17. Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado.
  18. Lei n.° 8.212, de 24/07/1991 e alterações posteriores.
  19. Lei n.° 8.213, de 24/07/1991 e alterações posteriores.
  20. Decreto n.° 3.048, de 06/05/1999 e alterações posteriores.
  21. Instrução Normativa INSS/PRES n.° 20, de 10/10/2007 e suas alterações.

Acesse aqui o edital completo do Concurso INSS 2007/2008.

 

Assista abaixo a uma videoaula demonstrativa sobre Direito Previdenciário com o Prof. Eduardo Tanaka:

Imagem de Amostra do You Tube

>> Clique aqui e adquira o curso preparatório do Aprova Concursos para o Concurso INSS

Comments

  1. Paulo de Tarso Alves da Costa says:

    Boa Noite, muito boa a entrevista dada pelo professor Eduardo Tanaka, eu realmente estou estudando para o concurso do INSS, por isso eu peço se vocês puderem dar uma enfaze maior para a matéria legislação previdenciaria, será de muito valor para nós que vamos prestar esta prova.
    Muito obrigado.

    Paulo de Tarso.

  2. Obrigada pela dica!….vou pegar firme…

  3. Maria Esther Oliveira says:

    muito obrigado pelas dicas do professor Eduardo para o concurso do INSS.
    Gostaria de ficar sempre em contato e por dentro dos concursos.

  4. oi!! Obrigada pela dica!!
    Gostaria de saber se é para estudarmos a nova alteração de agosto de 2010 a instrução normativa nº45 ou a nº20?
    me responda por favor
    Desde de já muito obrigada!!!

    • ola, pessoal.
      Estou estudando para o conc.inss ,cargo analista em qualquer area ,gostaria de receber dicas e ficar por dentro das novidades sobre o assunto.

      • Roque Junior says:

        Olá, Jozanileia!

        Tbem estpu estudando para o INSS, entre em contato comigo no meu e-mail.
        obrigado!!!

  5. Debora Brito says:

    Bom dia Professor,
    Grata por sua atenciosa orientação.
    De posse desses pontos apresentado , a busca por materiais para estudo torna-se mais fácil.
    Aguardo tantas orientações quantas se dispuser oferecer-nos (nós concurseiros).
    Atenciosamente,
    Debora

  6. Ana Paula Valnier Lopes says:

    Valeu pela dica pessoal da Aprova. Vou me “acabar” estudando.

  7. maria aparecida de lima says:

    adorei as dicas obrigada.

  8. Obrigada pelas dicas

  9. Márcia Araujo says:

    Muito obrigada pelo E-MAIL , achei muito boa as dicas, do professor,e desejo uma ótima prova para todos,se dediquem mesmo se é algo que querem muito vale a pena abrir mão de coisas que tirem vcs dos estudos.

  10. janaina farias says:

    muito obrigado professor, adorei as dicas.

    • olá colega tambem to estudando para o conc do inss.. entre em contato pelo meu email.. (paraense25@hotmail.com) vamos conseguir nossa aprovação

  11. Ja tive aulas com o professor Tanaka. Além de extremamente inteligente e objetivo, ele é muito engraçadorsrs. o Cara é show

  12. Joao Carlos says:

    Sabe se vai ser por agencia ou por regiao?

    • Olá, João.

      No último edital (concurso INSS 2007/2008) as vagas foram distribuídas por localidade (cidade). No momento da inscrição, o candidato deveria optar pela cidade de provas e
      pela localidade da vaga de seu interesse. Mas para saber como será a distribuição de vagas para o próximo concurso, será necessário aguardar a publicação do edital.

      Abs
      Equipe Aprova Concursos

  13. Flávio Franca de Freitas says:

    Professor Eduardo Tanaka está passando informações muito importantes para todos os concurseiros do Brasil. Então, os concurseiros devem estudar com muita determinação. Boa Sorte para todos !!!

  14. boa tarde!!g ostaria de saber, para o cargo de tecnico do inss, quais cidades apresentam menor indice de candiadato por vaga. obrigada

  15. quando vai comesar as inscriçoes, e qual a empressa que realizará?

  16. gostaria de receber sugestoes de autores para livros de direito previdenciario.

    Grao.

  17. Eliane Ferreira Pelloso Leite says:

    Obrigada pelo E-MAIL. Estou apreveitando as dicas.
    Grata

  18. ALEXANDRE - MARINGA says:

    BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER QUAL O MENOR INDICE DE INSCRIÇÃO NO ULTIMO CONCURSO PARA O INSS, ALGUEM SABE ?

    OBRIGADO

  19. gostaria de saber qual empresa que vai realizar o concurso

  20. gostaria de receber email noticias sobre o concurso do inss, e tb os interessados pra trocar ideia podem entrar em contato abraço

  21. Ana - interior de SP says:

    Olá, será a primeira vez que presto este concurso.
    Estou em busca de materiais para estudo, nível técnico.
    Se alguém tiver algum material que possa me ajudar.
    Agradeço muito.
    apromanholi@hotmail.com
    obrigada.
    Ana.

  22. jozanileia carvalho says:

    Boa tarde,
    gostaria de saber se terá vagas para nivel superior ‘analista” em qualquer área, é para esse cargo que eu estou estudando.

  23. gostaria de receber dicas,para o concurso do inss,pois é a primeira vez que irei pestar esse tipo de concurso e estou a procura de conteudo para a area de de tec.seguro social.
    obrigado!!!

  24. Edilene Edjane Medeiros says:

    Amei todas as dicas,vcs estão de parabéns,vou estudar muito pra passar neste concurso,SE DEUS QUISER<AMEM.

  25. No ultimo concurso que teve para o INSS, fiquei aprovado em 5° lugar, mas no edital era apenas duas vagas, mais cadastro de reserva. Mudei de endereço e telefone e somente no mês passado fiquei sabendo que fui convocado. Se Deus quiser passo outra vez e assumo.

    • Puxa que azar em Fabio….. Boa Sorte dessa vez!!!
      Também vou fazer a prova do INSS se você quiser entrar em contato comigo para trocarmos algumas ideias iria ficar muito feliz… Abraço !!

  26. Ola debora
    comecei a estudar para esse concurso a poucos dias que foi quando descobri que estava sendo realizado
    tenho estudado durante o dia todo mas acho que infelizmente não terei tempo para cobrir toda a matéria satisfatoriamente, porém vou me dedicar mesmo assim
    você sabe se esse concurso também vai oferecer vagas de reserva?

    obrigado

Speak Your Mind

*

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Aprova Concursos

Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 Batel - CEP 80730-200 Curitiba - PR Telefone: 0800 606 8889