Como funciona a avaliação de títulos em concursos

Pela constituição, a aplicação de provas ocorre, necessariamente, em todo e qualquer concurso público. Já a avaliação de títulos pode ocorrer, facultativamente, desde que a instituição a considere necessária, de acordo com o cargo a ser preenchido.

A apresentação dos títulos não é fase eliminatória, ou seja, não elimina um candidato, mas é condicionante à sua classificação no processo seletivo. Por este motivo, a análise dos títulos é feita apenas com os candidatos previamente aprovados na primeira etapa.

A cada título são atribuídos pontos, de acordo com a sua maior ou menor relevância para o exercício do cargo. Quanto maior a concorrência no concurso, maior peso pode ter a avaliação de títulos.

Os títulos geralmente são requeridos para os cargos de nível mais elevado, para os quais são exigidos atributos relacionados à experiência e à especialização do candidato.

Como é feita a verificação dos títulos

Na avaliação de títulos, o candidato deve entregar os documentos (diplomas, certificações, registros) que comprovam sua formação profissional e intelectual, como:

Avaliação de títulos

Avaliação de títulos em concursos requer comprovação por parte dos candidatos

  • Comprovação de exercício de cargos correspondentes;
  • Diplomas de cursos de nível superior e de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado, MBA…);
  • Publicação de livros, artigos ou outros trabalhos científicos;
  • Premiações;
  • Vinculação a entidades científicas.

Os critérios para a avaliação dos títulos têm que ser definidos e apresentados de forma clara e objetiva no edital, para que todos os concursandos tenham conhecimento das regras previamente. Com o edital em mãos, aconselha-se que o candidato providencie a documentação necessária, antes mesmo da realização da prova objetiva.

Para a definição da necessidade da prova de títulos e os critérios de pontuação, o legislador e o gestor público devem valer-se do princípio da proporcionalidade, para que se reconheçam e se valorizem formações e experiências que sejam realmente relevantes para a Administração Pública e não se atribuam pontos demasiados a títulos corriqueiros.

Conclui-se que o exame de títulos possui uma função que será sempre coadjuvante, não podendo sobrepor à fase de provas, sob pena de se romper a regra constitucional.

Fonte: Ponderações sobre a prova de títulos nos concursos públicos – Revista do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais

Comentários

  1. flaviano amaral de andrade diz:

    Gostaria de saber se experiência de trabalho pode ser classificada como título, e se um concurso pode e exigir no edital .
    Muito Obrigado

  2. juliano quessa diz:

    Considerando os altos valores ,na minha modesta opinião,é mais um exemplo brasileiro de quebra de igualdade e isônomia favorecendo aqueles que possuem condições financeira para tal em detrimento daqueles que não…

    • Concordo.

    • Douglas Alves da Silva diz:

      Assino em baixo, não há necessidade de títulos para provar capacidade, bastava a prova escrita e oral, pois convenhamos quem passa nestas, tem muita capacidade, ou seja, é uma pessoa que estudou muito e não deveria ser prejudicada por causa de títulos, sabemos que ha muitos filhinhos de papai que só estudam, acumulando diversos pontos, e pegando todas as vagas de concursos que há no país.

  3. Bruno Martins Ramos diz:

    Neste caso é melhor fazer o concurso para nivel superior logo

  4. E em relação aos recem formados??Sem nenhum artigo cientifico,ou pos graduação?Sriam então eliminados ??

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Agnes!
      Eles não são eliminados, somente não recebem a pontuação dos títulos, e isso pode modificar a classificação.
      Abs.

  5. FABIO JOAO DE OLIVEIRA diz:

    OI SOU CONCURSADO TRABALHO DE AGENTE DE SEGURANÇA NA FUNDAÇÃO CASA, VOU FAZER UM CONCURSO DE TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, NÃO TEM NADA A VER COM MINHA AREÁ,SERA QUE POSSO USAR COMO PROVA DE TÍTULOS O TEMPO DE SERVIÇO OS DOIS CONCURSO S SÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SP,DESDE JA AGRADEÇO

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Fabio!
      Você deve verificar essa questão no edital do segundo concurso que vai realizar. Normalmente vem descrito se serão aceitos títulos e se tempo de experiência também é válido.
      Abs.

  6. Diego Taffael diz:

    Olá, um concurso que estou pensando em fazer diz que a nota máxima da prova objetiva é 200 e o máximo da prova de títulos é 100. Achei um pouco discrepante essa pontuação de avaliação de títulos, mas como estou iniciando a vida de concurseiro agora gostaria de saber se existe alguma lei que regulariza essas pontuações.

    Grato desde já.

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Diego!
      Por enquanto ainda não existe nenhuma lei que regulamente a pontuação nos concursos, isso depende dos critérios da organizadora.
      Abs.

  7. João Francisco diz:

    Fui aprovado em um concurso público em primeiro lugar, agora tenho que apresentar os títulos. Os títulos que consegui recentemente ou seja no intervalo entre o resultado da prova objetiva até o dia da apresentação dos títulos poderão ser considerados ou apenas servirão para o próximo concurso?
    No edital não fala nada sobre isto
    Grato
    João Francisco

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá João,
      Se não há nenhuma restrição no edital provavelmente seus títulos serão aceitos, não importando a data em que você os obteve.
      Abs.

  8. Olá, pessoal do Aprova!

    Gostaria de esclarecimento a respeito de uma dúvida: o Concurso da Telebrás reza assim: “Das 75 vagas oferecidas, 71 exigem o nível superior (Especialistas em Gestão de Telecomunicações, várias áreas de formação) e 4 são de nível médio (Técnicos em Gestão de Telecomunicações).”

    A pergunta é: necessariamente tem que ser a pessoa já especialista e técnica em Gestão, ou depois de aprovada a pessoa passará por um treinamento para exercer esta determinada atividade junto à Telebrás?

    Obrigado!

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Edvaldo!
      O edital fala o seguinte: REQUISITO: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo
      grau) ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
      Então apenas no certificado de conclusão do Ensino Médio já vale. E quem for chamado será treinado para desempenhar a função.
      Abs

  9. olá, enviei meus títulos academicos pra avaliação e ganhei 1 ponto,
    mas também o usarei para tomar posse, e no edital diz que não pode.
    eu vou ser excluída ou apenas perderei o ponto adquirido?

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Eva. Sugerimos que você entre em contato com o departamento de recursos humanos do órgão que promoveu o concurso, para que eles possam lhe orientar melhor sobre essa questão.
      Abs

  10. Sayonara Gama Lima de Araújo diz:

    Oi pessoal,

    Queria muito fazer esse concurso, porém só vou me formar no mês de Julho. Será solicitado o comprovante de conclusão do nível superior no dia da prova?

    Desde já, grata.

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Sayonara. Geralmente o comprovante de conclusão de nível superior é cobrado apenas quando o candidato aprovado no concurso é convocado pelo órgão. Para saber a informação correta, sugerimos que consulte o edital do concurso de seu interesse.
      Abs

  11. Gostaria de saber como é feita a avaliação dos títulos?Quais os motivos que podem levar ao indeferimeno pela banca? Sempre achei esse um ponto obscuro nos concursos, pelo fato de uns receberem e outros não. Grata!

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá!
      Isso depende de cada concurso. A avaliação será feita seguindo criteriosamente os requisitos do edital. Se qualquer título apresentado estiver diferente do solicitado, ele pode ser desconsiderado.
      Abs.

      • mesmo sendo desconsiderado posso entrar com recurso? a alguma lei que eu possa me embasar??…urgente

      • Blog Aprova Concursos diz:

        Olá, Tatiana!
        A interposição de recurso é um direito do candidato. Você pode sim interpor recurso para qualquer questão do concurso que julgar necessitar de reavaliação.
        Cada caso tem características específicas. Você precisa embasar o seu recurso justificando a necessidade do que está sendo solicitado.
        Abs!

  12. Tenho uma dúvida… quero prestar para analista do BACEN 2013, sou formada em marketing, no edital diz apenas ter curso superior e diploma (isso eu tenho) mas na avaliação de títulos não consta meu curso… mesmo assim posso prestar? eles dizem que é em qualquer área.. fiquei na dúvida…

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Janaína!
      Sugerimos que você aguarde a publicação do novo edital para a confirmação da informação.
      Abs.

  13. ESTOU QUERENDO FAZER O CONCURSO DA PMMG ADMINISTRATIVO GOSTARIA DE SABER EM UM EXEMPLO SE EU FICAR COM 65 PONTOS E NAO TIVER OS TITULOS. UMA PESSOA QUE FICAR COM 60 PONTOS E TIVER OS TITULOS ELA FICARIA NA MINHA FRENTE SABENDO QUE OS TITULOS VALE 2,5 PONTOS

  14. Farei um concurso em que a avaliação de títulos soma no máximo 5 pontos!
    2,5 de nível superior
    2,5 de pós-graduação.

    O candidato aprovado na 1ª fase (prova objetiva), deverá comparecer em determinado local e hora para apresentar os títulos.

    Minha dúvida é o seguinte: o canditado aprovado com boa pontuação (aproximadamente 90 pontos) na primeira fase, e não tiver títulos para apresentar, deverá comparecer ao local para justificativa da ausência de títulos? A falta de títulos o elimina ou o coloca atras de quem atingiu pontuação inferior(60 pontos)na prova objetiva?

  15. O meu diploma ainda não foi expedido pela faculdade, a qual dá um prazo de 6 meses para o envio do mesmo após a colação de grau. A fundação VUNESP em seu edital estabelece que o prazo para a comprovação de títulos é o mesmo das inscrições. O prazo encerrou dia 03/05, se eu me classificar na primeira fase do concurso estou automaticamente eliminada na segunda fase ( comprovação de ttulos) ou há a possibilidade desta comprovação ser feita posteriormente?

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Deborah!
      Você pode ver se aceitam uma declaração de conclusão de curso expedida pela faculdade.
      Abs

      • Boa Noite,
        Contatarei a VUNESP amanha para esclarecer esta duvida do certificado, mas a minha maior dúvida é em relação ao prazo, nunca vi uma comprovação de títulos ser feita antes da prova. Este envio até dia 03/05 tem carater eliminatório ou é apenas para pontuação?
        Obrigada,

      • Blog Aprova Concursos diz:

        Olá Deborah!
        Você precisa tirar essa dúvida com a organizadora do concurso.
        Abs!

  16. Bom dia!

    No edital do concurso da Polícia Militar de MG, diz que para participar do concurso o candidato tem que ter no mínimo ensino médio. E no mesmo edital eles informam que a segunda fase do concurso será a avaliação de títulos e que serão considerados os diplomas. E aí? Eu concluirei meu curso no fim desse ano.

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Fabiana!
      A exigência mínima é ensino médio, mas quem tem títulos de graduação ou pós-graduação terá maior pontuação nessa segunda fase.
      Abs

  17. É uma tremenda injustiça e hipocresia essa cobrança de títulos, onde está a igualdade tão mencionada na CF??? A maioria dos concorrentes são prejudicados com essa exigência.

  18. boa tarde!

    vou fazer o concurso da policia militar no certo administrativo, eu tenho curso técnico em segurança do trabalho e já concluir, mas com alguns problemas não consegui o meu diploma ainda, gostaria de saber seu tem como eu comprovar que eu tenho curso técnico sem o diploma, e também sera q vai fazer alguma diferença ter curso técnico na avaliação de títulos mesmo não tendo nada a ver com a vaga de administração?

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Phelipe!
      Se você tiver um certificado que comprove a conclusão do curso técnico ele poderá ser aceito.
      Sobre a avaliação de títulos, você precisa verificar no edital quais são os critérios e se o curso acrescentará algum ponto.
      Abs.

  19. Gabriella Lara diz:

    Olá, boa tarde.
    Eu dei uma olhadinha no que significa avaliação de títulos e consegui tirar algumas dúvidas. Porém, vou fazer um concurso em Junho da PMMG, Assistente Administrativo, mas estou cursando Psicologia e me formo somente em dezembro de 2014. Neste caso o único título que eu poderia apresentar seria o de Ensino médio completo? Ou teria como eu mostrar algo que refere-se aos períodos já concluídos em Psicologia que vão ser 7 ?
    Desde já, agradeço.

  20. Eliane Márcia diz:

    Olá pessoal tudo bem!
    Estou com dúvida sobre concurso que pede títulos, pois fiz inscrição para um concurso deste tipo e gostaria de saber o seguinte:
    Os títulos são obrigatórios?
    O que acontece nesta hipótese?
    Em concursos onde se pede títulos com um número de 200 vagas supondo que eu fique na classificação nº 50 e outro candidato que tenha títulos fique na classificação nº 100 .Quem terá prioridade eu ou ele?

  21. Jeniffer Silva de Assis diz:

    Boa tarde! Quero prestar concurso para o Bacen 2013, mas estou com una dúvida: eu sou formada em Administração, mas caso eu queira me inscrever para o nível médio o diploma de nível superior valerá como título para somar pontos ou não? Será que existem chances reais de alguém que não possui esses títulos mas que tirou uma excelente nota na prova ser chamado? Obrigada!

    • Aprova Concursos diz:

      Olá Jeniffer!
      Precisaremos aguardar o edital para saber, mas geralmente curso de nível superior não serve como titulação para concursos de nível médio.
      Abs.

    • vianey nascimento diz:

      concorrencia desleal jeniffer! kkk brincadeira. também vou prestar para técnico!
      boa sorte

  22. Jeniffer Silva de Assis diz:

    Ah! Outra dúvida: cursos de extensão ou até mesmo cursos online contam para a avaliação de títulos? Grata!

  23. Como funciona essa Avaliação de Títulos? tenho o curso de Técnico em Segurança do Trabalho mais nunca trabalhei na área, se eu passar na prova e não tiver experiência vou ser eliminada?

  24. VALNEI PEREIRA diz:

    Boa noite!
    Aqui no ES ( 467/2008) temos uma lei de carreira, que tem em seu texto uma valoração de titulos para somatoria visando a classificação.
    A LEI DIZ, QUE TEM QUE PUBLICAR ANUALMENTE OS CURSOS QUE SERÃO VALORADOS, PROIBINDO (defeso) A RETIRADA DOS QUE JÁ FORAM PUBLICADOS.
    Ocorre que alguns cursos – EAD -foram retirados das publicações a partir de 2011. POREM os candidados que já os tinham, continuam tendo os pontos computados e valem por todos os anos.
    Os candidatos que apresentaram estes cursos realizados apos 2011, não estão tendo a validação, sob argumento de que só valiam se fossem concluidos até DEZ /2010.
    POR SEREM CURSOS IGUAIS, MESMO EM ANOS DIFERENTES, E A LEI PROIBINDO A RETIRADA, A ADM. AGIU CORRETAMENTE OU É QUEBRA DA ISONOMIA.

  25. Olá Bom dia,

    Fiz um concurso público na área de educação, Fui Habilitado para comprovar os títulos.

    tenho vários cursos, más tem alguns que são da mesma empresa.
    Será que terá algum problema neste sentido? Caso eu entregue 2 ou 3 certificados de uma mesma empresa com temas diferentes?

    • Aprova Concursos diz:

      Olá Rodrigo!
      Não há nenhum problema em serem da mesma empresa, só verifique no edital quais títulos serão aceitos.
      Abs.

  26. Cássio de Oliveira Queiroz diz:

    Para a avaliação de títulos do concurso para Assistente Administrativo da Polícia Militar de MG foi publicado no edital que o candidato deve enviar os diplomas de graduação e pós graduação, cada um valendo 2,5 pontos.
    Eles não aceitarão certificado de conclusão PARCIAL de cursos.
    E o certificado de conclusão de curso pode ser enviado no lugar do diploma, já que a instituição ainda não o expediu?
    O edital não especifica nada sobre esse detalhe.
    Estou preocupado e sem nenhuma informação que me ampare legalmente sobre isso.

    • Aprova Concursos diz:

      Olá Cássio,
      Se o edital fala apenas da comprovação por diplomas, poderíamos entender que certificados não seriam válidos.
      Mas se ele também não exclui o certificado, você pode sim tentar apresentar este documento.
      Há diversos casos de concurseiros que conseguiram a vaga em um concurso apenas com o certificado e não com o diploma, já que a data de emissão do documento é diferente daquela da conclusão do curso.
      Sugerimos que, caso a organizadora não aceite seu certificado, você busque assistência jurídica.
      Abs.

  27. Marcos Vinícius diz:

    Olá; no concurso que quero prestar consta o seguinte:

    1.2.1 A primeira etapa do concurso compreenderá as seguintes fases:
    a) provas objetivas, para os cargos de Analista e de Técnico, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do CESPE/UnB;
    b) prova discursiva, para os cargos de Analista e de Técnico, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do CESPE/UnB;
    c) avaliação de títulos, somente para o cargo de Analista, de caráter classificatório e de responsabilidade do CESPE/UnB.

    Neste caso; se eu não possuir o diploma da minha Universidade, mas já tiver concluído o curso, então, eu estaria eliminado ?! ou não poderia passar para a segunda etapa ?! Ou a universidade poderia emitir um certificado ou algo semelhante ?!

    Minha dúvida é se o título é cobrado no momento da posse… tipo… Depois de já ser aprovado nas primeiras fases…

    1.2.2 A segunda etapa do concurso consistirá de Programa de Capacitação, para os cargos de Analista e de Técnico, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do CESPE/UnB.
    1.3 Na ocasião da entrega dos títulos, os candidatos serão convocados para apresentarem a documentação relativa à vida pregressa exigida neste edital. A análise dos documentos relativos à vida pregressa será de responsabilidade do Banco Central do Brasil.

    • Aprova Concursos diz:

      Olá Marcos!
      Primeiro é necessário entendermos a diferença entre o diploma que comprova a escolaridade exigida para o cargo, e os títulos.
      O diploma poderá ser exigido no momento da matrícula do Programa de Capacitação.
      Na apresentação dos títulos, você só precisa enviar diplomas de especialização, mestrado ou doutorado, se os possuir. Se você tiver apenas o curso superior, não precisa enviar nenhum documento. Essa etapa é apenas classificatória, então você não é eliminado, mas poderá perder posições na classificação em função da pontuação dos demais candidatos.
      No edital não há a informação de que você perderá a vaga caso ainda não esteja com seu diploma em mãos no momento da matrícula. Em alguns casos, a organizadora aceita o certificado de conclusão de curso acompanhado do histórico escolar.
      Apesar disso, você deve ficar ciente de que a responsabilidade de apresentação dos documentos é sua, e caso o Bacen se recuse a aceitar o certificado, não há muito que possa se fazer.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Abs.

  28. Rodrigo da Silva diz:

    Olá, boa tarde, Eu quero fazer o concurso para Policia Civil DF, sendo que só possuo ensino superior e nenhum outro título, como funciona depois na avaliação de títulos, se eu acertar o mesmo número de questões que alguem que tem pós, ele estaria na minha frente certo? mas até que ponto a pos graduação se destaca mais que minha pontuação? obrigado

    • Aprova Concursos diz:

      Olá Rodrigo!
      A prova de títulos não é eliminatória, é classificatória, como você mesmo exemplificou. Não há necessidade de ter título, é apenas um diferencial que pode acrescentar sua pontuação.
      Abs.

  29. Vou prestar o concurso para Professores do estado de SP.. É a primeira vez que vou prestar este concurso, pois sou recém formado.. no edital diz que o candidato deve se apresentar para o local de prova munido de:

    a) original de um dos seguintes documentos de identificação, com foto: Carteiras e/ou Cédulas de
    Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia
    Militar, pelo Corpo de Bombeiros Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédula de
    Identidade para Estrangeiros; Cédulas de Identidade fornecidas por Órgãos ou Conselhos de Classe
    que, por força de Lei Federal valem como documento de identidade, como por exemplo, as da OAB,
    CREA, CRM, CRC etc.; Passaporte; bem como Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na
    forma da Lei nº 9.503/97);
    b) caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente;
    c) comprovante de inscrição no concurso;
    d) DOCUMENTAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS…

    Estou perdido quanto ao item D, isso significa que para a realização da prova eu devo apresentar Diploma, registro no conselho Regional e etc..?

  30. Olá, vou participar da prova de títulos do Procon SP (dia 13/10) e gostaria de saber se uma certidão expedida pela Justiça Estadual sobre um processo na área do direito do consumidor no qual atuei como advogada, com data inicial e final, pode ser considerada como título.
    No edital diz o seguinte:
    27.7. Será considerado título o tempo de serviço prestado na área de defesa do consumidor em órgãos
    públicos da administração direta ou indireta das esferas federal, estadual ou municipal e o tempo de
    serviço em entidade civil com missão estatutária de defesa do consumidor.
    O Poder Judiciário é ou não entendido como órgão da administração direta???

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Caroline!
      Sim, o Poder Judiciário é administração direta.
      Infelizmente o edital não deixa claro o tipo de documento que será aceito, mas acreditamos que sua experiência será validada.
      Abs.

  31. Maycow Gonçalves Carneiro diz:

    Boa tarde, me inscrevi para o concurso do IFC para professor de matematica… um requisito mínimo é mestrado em matemática ou matemática aplicada, estou concluindo, mas nao defenderei antes da data para apresentar os títulos, sei que não ganharei os pontos, minha dúvida é se posso ser desclassificado por isso? visto que o edital diz que a prova de titulos é classificatória e que o candidato que nao apresentar os títulos irá zerar a prova, e que os documentos deverão ser entregues para a posse, neste caso já terei defendido. Então a primeira dúvida é se posso ser desclassificado por ainda não ter o requisito mínimo? a segunda dúvida é quanto ao caso de passar, na posse, a ata de defesa vale para comprovação? pois caso contrário marcarei minha defesa antes.. obrigado.

    • Aprova Concursos diz:

      Olá Maycow!
      Se exige o diploma na prova de títulos sugerimos que defenda antes, há concursos que aceitam a ata da defesa, mais a maioria já exige o diploma. Sim, pode ser desclassificado. Você precisa ver se o edital diz que aceita a ata da defesa ou não, caso não mencione, se informe com a banca do concurso.
      Abs.

  32. Marcio Barbosa da Silva diz:

    vou fazer um concurso da cespe, para a educação em Alagoas em 2014,. onde vai haver 2 fazes a de provas objetivas e se passar a de de títulos. Porém só vou ter a minha graduação depois do resultado da prova de títulos, a dúvida é: caso tenha a pontuação mínima e me classifique para a prova de título terei que comparecer com o meu diploma de graduação para mostrar interesse na vaga ou não é necessário e é só esperar o resultado geral das 2 avaliações?

    • Aprova Concursos diz:

      Olá Márcio!
      Precisamos saber exatamente qual o concurso para analisar o edital e poder te responder. Se puder nos passar verificamos para você.
      Abs.

      • Marcio Barbosa da Silva diz:

        NOSSA COMO VCS SÃO RÁPIDOS NAS RESPOSTAS! SE RESPONDER PRA MIM VAI TIRAR UMA DÚVIDA DE MUITOS ALAGOANOS.

        DESDE JÁ AGRADEÇO.

      • Blog Aprova Concursos diz:

        Olá, Márcio!
        Conforme o EDITAL Nº. 3 – SEE, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2013, nesta fase, os candidatos deverão enviar somente cópias dos diplomas de pós-graduação, mestrado e doutorado para a prova de títulos. É uma fase de caráter somente classificatório. Somente para o cado de professor de ensino religioso, que o o candidato deverá enviar neste cópia do diploma de graduação.
        Abs!

  33. Obrigado amigo, já tinha essa suspeita, mas tinha gente duvidando de mim, até professores de cursinhos, como também alguns professores dizem que uma questão errada não anula uma certa nesse concurso, mas o item 8.1.1 diz que a cada resposta que não esteja de acordo com o gabarito oficial gerará um ponto negativo.

    abraços até mais

  34. Jorgina Monteiro diz:

    Olá vou prestar o concurso da secretaria de saúde de SP e o edital diz que serão avaliados os títulos dos candidatos inscritos. Tenho o curso superior em enfermagem. A dúvida é a seguinte: que documentos devo enviar pra serem avaliados como títulos, em outras palavras o que são títulos?

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá, Jorgina.
      Basicamente, os títulos são documentos que comprovam as seguintes experiências:
      - Exercício de cargos correspondentes;
      - Diplomas de cursos de nível superior e de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado, MBA…);
      - Publicação de livros, artigos ou outros trabalhos científicos;
      - Premiações;
      - Vinculação a entidades científicas.

      Você precisa verificar no edital do concurso que deseja prestar quais dos tipos de títulos mencionados acima serão aceitos! Eles valem pontos para elevar a posição na lista de classificados do concurso.

      Abs!

  35. Rosemeire Fernandes diz:

    Olá. .

    Pretendo prestar concurso para assistente administrativo parao concurso
    Em Dourados-MS, minha dúvida é: resido em SP, se os meus
    Titulos não chegarem a tempo para a análise , serei desclassificada?
    Qual a punição aplicada?

    Obrigada

    • Aprova Concursos diz:

      Olá Rosemire!
      Você precisa enviar o quanto antes. No edital deve explicar o prazo máximo, pois excedendo você será penalizada.
      Abs.

  36. Boa noite

    Fui aprovado no concurso do Bacen 2013, área 6

    No edital , constava que a avaliacao de titulos consistia em pos graduacao, mestrado ou doutorado que tivessem relacao com as materias especificas da area em questao.

    O cespe nao aceitou minha pos graduacao, em Banking, apesar de possuir no historico escolar diversas materias coincidentes com as exigidas no edital.

    A pergunta é: existe historico de sucesso nos pleitos judiciais de pedido de concessao dos pontos de titulos denegados pela banca organizadora ? Ou esta questão entra na parte subjetiva e discricionaria da banca avaliadora, portanto sem chances de intervencao judicial?

    obrigado

  37. Bom dia

    Uma duvida, estou cursando Pós em Gestão Publica, com duração de 1 ano e meio. Se por ventura eu passar em algum concurso este ano, quando eu terminar minha pós em 2015 eu terei algum benefício como por ex educação continuada, para ter uma promoção em minha carreira ou só depois que eu estiver em exercício que posso realizar outros cursos ou uma Pós que terei essa promoção ?

    Att,

    Rafael Jardim

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Depende do órgão, Rafael!
      Existem órgãos que oferecem benefícios mediante apresentação de títulos profissionais e acadêmicos, mas não é uma regra.
      Abs!

  38. Esqueci de juntar meu tempo de trabalho para provas de titulos no prazo estipulado no edital do concurso, posso recorrer? e entregar junto com recurso?

    • Blog Aprova Concursos diz:

      José,
      Se você perdeu prazo do concurso para envio de documentos para a prova e título, você pode até recorrer, mas, infelizmente, dificilmente ganhará a ação.
      Abs!

  39. Passei num concurso no estado do Pará, porém na data que terei que enviar a documentação pra prova de títulos vou estar em outro estado. A minha dúvida ê…poderei enviar os documentos de lá, sendo q o endereço cadastrado na banca e outro?os títulos serão enviados por carta registrada!!

  40. Bom dia! Gostaria de saber se os títulos apresentados como certificados de empresas EAD são válidos e se serão analisados caso tenha enviado antes do prazo, por exemplo, no edital diz para enviar entre os dias 09 e 10 e acabei enviando dia 08. Corro o risco de não ter meus títulos analisados? Obrigado.

    • Aprova Concursos diz:

      Olá Euler!
      Os títulos de EAD tem o mesmo valor, quanto ao prazo de envio acreditamos que não terá problemas.
      Abs.

      • Obrigado pela resposta! Pois então, ocorre que por alguma razão, além dos títulos EAD, enviei da pós-graduação e não contabilizaram. Será que foi em decorrência de ter enviado antes? Cabe algum recurso administrativo ou judicial? Agradeço a atenção.

      • Aprova Concursos diz:

        Olá Euler!
        Cabe recurso sim! Veja o prazo de envio no edital.
        Abs.

  41. luiz fernando diz:

    Sou formado em administração de empresas, mas não possuo nenhum mestrado nem doutorado para apresentar como títulos, caso aprovado em concurso da Polícia Federal em uma hipótese de 90 pontos uma pessoa com 83 pontos poderia se igualar na pontuação comigo caso fizer pontuação máxima nos títulos que é de 7 pontos? ou ela poderia até me ultrapassar na pontuação? Vocês acham que a ausência de títulos prejudica um concurseiro? e até que ponto ele deve desistir do concurso por não possuir títulos? Obrigado!

  42. Olá, passei nas provas do concurso da Prefeitura SP pra técnico de educação, que pedia só ensino médio, mas tem os títulos de graduação e experiência na área , nem tenho comprovação de trabalho na área, e sou estudante de pedagogia, logo sem graduação superior, eu não envio nada, ou devo enviar as comprovações de trabalho que tenho, mesmo sem ser na área??? grata o prazo é 14/03/14

  43. Olá boa noite, eu prestei um concurso para Auxiliar Técnico de Educação fui convocada para entrega de títulos, gostaria de saber quais documentos eu tenho que enviar? sendo que no edital esta assim:

    A) Título de:
    - Qualquer Graduação até 31/7/2013
    Diploma devidamente registrado
    pelo órgão competente,
    acompanhado do Histórico Escolar.
    4,0 1 4,0 (A)
    B) Tempo de efetivo exercício na Administração Direta da
    Prefeitura do Município de São Paulo – PMSP em cargos/ funções/
    empregos de Auxiliar Técnico de Educação ou em funções/ cargos/
    empregos relacionadas à área de atuação do Auxiliar Técnico de
    Educação até 31/7/2013
    Não haverá necessidade de
    comprovação.
    Pontuação feita pela SME em
    conjunto com DERH/SEMPLA.
    (Nos termos do item 10.6. deste
    edital).
    0,10
    (por mês) 60 meses
    6,0
    C) Tempo de efetivo exercício em órgãos federais, estaduais, (B+C)
    municipais ou estabelecimentos particulares devidamente
    autorizados em cargos/ funções/ empregos de Auxiliar Técnico de
    Educação ou em funções/ cargos/ empregos relacionadas à área
    de atuação do Auxiliar Técnico de Educação até 31/7/2013, não
    concomitante com o item anterior.
    Carteira de Trabalho e Previdência
    Social ou Atestado de tempo de
    serviço expedido conforme modelo
    (Anexo V).
    0,10
    (por mês) 60 meses

    Gostaria de saber se eu posso enviar meu histórico escolar, diplomas de cursos etc… Grata

    • Aprova Concursos diz:

      Olá!
      Envie seu diploma com o seu histórico escolar e os documentos que comprovem o tempo de serviço. De cursos extras não é necessário.
      Abs.

  44. Cleide Silva diz:

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se o diploma de curso de MBA é aceito na prova de títulos em concursos públicos?

  45. Olá,
    fui convocada para a prova de títulos no concurso do IBFC para professor efetivo, porém, não possuo título algum. No site da banca, foi disponibilizado um formulário para que seja preenchido o número de folhas que serão enviadas via sedex para a comprovação dos títulos, devo preencher com o número 0 e enviar mesmo assim (via online e via sedex?)? Ou apenas não preencher nada?
    Grata, Lana.

    • Aprova Concursos diz:

      Olá Lana!
      Veja o que diz o edital. Geralmente não precisa enviar nada para quem não tem títulos, mas confira se não precisa apresentar seu diploma.
      Abs.

  46. jose geraldo siqueira diz:

    Olá,

    Fiz concurso público na área de saúde. Na prova de títulos, enviei o meu diploma de mestrado autenticado sem o histórico, pois o histórico estragou devido a enchente que ocorreu no bairro onde moro. Fiz o pedido de segunda via na Universidade. Porém, o meu diploma não foi aceito para pontuação sem o histórico. A pergunta que faço é: a apresentação do Diploma não é confirmação que todos os requisitos foram preenchidos? Posso recorrer?

    Agradeço o espaço.

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá José!
      Na verdade, se o edital pedia o histórico, a instituição pode recusar se você apresentar apenas o diploma. De qualquer maneira, sugerimos que você entre com recurso e apresente o protocolo do pedido da segunda via do histórico.
      Abs.

  47. Boa tarde,
    realizei a prova do concurso da EBSERH-UFMG a uma semana (área assistencial)….alcancei uma pontuação que acredito que ficará entre os classificados para prova de títulos. Porem, não possuo nenhum título…é necessário o envio do diploma da minha graduação?Só para fins de comprovação de requisito básico. Ou, é só aguardar?

    Consta no edital: “9.3 Para fins de Avaliação de Títulos, não será considerado diploma, certidão de conclusão de curso ou declaração que seja requisito para ingresso no emprego pleiteado pelo candidato.”

    Obrigado!

  48. Boa noite, a experiencia de 14 anos como auxiliar de enfermagem serve como título para o cargo de técnico de enfermagem?para o concurso da EBSERH.

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá, Aline!
      Você precisa olhar no edital do concurso se o cargo exige formação específica para esse cargo.
      Geralmente, a EBSERH exige para esse cargo ensino médio completo, curso técnico em enfermagem e registro no Conselho Regional de Enfermagem.
      Abs!

  49. Mariana Closs Salvador diz:

    Boa tarde,

    Pretendo prestar o concurso para docente no IFMT, Edital 027 de 11 de abril de 2014. Para a etapa da Prova de títulos estou com dúvida em relação aos documentos comprobatórios da titulação. No edital consta da seguinte forma: somente serão considerados os títulos reconhecidos conforme legislação vigente e a minha pergunta é: neste caso será aceito certificado defesa e/ou ata de defesa para mestrado e doutorado? A ata ou certificado de defesa contam como documentos comprobatórios?

    Obrigada!

  50. Olá,fiz inscrição em um concurso público e utilizei meu nome de solteira (eu ainda não havia trocado os documentos). Atualmente, eu já troquei todos os documentos e estou esperando para tomar posse. Será que eu terei algum problema por fazer a inscrição com o nome de solteira? sendo que o número no RG e CPF continua o mesmo ? Obrigada.

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Leidiana,
      Acreditamos que não, mas é bom você se informar com a organizadora.
      Pensamos que basta você fornecer a sua certidão de casamento, que comprovaria o seu nome!
      Abs ;)

  51. Boa tarde. De uma forma geral, quando uma fase de um concurso público é classificatória (e não eliminatória) sendo prova escrita ou títulos, um candidato que está inscrito no concurso, apresentou documentos necessários, mas se ausentou de alguma das fases, pode ser desclassificado por isso? Ou apenas fica com nota 0 naquela fase? Obrigada

  52. eduardo machado diz:

    Bom dia.Fui classificado no concurso de médico legista da polícia civil de SP e queria saber se a residência médica tem o mesmo valor de pós graduação,já que o edital coloca que os pontos só serão atribuídos a mestrado,doutorado,livre docência,artigos,livros publicados e “especialização”.Nessa “especialização” contaria só pós graduação ou o título de residência tem valor de pós graduação?

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá, Eduardo!
      Deve aceitar, pois no edital o requisito de escolaridade é somente a graduação em Medicina. Dessa forma, a Residência deve ser aceita como pós para contabilização de pontos na prova de títulos.
      Abs!

  53. antoniasouza diz:

    Olá…Mi inscrevi em um concurso que exige nível médio completo e conhecimentos na área contábil.Gostaria de saber se esse conhecimento pode ser comprovado com certificado de cursos básicos ou tem que ser registro em carteira,pois o edital não falou de tempo somente pediu conhecimento na área.O cargo é para tesoureiro.Desde já muito obrigada.

    • Aprova Concursos diz:

      Olá!
      É preciso verificar o edital do concurso para saber como vão exigir a comprovação dos conhecimentos da área contábil.
      Abs.

  54. Olá!
    Estou fazendo um curso técnico pelo IFBA, Multimeios Didáticos com carga horária de 1250 hs, nunca vi em um edital pedir cursos técnicos, por isso, estou com dúvida se o mesmo valerá como prova de título, no meu caso presto concurso para professor Ed. Infantil e Séries Iniciais.
    Obrigada!

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Mary,
      Você terá que verificar no edital para o concurso em que irá tentar. Geralmente todas as informações para avaliação de títulos encontram-se lá.
      Abs!

  55. Luiz Augusto de Araujo diz:

    Oi quando e so prova de titulo pode ser eliminatoria e um proceso seletivo do DF

  56. Luiz Augusto de Araujo diz:

    2.5 EDUCADOR SOCIAL
    Requisitos: certifcado, devidamente registrado, de conclusão de curso de Ensino Médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. Atribuições: executar e desenvolver o atendimento nas medidas sócio-educativas, previstas no artigo 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente; executar tarefas relativas ao acompa- nhamento, à segurança, à vigilância e à guarda dos socioeducandos; desenvolver atividades de cadastro, selecionando e orientando a população atendida; planejar, executar e avaliar atividades sócio-educativas a serem desenvolvidas com a clientela assistida pelas unidades de execução de medidas sócio-educativas.
    Número de vagas: 152 (cento e cinquenta e duas) vagas de provimento imediato e 304 (trezentos e quatro) vagas para formação de cadastro reserva. Carga Horária: 40 (quarenta) horas semanais. Remuneração: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).

  57. Luiz Augusto de Araujo diz:

    11.4 O candidato deverá ter uma pontuação mínima de 5 (cinco) pontos para classifcação no certame.
    11.5 Os candidatos que não atenderem o subitem 11.4 estarão eliminados e não terão classifcação alguma no processo seletivo.
    12. DOS CRITÉRIOS DE D

  58. Luiz Augusto de Araujo diz:
  59. Boa noite! Fiz um concurso em Canaã dos Carajás, e eram cinco vagas. Passei em 4º lugar, até o quinto lugar apareceu ” classificado” e os demais “aprovado”, mas é nível superior e até a trigésima quarta posição estavam aptos a apresentar títulos. Eu zerei a pontuação de títulos. Tem chances de eu não ser chamada pra tomar posse?

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Poliana!
      Depende da pontuação dos demais candidatos. Se a pontuação dos títulos dos outros candidatos ultrapassar a sua pontuação, você pode perder posições na classificação.
      Abs.

  60. Alessandra Silveira diz:

    Olá,
    Tenho uma dúvida. Comumente nos editais para seleção de professores universitário tenho visto o seguinte requisito “doutorado em educação”. Gostaria de saber quem é capacitado para se inscrever. Só que faz o doutoramento num PPG em educação ou também que faz em outros PPGs, como por exemplo, educação ambiental, educação em ciências?
    Desde já Obrigada pela atenção.

  61. Brenda Miranda diz:

    Olá! Fiz a prova do MAPA recentemente e fui aprovada em nível médio. Gostaria de saber se essa lista de Avaliação de Títulos também serve pra mim ou é só para quem tem nível superior! Desde já obrigada!

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Brenda!
      Segundo o edital, a prova de títulos do concurso do MAPA é apenas para os cargos de nível superior.
      Abs.

  62. Olá eu passei no concurso mas ainda não concluir o ensino médio e é necessário para leva meu certificado. O que eu faço? Serei desclassificado?

  63. Patrícia Vieira dos Reis diz:

    Olá,

    Gostaria de saber se a experiência pedida no concurso do cefet 2014 é somente classificatória ou obrigatória,no edital não está bem claro.

    Obrigada!

  64. Olá, eu fui convocada para a prova de títulos num concurso para professor. Os títulos exigidos são: diploma de conclusão de doutorado, diploma de conclusão de mestrado e certificado de curso de pós-graduação em nível de especialização. Eu não possuo nenhum dos três. No edital diz que a avaliação de títulos terá caráter apenas classificatório. O que eu devo fazer? Eu posso ser desclassificada? E eu preciso entregar o formulário de entrega de títulos para análise? Obrigada!!

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Mauriele!
      Se você não tem nenhum dos títulos, não precisa enviar nada. Você apenas não obterá a nota dessa etapa. Você pode ser desclassificada apenas após a nota final, já que outros candidatos podem ultrapassar a sua colocação por conta dos títulos.
      Abs.

  65. Muito obrigada pela resposta!!!

  66. No final de 2014 irei me formar em Pedagogia, e pretendo fazer concurso público no nível superior, só que se eu for aprovada na prova objetiva, posso ser desclassificada na prova de títulos?. Pois, ainda não fiz pós-graduação.
    Obrigada.

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Raquel!
      Normalmente os títulos não são obrigatórios, apenas servem para aumentar a nota e melhorar a classificação do candidato.
      Abs.

  67. Gente fiz uma prova que exige título e no edital diz: Somente serão pontuados os cursos de especialização lato sensu iniciados após a conclusão do curso exigido como requisito ao exercício do cargo.

    Comecei minha pós ainda cursando a graduação. 6 meses antes da conclusão do curso. Neste caso meu curso de pós não servirá de nada então?

  68. ola meu nome e fernanda e pela primeira vez vou fazer um concurso só que neste concurso que vou fazer as exigências são: que eu tenha um certificado de ensino fundamental, e que tenha no minimo 3 meses de experiencias de auxiliar de serviços gerais.mas nunca trabalhei nem de aux serviços gerais,e nem de nada no caso esse vai ser meu primeiro emprego se eu passar na prova não vou ter direito porque não tenho experiencias?

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Fernanda!
      Para assumir a vaga é necessário preencher os requisitos. Se você não tem a experiência exigida não pode assumir a vaga.
      Abs.

  69. Boa tarde,
    gostaria de saber se quando pedem experiência tem que ser igual ao cargo pretendido ou pode ser experiência correspondente. Ex.: cargo: Assistente administrativo. Se fui fichada na carteira como gerente administrativa e também como auxiliar de escritório, esses dois cargos servem como experiência para o cargo de assistente administrativo?

    Obrigada pela atenção.

  70. Olá!

    Sou nutricionista e fiz um concurso que exige especialização em nutrição clínica. Estou terminando meu mestrado em Nutrição, sendo a minha área de concentração “metabolismo e dietética” (que está relacionada à nutrição clínica). Posso utilizar meu título de mestre como se fosse a especialização que eles pedem? O concurso é o da Fundação do ABC, que está sendo organizado pela CAIPIMES.

    Obrigada,

  71. Olá, eu sou concursado e tenho uma pós graduação. Desejo realizar outros concursos, na atualidade os editais estão permitindo mais de um título de pós para acumulo de pontos ou estão regulando somente uma pós, um mestrado…? Pois posso fazer uma nova pós e o mesmo não servir para a prova de títulos… Nesse caso faria um mestrado.

  72. Boa tarde! por favor alguem tem o caderno de questões da ultima prova p/ Prof. de Ed. Infantil e Ens. Fundamental I realizada em julho/2014 pela IBFC. no site só tem o gabarito. Obrigada

  73. Boa Tarde

    prestei um concurso para auxiliar de farmácia, e no edital dizia q era necessario tecnico ou auxiliar, poré nao tenho nenhum, mas curso 3 ano da faculdade de farmácia, podem relevar nesse caso caso eu seja aprovada?

  74. UM CONCURSO QUE DETERMINE NO EDITAL 120 H DE CURSO DE EXTENSÃO, ACEITA O CURSO DE EXTENSÃO COM DURAÇÃO SUPERIOR (180H)?
    E ESSE CURSO PODE SER FEITO, DE FORMA VARIADA ( VÁRIOS CURSOS DE CURTA DURAÇÃO) ATÉ COMPLETAR O TOTAL DE HORAS EXIGIDO OU SOMENTE UM QUE TENHA A HORA COMPLETA?

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá, Regina!
      Não há problemas se o seu curso apresentar mais do que a quantidade de horas mínimas exigidas.
      E em relação a sua segunda dúvida, é importante ler atentamente ao edital, e ver se ele abre margem para isso. Se não estiver claro, orientamos que entre em contato com a organizadora do concurso ou diretamente com o órgão.
      Abs!

  75. Mariana Lima diz:

    Eles normalmente não avaliam se você fez graduação numa faculdade particular ou numa universidade federal por exemplo? E graduação de tecnólogo acumula menos pontos que uma graduação normal? (Nos concursos em geral)

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá, Mariana!
      Não é avaliado se o diploma foi fornecido por instituição pública ou particular, mas se a instituição em questão tem autorização do MEC para dar o curso e certificado.

      Quanto aos pontos em prova de títulos, vai depender do edital. Geralmente o nível de graduação é um pré-requisito e não conta pontos. Titulações comuns solicitadas em provas de títulos são de pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado…

      Abs!

  76. Tenho uma dúvida.

    Os diplomas de mestrado e doutorado servem para qualquer cargo? Por exemplo, se a pessoa tem mestrado em marketing, este diploma serve para um concurso onde ele concorra para a área de sua graduação, que seria contabilidade? Ou o diploma de curso de pós graduação tem que ser da área para o cargo que concorre (contabilidade)?

  77. josue roque mendes diz:

    ola quero presta um concurso de tecnico mas não tenho o certificado posso faz

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Josué,
      Você deve ter o certificado de conclusão do curso exigido pelo concurso quando for convocado para assumir a sua vaga. Abs!

  78. Geralmente qual o critério para avaliação de titulos? Não entendi bem o edital! Pelo que vi, pontuei mais que uma outra pessoa, mas ela foi chamada para a avaliação e eu não! Foi na Ebserh PE. Fiz a EBSERH PB, mas também não etendi pelo edital, quem vai e quem não para a avaliação..

  79. Olá, bom dia!

    Fiz o concurso da EBSERH para o cargo de “Técnico de Informática”.

    Faz muito tempo que fiz o curso de técnico, na época ainda tinha menos de 18 anos (hoje tem 28).

    Tenho o diploma de nível superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, onde na grade curricular existem diversas cadeiras de suporte técnico.

    Minha dúvida é se o diploma de nível superior cobre o nível técnico.

    Abs,
    David Lopes

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá, David!
      Você tem o link do edital?
      abs!

      • No edital, essa é a parte que fala do diploma para o cargo de Técnico de Informática.

        http://prntscr.com/4c646m

        Abs,
        David Lopes

      • Blog Aprova Concursos diz:

        Olá David,
        O edital é bem claro ao dizer diploma de “ensino médio” ou curso técnico em Informática reconhecido pelo MEC. O ideal seria você consultar a banca organizadora para ter uma resposta mais precisa.
        Abs!

    • Aí está a questão: bacharelado ou licenciatura não tem o mesmo teor que curso técnico. As competências são bem distintas. o técnico é formado para ingresso imediato no mercado de trabalho.

      Eu já prestei concurso estadual em que havia vaga para técnico em agropecuária, e que foi preenchida por engenheiro agrônomo. Lógico que houve maracutaia, mas a real beneficiária da vaga aceitou esperar uma vaga que fosse mais próxima da casa dela, deixando a engenheira assumir a primeira vaga que era sua por direito, por sua formação técnica, aliás, no caso a engenheira nem poderia ter assumido nem que houvesse sobrado vagas, pois não tem curso técnico.

      O Brasil do jeitinho consegue tudo, mas é melhor fazer a coisa certa.

  80. Alex Sandra Pereira dos Santos diz:

    Olá!
    Recentemente fiz um concurso para técnica de enfermagem para um hospital universitário e fui classificada na prova objetiva, porém, não fui convocada para a avaliação de experiência profissional que era o exigido no edital. Gostaria de saber se estou automaticamente eliminada do concurso? São 400 vagas, foram 50 questões somando um total de 80 pontos, fiz 44 pontos, ou seja, mais de 50% da prova.
    Por favor, envie a resposta para meu e-mail.
    Desde já agradeço.

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá, Alex Sandra!
      Você tem o link do edital do concurso?

      • Alex Sandra Pereira dos Santos diz:
      • Blog Aprova Concursos diz:

        Alex,
        Provavelmente você não atingiu a pontuação mínima, o edital diz que você precisa somar no mínimo 50% de acertos nas duas provas (Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos). Provavelmente você não atingiu essa nota.
        Olhe abaixo o item 8.6 do edital:
        8.6 Estará eliminado deste concurso o candidato que não perfizer o total mínimo de 50% (cinquenta por cento) de pontos atribuídos na soma das provas de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos, ou seja, 40 pontos do total.
        Abs!

  81. Luiz Humberto diz:

    Olá,

    Recentemente fiz e passei em um concurso pra técnico em informática, porém gostaria de saber se posso assumir o cargo por possuir o ensino médio completo e comprovação de 5 anos de carteira assinada como técnico de informática e assistente de T.I. Vale ressaltar que haverá avaliação de provas e títulos onde eles observam a questão de experiência profissional.

    Segue o tem no edital do concurso:

    Técnico em Informática: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de
    curso de ensino médio, fornecido por instituição educacional, reconhecido
    pelo Ministério da Educação; Certificado de conclusão de curso Técnico em
    Informática, reconhecido pelo Ministério da Educação.

    Desde já agradeço pela a atenção!

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Oi Luiz,
      O edital não deixa bem claro se somente o curso de ensino médio é necessário ou se é preciso ter também o curso de técnico em informática.
      Sugerimos que entre em contato com a organizadora do concurso.
      Abs!

  82. Oi

    Estou me formando em enfermagem no final do ano, fiz a prova de concurso da minha cidade. Passei na prova objetiva e fui selecionada para a prova de títulos (12 a 19 de setembro), no caso não sou formada ainda e já estou cursando a minha pós-graduação, só não conclui ainda.

    Tipo: Já estou eliminada por não apresentar nenhum certificado de graduação e pós-graduação? Ou posso apresentar declarações que estou cursando?
    Fora isso tem mais documentações a mandar?

    Obs.: o resultado final só sai no mês de novembro nessa data já vou estar praticamente formada.

    Estou cheia de dúvidas pois foi meu primeiro concurso e não sei como proceder.
    Agradeço desde já.

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Ana,
      Geralmente estas informações estão descritas no edital de abertura do concurso.
      Dá uma lida nele novamente.
      Caso ainda persistam dúvidas, mande o link do edital para darmos uma olhada e verificar se podemos lhe ajudar.
      Abs e boa sorte ;)

  83. Boa noite, a experiencia de 07 anos como auxiliar de enfermagem serve como título para o cargo de técnico de enfermagem para o concurso da EBSERH. visto que tenho também formação em tecnico em enfermagem ( fiz complementação de auxiliar para tecnico em instituição reconhecida) porém minha carteira foi assinada como auxiliar de enfermagem, já que na época não existia o técnico…
    resumindo: tenho curso de auxiliar de enfermagem e tecnico de enfermagem como complementação- porém a experiência comprovada em carteira está como auxiliar de enfermagem , servirá como avaliação de título para o cargo de tecnico de enfermagem? Já que ambos são nível médio de enfermagem ?

  84. Eu sou professora e trabalho como tal, porém minha carteira é assinada como “recreadora”. A creche é filantrópica. Faço faculdade de Serviço Social, estou no quarto período. o que relatei pode me ajudar como título para o concurso de Prof. ll.?

  85. Kleyciane Almeida diz:

    Olá,
    Fiz o concurso do Cetam para analista educacional de nivel superior, fui aprovada na prova objetiva, a proxima fase é analise de titulos – pos, mestrado e doutorado, nao possuo nenhum desses titulos, como devo proceder??

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Keyciane,
      Se você não possui estes títulos, provavelmente não irá pontuar nesta fase. De uma boa olhada no edital e verifique se a prova de títulos não é eliminatória. Se for apenas classificatória, fará diferença na sua pontuação final em relação a outros candidatos.
      Abs!

      • Kleyciane Almeida diz:

        A prova de titulos e apenas classificatoria.
        Tenho outra duvida tambem, no edital diz que preciso de atestado de saude fisica e mental expedido por junta medica oficial, o que isso significa?? Essa junta medica e designada pela banca examinadora??
        Obrigada!

      • Blog Aprova Concursos diz:

        Olá Kleyciane,
        Acreditamos que sim.
        Abs!

  86. Jonathan Victor Lopes da Silva diz:

    Boa noite,

    Gostaria de saber do seguinte questionamento: Quando no edital na área de alguns concursos tem a parte de experiência profissional, no meu caso estou interessado na área de administração, é contabilizado ponto somente pra quem assina a carteira como administrador ou pode ser algum exercício na área de administração, como assistente administrativo, auxiliar adm ou algo correlato?

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Jonathan,
      Depende muito de como está estabelecido no edital. Você tem algum edital em específico que gostaria que a gente desse uma olhada para tentar te auxiliar?
      Abs!

  87. Olá, gostaria de saber se aprovações em concursos anteriores pode servir como titulo?

  88. Gostaria de saber se o curso de informatica basico online é valido para prova de titulos de concurso?

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Olá Delliany,
      Depende do que estará descrito no edital do concurso. Caso seja um certame que peça experiência nesta área pode ser que tenha validade. Geralmente os diplomas de pós-graduação, em nível de Mestrado e Doutorado, é que acabam tendo um peso maior nesta etapa dos concursos.
      Abs!

  89. Olá!

    Tenho que apresentar títulos dia 23, mas minha pós só termina dia 28 agora. Como devo proceder? Um certificado que estou concluindo o curso é aceito?

    • Blog Aprova Concursos diz:

      Oi, Geanne!
      Não conseguimos confirmar se um documento emitido pela faculdade declarando que você está prestes a se formar, incluindo a data de formação, garantirá a sua vaga. Mas acreditamos que não há outra saída… Já tentou falar com a banca organizadora?
      Estamos torcendo por você.
      Abs!

  90. Oi,

    O edital do concurso que me inscrevi, onde fala dos documentos para tomar posse, um dos documentos é o comprovante de endereço, esse comprovante teria que ser da cidade onde o concurso está sendo feito? Pois no edital não fala nada com relação a ter que ser residente já da cidade(claro que se passar e for tomar posse me mudarei para lá, mas se para tomar posse for necessário comprovante de endereço da cidade vou ter que alugar alguma coisa muito rápido) isso pode dar algum problema? Ou o comprovante de enderaço não quer dizer que tem que ser um endereço da cidade, mas apenas seu endereço na cidade de origem para verificar alguma coisa? O concurso é para analista legislativo na câmara de Araxá/MG.

  91. cláudio henrique diz:

    olá tudo bem? eu tenho uma dúvida. eu sou graduado em licenciatura plena em ciências biológicas e estou fazendo especialização em análises clínicas. se eu fizer concurso para professor de biologia, minha especialização poderá ser usada na avaliação de títulos, já que a especialização tem haver com a minha graduação? Ou terá que ser sempre na área de educação? se eles não aceitarem eu posso entrar com recurso?

Comente

*

Aprova Concursos

Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 Batel - CEP 80730-200 Curitiba - PR Telefone: 0800 606 8889